Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Energias renováveis e não renováveis - Ana Filipa, Matilde e Miguel Espadinha

2,772 views

Published on

  • Be the first to comment

Energias renováveis e não renováveis - Ana Filipa, Matilde e Miguel Espadinha

  1. 1. Energia
  2. 2. Sumário- Formas e fontes de energia- Energias renováveis e não renováveis- Poupança de energia
  3. 3. Formas e fontes de energiaApesar de todos nós termos a perceção doque é Energia, é difícil apresentar umadefinição precisa. Na verdade, assistimos (esentimos) diariamente a manifestações desseconceito. Sentimos frio quando saímosmolhados da banheira, usamos o gás naturalcomo combustível no fogão para fornecerenergia térmica ao leite, que aquece,comemos para obter a energia contida nosalimentos.
  4. 4. Os sistemas que contêm energiaarmazenada e a podem transferirpara outros sistemas designam-sepor “fontes de energia” sendo estassubdivididas em EnergiasRenováveis (inesgotáveis) eEnergias Não Renováveis.
  5. 5. A energia renovável é a energia que vem de recursosnaturais como sol, vento, chuva, marés e calor, quesão renováveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008,cerca de 19% do consumo mundial de energia final veiode fontes renováveis, com 13% provenientes datradicional biomassa, que é usada principalmente paraaquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade. Novasenergias renováveis (pequenas hidroelétricas, biomassa,eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis)representaram outros 2,7% e este percentual estácrescendo muito rapidamente. A percentagem dasenergias renováveis na geração de eletricidade é de cercade 18%, com 15% da eletricidade global vindo dehidroeléctricas e 3% de novas energias renováveis.
  6. 6. Energia Solar ner gias s E vei Ren ová Energia Eólica Energia Biocombustível Energia Geotérmica
  7. 7. Biomassa
  8. 8. Energias não renováveisAs fontes de energia nãorenováveis são aquelas que seencontram na natureza emquantidades limitadas e seextinguem com a sua utilização.Uma vez esgotadas, as reservasnão podem ser regeneradas.Consideram-se fontes de energianão renováveis os combustíveisfósseis (carvão, petróleo bruto egás natural) e o urânio.
  9. 9. Geralmente, as fontes de energia não renováveis sãodenominadas fontes de energias convencionais, uma vezque o sistema energético actual assenta na utilização doscombustíveis fósseis. São também consideradasenergias sujas, já que sua utilização é causa directa deimportantes danos para o meio ambiente e para asociedade: destruição de ecossistemas, danos embosques e aquíferos, doenças, redução da produtividadeagrícola, corrosão de edificações, monumentos e infra-estruturas, deterioração da camada de ozono ou chuvaácida. Sem esquecer os efeitos indirectos como osacidentes em sondagens petrolíferas e minas de carvãoou a contaminação por derramamentos químicos ou decombustível.
  10. 10. Poupança de energia Como se pode poupar energia? Poupar energia significa diminuir a quantidade de energia utilizada aquando da realização de qualquer acto do nosso quotidiano. Gastar menos energia tem várias vantagens – poupa-se dinheiro e ajuda-se o ambiente. A produção de energia requer recursos naturais preciosos, por exemplo carvão, petróleo ou gás. Assim, gastar menos energia ajuda a preservar estes recursos e a mantê-los durante mais tempo.
  11. 11. Trabalho elaborado por: Miguel Espadinha Nº 13

×