Arte e cultura

1,003 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,003
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Arte e cultura

  1. 1. Escola Mundo de Alice Escola de Ensino Fundamental e Médio Politécnico da UFRGS-REGESD Porto Alegre – RS Diário de Notícias, s/n E-mail: escolamundodealice@bol.com.br Telefone: (51) 3681-4946 Blog: http://escolamundodealice.blogspot.com Eixo temático Terceiro Trimestre: Arte e Cultura Regionalismo não implica a realização de uma obra de valor apenas regional”(...) “quando a realidade local é representada fora de um projeto estético e/ou ideológico, a obra literária aborda relações de regionalidade. (...) “realizar a regionalidade em seu sentido mais cabal: como uma metonímia da universalidade (POZENATO, 1974, p. 55).TEMA: “O universal e o regional presente na literatura brasileira”EXECUTORES: Professores de todas as áreas, alunos de todas as séries, níveis e modalidades deensino.ORIENTADORES: Professores das disciplinas de Literatura, Arte, Lógica, História e Física.TEMPO PREVISTO: O projeto será desenvolvido durante o terceiro trimestre, com apresentação dosmelhores trabalhos selecionados pelos professores, na Feira de Talentos prevista para ofinal do ano.
  2. 2. JUSTIFICATIVA: Aproveitando as comemorações, em 2012, dos centenários de dois grandes íconesda literatura brasileira, Jorge Amado, Nelson Rodrigues e da obra “Contos Gauchescos”,do gaúcho Simões Lopes Neto, propomos o presente projeto que tentará explorar a partirda leitura desses três grandes escritores brasileiros as relações entre o Regional e oUniversal presentes na literatura brasileira.DESENVOLVIMENTO: A partir da proposta inicial, leitura das obras, cada professor da área envolvidapoderá trabalhar o assunto de forma particular, mas estando sempre atento aos trabalhos dasoutras disciplinas, e, principalmente atento às motivações dos alunos, respeitando à suaindividualidade, liberdade de criação e produção pessoal; ouvindo e orientando os alunosna melhor condução de todo projeto.OBJETIVO GERAL: O principal objetivo do Projeto do terceiro trimestre, que contempla o eixo temáticoArte & Cultura, é incentivar o hábito da leitura, relacionando e valorizando a Literatura e asdemais artes como forma de expressão e criação humana. Sugerimos que as atividadescontemplem atividades que envolvam qualquer expressão artística ou literária: música,poesia, dança, teatro, pintura, escultura, cinema, vídeo, fotografia, instalação, história emquadrinhos... Ou outra manifestação artística que os alunos possam ter interesse deproduzir. Os formatos também podem ser diversificados, sugerimos: saraus, mostras detalentos, vídeos...OBJETIVO ESPECÍFICO:  Desenvolver o hábito da leitura;  Refletir sobre formas diferenças regionais relacionando-as entre si;  Utilizar diferentes formas de expressão artísticas;  Perceber-se dentro de um universo rico em diversidade cultural;  Respeitar as variantes regionais da língua portuguesa;  Produzir a partir de suas escolhas pessoais trabalhos artístico-culturais (dança, teatro, poesia, música, rituais, culinária, cinema, vídeo, instalações...
  3. 3.  Produzir individualmente ou coletivamente os materiais de divulgação da Mostra de Talentos do final do ano nas diferentes mídias disponibilizadas pela escola (web- rádio, blog, jornal, folders...);  Aplicar os conhecimentos estudados nas diferentes disciplinas;  Relacionar a história e literatura, diferenciando os aspectos ficcionais e históricos presente nos textos lidos e estudados;  Pesquisar e produzir gráficos comparativos sobre as questões regionais apresentadas nos textos;  Apresentar os trabalhos produzidos para a comunidade escolar na Mostra de Talentos.CONTEÚDOS ABORDADOS:  Leitura, interpretação e representação de texto;  Criação textual;  Manipulação de gráficos;  História do Brasil e do Rio Grande do Sul;  Conceitos de Física na prática (velocidade, movimento, distância, queda livre, etc.).METODOLOGIA:  Aulas orientadoras sobre o tema e acompanhamento das leituras;  Pesquisa e debate sobre o tema;  Exercícios coletivos com a utilização de elementos artísticos na produção dos mesmos de acordo com as escolhas dos alunos;  Experimentação de diversos recursos e materiais: recursos tradicionais, alternativos e de novas tecnologias;  Experimentação no Laboratório de Física dos conceitos envolvidos na produção e utilização de brinquedos antigos (pião, jogo do osso, tirolesa, balanço, pipa, pedra na lagoa, etc...) típicos de cada região representada nas diferentes obras estudadas;  Interdisciplinaridade e sua aplicabilidade, desenvolvendo as habilidades e competências básicas, de acordo com as diferentes áreas do conhecimento;  Exposição dos trabalhos no espaço da escola;  Produção dos trabalhos a serem apresentados.
  4. 4. RECURSOS UTILIZADOS  Pesquisa em laboratório de informática e biblioteca;  Data show;  Teatro, videoteca;  Impressão de fotos;  Laboratório de Física;  Saída de campo: Cinema (assistir ao filme “Capitães da Areia” baseado no livro homônimo de Jorge Amado, com lançamento previsto para 2012);  Material usado para os trabalhos fica a critério dos alunos;AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada durante as aulas através de observação e diálogo com osalunos. Alguns itens norteadores da avaliação:  Envolvimento nas atividades propostas;  Alcance dos objetivos de cada etapa de trabalho;  Portfolio individual com um diário de todas as atividades.REFERÊNCIASPOZENATO, José Clemente. O regional e o universal na literatura gaúcha. Porto Alegre:Movimento, 1974.

×