Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

União Europeia

43,899 views

Published on

Apresentação da história da União Europeia e dos seus objectivos.

Published in: Education

União Europeia

  1. 1. Vamos conhecê-la ! A UNIÃO EUROPEIA
  2. 2. A União Europeia funciona como uma equipa: as mesmas regras,os mesmos objectivos, as mesmas ideias . O QUE É A UNIÃO EUROPEIA ? É um conjunto de 27 países que se juntaram para promover a paz e o bem estar das suas populações
  3. 3. UNIÃO EUROPEIA = SOLIDARIEDADE ENTRE OS POVOS Os Países mais desenvolvidos devem ajudar os Países com maiores dificuldades
  4. 4.  12 Estrelas douradas de cinco pontas, dispostas em forma de círculo  Fundo azul  União dos povos da Europa  A perfeição, a unidade e a harmonia A Bandeira da União Europeia
  5. 5. COMO NASCEU ESTA EQUIPA ? Em 1951, através da assinatura do Tratado de Paris, nasceu a primeira Comunidade - a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). Depois da guerra ....a paz, a solidariedade na Europa e, 6 países (França, Itália, Alemanha, Bélgica, Holanda e Luxemburgo), resolvem juntar-se
  6. 6. A EQUIPA ESTABELECE NOVOS OBJECTIVOS E... A Comunidade Europeia de Energia Atómica (CEEA) Em 1957, no Tratado de Roma, são criadas duas novas comunidades: A Comunidade Económica Europeia (CEE)
  7. 7. <ul><li>Livre Circulação de pessoas, bens e serviços e capitais </li></ul><ul><li>Criação de um mercado comum </li></ul><ul><li>Definição de Políticas Comuns: Agricultura, Pescas. </li></ul><ul><li>Cooperação económica, científica e tecnológica </li></ul>Quais eram os principais objectivos da CEE?
  8. 8. A EQUIPA GANHA UM NOVO NOME Novos objectivos são estabelecidos: Melhorar a Educação Melhorar a Saúde Criar uma Moeda Única para a equipa Em 1992, no tratado de Maastricht, a equipa ganha o nome de União Europeia (U.E.).
  9. 9. 1957 1973 1981 1986 1995 6 9 10 12 15 A EQUIPA DOS 6 TRANSFORMOU-SE NA EQUIPA DOS 15 PAÍSES (até 2004) Alemanha França Luxemburgo Bélgica Itália Holanda Dinamarca Irlanda Reino Unido Grécia Espanha Portugal Áustria Finlândia Suécia
  10. 10. <ul><li>Estónia </li></ul><ul><li>Letónia </li></ul><ul><li>Lituânia </li></ul><ul><li>Polónia </li></ul><ul><li>Rep. Checa </li></ul>Em 2004 entram mais 10 países 25 Eslováquia Hungria Eslovénia Malta Chipre No total de:
  11. 11. No dia 1 de Janeiro de 2007, entraram mais 2 países! Bulgária Roménia Este é o 6.º alargamento da União Europeia que aumenta de 25 para 27 o número de países membros e para quase 500 milhões o número de habitantes.
  12. 12. SEREMOS ALGUM DIA MAIS DO QUE 27 PAÍSES ? A União Europeia não é uma equipa fechada. Desde a sua criação que está aberta à entrada de novos países . Outros países da Europa de Leste, e até a Turquia já pediram para entrar neste grupo.
  13. 13. A NOVA MOEDA PARA A UNIÃO EUROPEIA! As primeiras quatro letras da palavra EUROPA formam o nome da nova moeda. O Símbolo
  14. 14. QUAIS SÃO OS PAÍSES QUE ADOPTARAM O EURO? Dos 15 países que então pertenciam à União, só 12 adoptaram o Euro como moeda. O Reino Unido , a Dinamarca , a Suécia e os 10 países que aderiram em 2004 eram os países que não pertenciam à Eurolândia até Janeiro de 2007
  15. 15. A Eurolândia tem mais um país! A Eslovénia tornou-se, no dia 1 de Janeiro de 2007, no 13.º país a aderir à moeda única europeia, tornando-se assim no primeiro país que aderiu à União Europeia em 2004 a adoptar o EURO. A passagem do Tolar para o Euro ocorreu sem problemas. O próximo alargamento da Zona Euro deverá acontecer em 2008, quando Chipre e Malta cumprirem a totalidade dos critérios de convergência, devendo a Lituânia, a Letónia e a Estónia aderir à Zona Euro apenas em 2010.
  16. 16. COM O EURO VAI SER MUITO MAIS FÁCIL FAZER COMPRAS NA UNIÃO EUROPEIA  Nos países da Eurolândia os preços serão afixados na mesma moeda.  Assim será mais fácil comparar os preços dos produtos que queremos comprar.
  17. 17. COM O EURO SERÁ MUITO MAIS FÁCIL VIAJAR NA UNIÃO EUROPEIA Com o Euro será mais fácil viajar nos países da Eurolândia porque não teremos que trocar dinheiro.
  18. 18. CIDADANIA EUROPEIA. O QUE SIGNIFICA? CIDADANIA A cidadania é um conjunto de direitos e deveres sociais, civis e políticos que o cidadão tem no país onde vive. CIDADANIA EUROPEIA É um conjunto de deveres e direitos especiais que os cidadãos dos 25 países que fazem parte da União Europeia têm, pelo facto de pertencerem a esta equipa.
  19. 19. QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS, ENQUANTO CIDADÃO DA UNIÃO EUROPEIA? Liberdade de Circulação Qualquer cidadão europeu pode viajar, morar estudar e trabalhar em qualquer país da União. Direito de Voto Qualquer cidadão europeu tem o direito de votar e de se candidatar nas eleições ao Parlamento Europeu e nas eleições para as Câmaras Municipais, no país da União Europeia onde reside.
  20. 20. Direito à protecção diplomática Mesmo nos países que não fazem parte da União Europeia, o cidadão pode ter ajuda de um país comunitário diferente daquele onde nasceu. OS NOSSOS DIREITOS...CONTINUAÇÃO Direito à Informação O cidadão comunitário pode, para estar bem informado, em certas condições, consultar os documentos das Instituições e dos Países da União.

×