Desenvolvendo componentes sem programar com CCKs Joomla - Joomla Day 2010 - leomiranda.com

7,867 views

Published on

Apresentação da palestra Desenvolvendo componentes sem programar com CCKs para Joomla apresentada no Joomla Day Brasil 2010 em Brasília ministrado por Leo Miranda.

Começamos com as dificuldades encontradas na utilização da gestão de conteúdo padrão do joomla (com_content), o que é um CCK e quais as vantagens de utilizar CCKs em Joomla.

Na sequencia comento que tudo começou com componentes do tipo diretórios e depois listo os 6 componentes CCKs dividido em 2 grupos, o primeiro sem integração e a segunda com integração ao sistemas de conteúdo joomla utilizando a tabela do com_content.

Três componentes CCKs fazem partes do primeiro grupo, são eles o Resources, K2 e Zoo. São avaliadas as suas principais funções e no final faço um comentário e indico o publico-alvo e tipos de aplicativos. No final apresento uma comparação com os 3 CCKs com 12 atribuições.

No grupo de CCKs com integração são os seguintes: Form2Content, FLEXIContent e jSeblod CCK. Apresento as particularidades de cada um, faço comentários e indico publico-alvo publico-alvo e tipos de aplicativos. No final apresento uma comparação com os 3 CCKs com 12 atribuições.

Após os reviews e comparativos apresento um vídeo tutorial utilizando o CCK Form2Content mostrando como fazer um sistema de cadastro de clientes em poucos minutos administrável via front-end. O resultado dessa aplicação pode ser vista no site da JetWorks.

E para fechar a apresentação demonstro uma case de um sistema de indicações de livros utilizando jSeblod CCK, nela utilizo vários recursos característicos dessa ferramenta como adição de campos de usuários, perfil de usuário, geração de listas, sistema de buscas e módulos. Nesse caso pode ser observado o poder que este CCK representa, a criatividade é o limite. O site da case é www.etceterablog.com.

Leia quando quiser offline fazendo o download do PDF no meu site.

http://leomiranda.com/joomla/apresentacao-da-palestra-desenvolvendo-componentes-sem-programar-com-ccks-joomla.html

Published in: Technology
  • Be the first to comment

×