Planos de câmera

3,719 views

Published on

  • Be the first to comment

Planos de câmera

  1. 1. R ote iro d e C om e rcial T VPlanos de câmera - Ângulos de Câmera -Ponto de Vista da Câmera - Vocabuláriode texto na tevê
  2. 2. P lanos Grande Plano Geral: mostra uma grande área de ação, filmada a longa distância. Geralmente utilizado em cenas que devem impressionar o público. Plano Geral: abrange uma área específica, onde se desenvolve a ação do filme. Utilizado para apresentar todos os elementos de cena e orientar o espectador. Plano Conjunto: mostra com maior clareza os pormenores da ação, mas o cenário ainda é importante.
  3. 3. P lanos Plano Americano: atores ou personagens filmados do joelho para cima. O cenário ainda é importante. Plano Médio: atores filmados da cintura pata cima. O cenário não tem que aparecer mais. Plano Próximo: do tórax para cima. Utilizado em diálogos. Close-Up: do ombro para cima Big Close ou Super Close: camera somente no rosto – utilizado para provocar maior intensidade dramática.
  4. 4. Ângu los d e C âm e ra Ângulo Alto: enquadra o ator ou a cena de cima para baixo. Demonstra fragilidade do personagem, inferioridade. Exemplo: crianças. Torna os movimentos mais lentos. Ângulo Baixo: enquadra o personagem de baixo para cima e o coloca em posição de superioridade. Ângulo Normal
  5. 5. P onto d e Vis ta d a C âm e ra Câmera objetiva: a câmera está fora da cena, filma de um ângulo diferente do que está sendo enfocado. Não participa da ação. Câmera subjetiva: a câmera participa da cena. Transforma-se no olho de um personagem ou de outro observador qualquer. É como se estivéssemos caminhando dentro dela.
  6. 6. Vocab u lário d e te xto na te vê BG – Back-Ground: um som que fica por trás da imagem (som em BG) Sobe-Som: quando, em meio a uma cena, surge um som qualquer; de música, por exemplo Técnica: efeitos de sonoplastia Trilha: música Off: locução feita separada do vídeo – geralmente gravada antes ou depois e editada junto (loc off) Lettering: todo e qualquer texto escrito que apareça na tela Foto-Cartão: quando se filma uma ilustração (foto, por exemplo)
  7. 7. Vocab u lário d e te xto na te vê Zoom in/ Zoom Out: movimentos de aproximação ou distanciamento da câmera Câmera Lenta/ Slow-Motion Congelar/ Frisar: quando a cena é interrompida e fica estática no vídeo Enquadramento: limites-lateral, inferior e superior da cena Fade In: efeito de trucagem, onde a imagem surge do escuro até atingir sua intensidade normal de luz – usada para efeito de corte ou transição da cena Fade Out: o contrário – a cena começa com intensidade normal de luz e vai escurecendo Fusão: efeito de trucagem na transição de uma cena para outra – com “fade out” na primeira e “fade-in” na seguinte.
  8. 8. Vocab u lário d e te xto na te vê Corte Seco: corte de uma cena para outra sem intermediários Pack-Shot: filma-se somente o produto Panorâmica ou PAN: quando a câmera faz um “passeio” geral pela cena – de forma horizontal ou vertical Som Direto: gravado ao vivo Play-Back: quando se grava o som fora – depois colocado em cena

×