Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Tipos de computador hardwares - softwares

18,234 views

Published on

  • Be the first to comment

Tipos de computador hardwares - softwares

  1. 1. PRINCIPAIS TIPOS DE COMPUTADORES USADOSHOJE EM DIA:⇒PC (personal computer), computador pessoal ou desktopO computador desktop é um tipo de micro computador, que se usa em umamesa. Os computadores desktop são bastante usados em casa, escolas,negócios, pois estes computadores são mais baratos.⇒NotebookO notebook é um computador portátil completo, que pode ser utilizado para todas astarefas que você desejar como: baixar músicas, editar vídeos, fotos, documentos detexto e planilhas, usar a internet, entre outros.⇒NetbookNetbooks são computadores portáteis menores e com preços mais acessíveis que osconhecidos notebooks. Geralmente possuem conexão wireless, e são fabricados visandoà utilização de programas simples e leves.O netbook foi concebido como um equipamento capaz de acessar a web e exercertarefas mais simples, possuindo recursos bem mais limitados.
  2. 2. ⇒PalmtopMais conhecido como Assistentes Pessoais Digitais (PDAs - Personal DigitalAssistents), os palmtops são computadores integrados e compactos que freqüentementeusam memória flash em vez de unidade rígida de armazenamento. Esses computadoresgeralmente não possuem teclados, mas sim uma tela sensível ao toque, tecnologiausada para a entrada de dados. Palmtops são geralmente menores do que um livro debolso, e muito leves, com uma bateria de duração razoável.⇒TabletsUm tablet é um computador em forma de prancheta eletrônica, sem teclado e com telasensível ao toque.No Brasil há dois modelos distribuídos oficialmente, o Galaxy Tab, da Samsung e oiPad da Apple.Galaxy Tab iPad da AppleSISTEMA DE INFORMAÇÃOPara a existência de um sistema de informação faz-se necessáriotrês componentes:⇒HARDWARE - Unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o equipamento;
  3. 3. ⇒SOFTWARE – Responsável pela organização e metodologia no qual os dados serão processados;⇒PEOPLEWARE – Pessoa que utiliza o hardware e o software, inserindo ou retirando informações do sistema.UnidadesPara quantificar a memória do equipamento é utilizado umsistema de medida, ou seja, o byte (B), que significa a utilizaçãode um caractere na memória.Unidade Símbolo Valor exatoByte B 20 = 1KiloByte KB 210 = 1024MegaByte MB 220 = 1 048 576GigaByte GB 230 = 1 073 741 824TeraByte TB 240 = 1 099511 627 776HARDWARE – é a parte física da máquina, formada porequipamentos eletrônicos como peças, fios e chips.Cada dispositivo tem uma função específica. Vamos conheceragora alguns dos principais componentes de um computador. GABINETE – grande peça metálica e que serve unicamente para “guardar” todas as peças internas do computador, aquelas que fazem realmente o trabalho de funcionamento Possui externamente um botão de força (liga/desliga) e um botão de reset que serve para reiniciar o computador.
  4. 4. PLACA-MÃE – também chamada de mother board. É a placamais importante pois abriga o microprocessador, as memóriasRAM e ROM e todas as outras placas.MICROPROCESSADOR – também conhecido comoprocessador ou CPU, é o cérebro do computador. Oprocessador nada mais é que um chip de silício onde umacombinação de circuitos controla o fluxo de funcionamento damáquina. O processador é o responsável pelo processamentodas informações, ou seja, é quem lê e executa todas asinstruções dos programas.MEMÓRIA ROM (Read Only Memory) – possui instruçõesbásicas gravadas pelo fabricante do equipamento que nãopodem ser alteradas. É responsável, entre outras coisas, pelo
  5. 5. autoteste inicial, quando o computador é ligado e pela carga dosistema operacional.MEMÓRIA RAM (Random Access Memory) – é a memóriade trabalho do computador. Ela é composta por módulos“pentes” colocados diretamente na placa-mãe. Os dados eprogramas ficam na memória RAM enquanto estão sendoprocessados. Quando um trabalho é concluído e arquivado e oprograma encerrado, a memória RAM é liberada para novosdados e novos programas. Esta memória é volátil, pois quandoo computador é desligado, seu conteúdo se perde.DISCO RÍGIDO ou HD (do inglês Hard Disk) - sua funçãoé armazenar dados e programas do usuário. Ele fica ocultodentro do gabinete e possui grande capacidade dearmazenamento.
  6. 6. Hoje existe o HD externo que se conecta a uma porta docomputador e serve para aumentar a capacidade dearmazenamento.DRIVE DE CD/DVD – dispositivos que tem por função ler,gravar e apagar dados em CDs e DVDs.PEN DRIVES – dispositivos de armazenamento comtamanho muito reduzido. É plugado na entrada USB damáquina;
  7. 7. MODEM – é um acessório utilizado para realizar acomunicação de dados entre seu computador e outrocomputador ou a internet através da linha telefônica.PLACA DE SOM – geralmente faz parte de um kitmultimídia, possibilita a execução de som no computador. Éresponsável pela saída e entrada de som no computador;PLACA DE REDE – quando você vê um computador ligadoa outro, saiba que isto é uma rede. Redes são varias máquinasinterligadas para que todas elas tenham, geralmente, o mesmoconteúdo.
  8. 8. IMPRESSORA – equipamento que permite a obtenção decópias em papel de textos, gráficos, desenhos e outros trabalhoscriados no computador.MONITOR – é o principal meio de exibição de dados. Servepara o computador exibir ao usuário programas em execução,vídeos, animações e outros tipos de informações. Estãodisponíveis no mercado uma grande variedade de tamanho.
  9. 9. PLACA DE VÍDEO - É a responsável pela qualidade daimagem apresentada no monitor.MOUSE – é considerado um dispositivo de apontamento. Éum dispositivo que o usuário utiliza para apontar para umdeterminado item na tela, solicitando assim que o programarealize determinada ação.
  10. 10. TECLADO – é um dispositivo que serve para que o usuárioforneça informações ao computador. Os teclados apresentamteclas com letras, números e funções.SOFTWARE – São os programas. É um conjunto de instruçõeseletrônicas que dizem ao computador o que fazer, você nãopode ver, nem tocar o software. Um software ajuda você a realizar tarefas específicas.Você pode usar um software para escrever cartas, gerenciarsuas finanças, fazer desenhos, divertir-se com jogos e muitomais. Também é chamado de aplicativo ou programa. São divididos em dois tipos: básicos e aplicativos. Básicos: controlam internamente o computador,controlam toda a atividade do computador e são chamados deSistemas Operacionais. Os Sistemas Operacionais tem afunção de testar o equipamento e gerenciar o uso dosprogramas. Ele também assegura que todos os componentes de
  11. 11. um computador funcionem juntos, com harmonia e eficiência(sem ele a máquina não funciona).Exemplo: Windows XP, Windows Vista , Linux Educacional,Linux Ubuntu , Linux Debian, etc. Aplicativos: são programas com instruções de umadeterminada linguagem seguindo uma organização lógica, como objetivo de instruir a máquina a executar determinada tarefa.
  12. 12. São programas específicos fornecidos por empresasespecializadas. Cada tipo de programa tem uma finalidade.Exemplos:a) Editores de texto: produzem documentos, cartas, malas- diretas, livros, etc. ( Microsoft Word, BrOffice Writer, etc.)b) Planilhas eletrônicas: são capazes de construir planilhas de cálculos, envolvendo fórmulas que você cria ou que já vem embutidas no programa e criam ainda gráficos com variados recursos. (Microsoft Excel, BrOffice Calc, etc.)c) Banco de dados: São de uso específico para o controle e gerenciamento de dados. (Accesss, Approach)d) Editoração eletrônica e programas gráficos: tem a capacidade de trabalhar com alta resolução gráfica e produzir criações profissionais, como jornais, panfletos publicitários, etc. usando fotos , imagens, etc. (PageMaker, Photoshop, Publisher, etc.)e) Navegadores: Também chamados de browsers, são utilizados para navegar na internet. É, portanto, o programa responsável por mostrar as páginas da Internet ( Internet Explorer, Firefox, Google Chrome, etc).
  13. 13. f) Linguagens de programação: tem a função especial de criar outros programas. Existem diversas linguagens de programação com funções distintas e criadas para vários tipos de situação (Pascal, Visual Basic, Delphi).

×