Motores de Indução
Aplicações na Indústria de
Petróleo e Gás

    Jim Silva Naturesa
Aplicações
 Elevação artificial de petróleo.
 Os principais sistemas de elevação são:
 Bombeio mecânico por hastes - BMH (...
Aplicações - BCS
                   Bombeio centrífugo
                   submerso:
                   A energia é transmi...
BCS (RJS-477A)
BCS (RJS-477A)
 Em junho de 1998, a Petrobrás colocou em operação o poço RJS-
 477A (Bacia de Campos – RJ).
 Foi o primeir...
BCS (RJS-477A)
 O sistema utiliza inversores de freqüência para
 partida e/ou parada suave e controle da vazão de
 petróle...
BCS (RJS-477A)
                 A figura ao lado
                 apresenta a bomba
                 submersível com os
  ...
BCS (RJS-477A)
                 O motor elétrico tem
                 aproximadamente 20
                 cm de diâmetro e...
BCS
      As falhas mais comuns
      no BCS (60% dos
      casos) ocorrem no cabo
      elétrico, principalmente
      na...
BCS
BCS
BMH
Bombeio Mecânico por Hastes (BMH): é formado
por uma unidade motora (cavalo de pau) instalada
na superfície e por uma ...
BMH
Desvantagens:
Poços tortuosos apresentam problemas de
fricção;
É limitado pela profundidade, devido à
capacidade das h...
BMH
BMH
BMH
BMH
BMH
BMH
A carga medida por um dinamômetro na haste é dada por:
F = Ph + Fe + Fac + Ff + Pf
Onde:
Ph é peso da haste; Fe é a fo...
Gasodutos
Gasodutos
Referências
Motores elétricos.

Centro de Treinamento Weg. Características e especificações de
  motores de alta tensão WE...
Referências
Fundamentos de engenharia de petróleo.

Bezerra, M. Avaliação de Métodos de Elevação Artificial de Petróleo
  ...
Referências
Fundamentos de engenharia de petróleo.

Kennedy, J. Oil and Gas Pipeline Fundamentals – Second
  Edition. Penn...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Motores de Indução - Parte 5

7,094 views

Published on

Motores de Indução - Parte 5 - Aplicações na Indústria de Petróleo e Gás

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
7,094
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
111
Actions
Shares
0
Downloads
382
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Motores de Indução - Parte 5

  1. 1. Motores de Indução Aplicações na Indústria de Petróleo e Gás Jim Silva Naturesa
  2. 2. Aplicações Elevação artificial de petróleo. Os principais sistemas de elevação são: Bombeio mecânico por hastes - BMH (sucker rod pumping); Elevação por gás (gas lift): contínuo ou intermitente; Bombeio centrífugo submerso - BMS (electrical submersible pumping); Bombeio por cavidades progressivas; Injeção de água.
  3. 3. Aplicações - BCS Bombeio centrífugo submerso: A energia é transmitida para o fundo do poço via cabos elétricos. Essa energia elétrica é transformada em energia mecânica através de um motor de subsuperfície, o qual está acoplado a uma bomba centrífuga. A bomba transmite energia para o fluído sob a forma de pressão.
  4. 4. BCS (RJS-477A)
  5. 5. BCS (RJS-477A) Em junho de 1998, a Petrobrás colocou em operação o poço RJS- 477A (Bacia de Campos – RJ). Foi o primeiro poço a entrar em operação utilizando uma bomba centrífuga submersa em águas profundas (1107 metros).
  6. 6. BCS (RJS-477A) O sistema utiliza inversores de freqüência para partida e/ou parada suave e controle da vazão de petróleo. As correntes harmônicas geradas pelos inversores são atenuadas por filtros passivos. O cabo submarino possui uma isolação de 20 kV e diâmetro de 35 mm2. A bomba submersível é composta de múltiplos estágios: motor elétrico, separador de gás, selo e a bomba.
  7. 7. BCS (RJS-477A) A figura ao lado apresenta a bomba submersível com os múltiplos estágios. Perceba que o motor é introduzido primeiro no poço. O inversor de freqüência fica na plataforma de petróleo.
  8. 8. BCS (RJS-477A) O motor elétrico tem aproximadamente 20 cm de diâmetro e seu comprimento pode chegar a 15 metros. O motor completo pode ter até 30 estágios. Para o RJS o sistema possui; uma bomba com 126 estágios, um motor de 270 HP e tensão de alimentação de 3436 V.
  9. 9. BCS As falhas mais comuns no BCS (60% dos casos) ocorrem no cabo elétrico, principalmente na partida e parada do equipamento. Outro problema refere- se a dificuldade de refrigeração do motor elétrico a grandes profundidades, podendo atingir temperaturas de até 93°C.
  10. 10. BCS
  11. 11. BCS
  12. 12. BMH Bombeio Mecânico por Hastes (BMH): é formado por uma unidade motora (cavalo de pau) instalada na superfície e por uma bomba de fundo operada por hastes. Vantagens: Pode utilizar gás ou eletricidade como fonte de energia; Utilizada em poços de pequeno diâmetro; Pode elevar óleos de alta temperatura e viscosidade.
  13. 13. BMH Desvantagens: Poços tortuosos apresentam problemas de fricção; É limitado pela profundidade, devido à capacidade das hastes; Pesado e volumoso para operações no mar.
  14. 14. BMH
  15. 15. BMH
  16. 16. BMH
  17. 17. BMH
  18. 18. BMH
  19. 19. BMH A carga medida por um dinamômetro na haste é dada por: F = Ph + Fe + Fac + Ff + Pf Onde: Ph é peso da haste; Fe é a força de empuxo; Fac é a força de aceleração; Ff é a força de fricção e Pf é o peso do fluido.
  20. 20. Gasodutos
  21. 21. Gasodutos
  22. 22. Referências Motores elétricos. Centro de Treinamento Weg. Características e especificações de motores de alta tensão WEG – DT-6. Deckmann, S. Avaliação da Qualidade de Energia Elétrica. Apostila de curso. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação – Unicamp. Sen, P. Principles of Electric Machines and Power Electronics. John Wiley & Sons. Toro, V. Fundamentos de Máquinas Elétricas. Editora LTC. Yamayee, Z & Bala, J. Eletromechanical Energy Devices and Power Systems. John Wiley & Sons.
  23. 23. Referências Fundamentos de engenharia de petróleo. Bezerra, M. Avaliação de Métodos de Elevação Artificial de Petróleo Utilizando Conjuntos Nebulosos. Dissertação de mestrado. Faculdade de Engenharia Mecânica e Instituto de Geociências da Unicamp. 2002. Corrêa, O. Petróleo. Noções sobre Exploração, Perfuração, Produção e Microbiologia. Editora Interciência. 2003. Gerding, M. Fundamentals of Petroleum – Third Edition. Petroleum Extension Service and Association of Desk and Derrick Clubs. 1986. Jahn, F.; Cook, M. & Graham, M. Hydrocarbon Exploration and Production. Developments in Petroleum Science, Elsevier. 2007.
  24. 24. Referências Fundamentos de engenharia de petróleo. Kennedy, J. Oil and Gas Pipeline Fundamentals – Second Edition. PennWell Books. 1993. Thomas, J. (Organizador). Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Editora Interciência. 2001. Vendrusculo, E. Estudo e Implementação de Estratégia para Minimização de Sobretensões produzidas por Inversores PWM em Sistemas de Acionamento de Motores Elétricos com Cabos Longos. Tese de doutorado. Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp. 2001.

×