Atividade 9º ano

1,665 views

Published on

fhfjdgyfr

Published in: News & Politics
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,665
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
12
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Atividade 9º ano

  1. 1. <ul><li>Islamismo </li></ul><ul><li>Religião criada pelo profeta Maomé. </li></ul><ul><li>O seu livro sagrado chama-se Corão ou Alcorão. </li></ul><ul><li>Cinco Pilares: </li></ul><ul><li>Crer em um só Deus, </li></ul><ul><li>Orar cinco vezes voltado para Meca, a cidade sagrada; </li></ul><ul><li>Jejuar no mês do Ramadã; </li></ul><ul><li>Fazer uma peregrinação, se possível, à Meca; </li></ul><ul><li>Pagar dádivas rituais; </li></ul>
  2. 4. Conflitos internos no Islamismo: Sunitas versus Xiitas Sunitas: Após a morte de Maomé, passaram a adotar Os Califas (seguidores de Maomé) como líderes. Correspondem a 85% dos Islâmicos. Xiitas: Após a morte de Maomé, passaram a adotar o cunhado de Maomé, Ali, como líder.
  3. 5. A Jihad: A luta pessoal. A explicação quanto as duas formas de Jihad não está presente no Alcorão, mas sim nos ditos do Profeta Muhammad: Uma, a &quot; Jihad  Maior&quot;, é descrita como uma luta do indivíduo consigo mesmo, pelo domínio da alma; e a outra: a &quot; Jihad  Menor&quot;, é descrita como um esforço que os muçulmanos fazem para levar a mensagem do Islã aos que não têm ciência da mesma (ou seja, daqueles que não se submetem a Deus e à paz).
  4. 6. <ul><li>Principais Grupos terroristas: </li></ul><ul><li>Al Qaeda: </li></ul><ul><li>Significa &quot;A Fundação&quot; ou &quot;A Base&quot; </li></ul><ul><li>é uma organização Fundamentalista Islâmica  internacional, </li></ul><ul><li>Objetivo: reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos. </li></ul><ul><li>Origens: A partir da invasão Soviética ao Afeganistão, na qual vários não-afegãos, lutadores árabes se uniram ao movimento anti-russo formado pelos Estados Unidos  e Paquistão.  </li></ul><ul><li>Líder: Osama Bin Laden, membro de uma abastada e proeminente família árabe-saudita, liderou um grupo informal ( mujahedins ) que se tornou uma grande agência de levantamento de fundos e recrutamento para a causa afegã. Esse grupo canalizou combatentes islâmicos para o conflito, distribuiu dinheiro e forneceu logística e recursos, para as forças de guerra </li></ul>
  5. 7. Taleban: Significado : Estudantes. Se dizem estudiosos do Alcorão e acreditam que as leis e o Estado devem seguir as escrituras sagradas. Origem : Afeganistão Durante o regime Taleban as mulheres eram proibidas de freqüentar escolas e trabalhar. Assistir televisão, ouvir músicas e ler alguns livros, principalmente os que continham imagens era proibido. As mulheres só podiam sair à rua acompanhadas e o uso da burca era obrigatório.
  6. 10. Conflito entre Judeus e Palestinos. Palestina: Estreita faixa de terra situada entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Morto. É uma área importante do ponto de vista estratégico, por ser uma passagem entre três continentes, Europa, África e Ásia, e por isso, ficou sempre sobre domínio de importantes impérios. De 66 a.C até 395 d.C. sob domínio do Império Romano. Saída dos Hebreus (Judeus – diáspora ) De 395 d.C a 638 d.C. sob domínio do Império Bizantino. De 638 a 1101 a região passa ao controle dos Árabes. No sec. XVIII até o sec. XX (1º Guerra Mundial) a região ficou sob influência do Império Otomano. Pós 1º Guerra Mundial a região passa ser dominada pela França e Inglaterra. No final do Sec. XIX os judeus começam a migrar para a região, movimento sionista. Em 1947 a ONU resolve criar na região um Estado Judeu e um Árabe. Os Árabes não aceitam e tem início uma série de conflitos.
  7. 12. Em 1964 os Palestinos criam a OLP (organização para libertação da Palestina) Em 1967 O Egito bloqueia o canal de Suez aos navios israelenses e inicia manobras militares na península do Sinai próximo a fronteira israelense ao mesmo tempo que a Jordânia e Síria mobilizavam seu exércitos na fronteira com Israel. Prevendo um ataque eminente destas nações, Israel inicia a Guerra dos seis dias  na qual Israel conquista as regiões da Faixa de Gaza, Monte Sinai, Colinas de Golã,  Cisjordânia e Jerusalém Oriental. Em 1973 começa a Guerra do Yom Kippur (Dia do Perdão) e entre 1977 a 1979 Israel e Egito fazem um acordo de paz e a região de Sinai é devolvida para o Egito. Em 1982 Israel invade o Líbano em uma tentativa de neutralizar os ataques realizados pela OLP a partir deste país. Em 1987 explode a  Intifada . Na região existe um grupo terrorista conhecido como Hamas , que luta pela saída dos Judeus da região.
  8. 14. Ex- Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Turco-Otomano) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia e Montenegro, além de dois territórios autônomos: Kosovo e Voivodina. As nações permaneceram unidas durante a Guerra Fria sob domínio da U.R.S.S. Com o fim da união Soviética em 1991, tem início uma série de movimentos separatistas. Os Sérvios eram contrários a separação, mas as diferenças, sobretudo religiosas foram o ponto central de vários conflitos na região. Sérvio – Ortodoxos Eslovenos e Croatas – Cristãos Bósnios, Macedônios e Albaneses (Kosovo) – mulçumanos.

×