Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
AS TREZE COLÔNIAS INGLESAS
INDEPENDÊNCIA
DOS EUA- 1776
• Denomina-se Revolução Americana – ou Primeira Revolução
Americana...
CAUSAS GERAIS:
1) O modelo de colonização
britânico na América do Norte
(Povoamento e Desenvolvimento).
2)Colonizadores (p...
A GUERRA DOS SETE ANOS REPRESENTA CAUSA DA INDEPENDÊNCIA JÁ QUE:
Note-se, aqui, o abandono da Política de Negligência Salu...
Elevação dos
impostos a partir do
final da Guerra dos
Sete Anos. São
Exemplos:
LEI DO AÇÚCAR
(SUGAR ACT) - 1764:
elevação ...
NOVOS
IMPOSTOS
LEI TOWNSHEND
(1767): aumento dos
impostos sobre vidros,
chá, corantes e papel.
Nova reação dos
colonos
ame...
• O comércio desse
produto passou a ser
monopólio da
COMPANHIA DAS
ÍNDIAS ORIENTAIS,
com sede em Londres.
A QUESTÃO DO
CHÁ...
FESTA DO CHÁ DE BOSTON
LEIS INTOLERÁVEIS OU COERCITIVAS
(Resposta Inglesa ao Boston Tea Party):
Essas leis determinavam:
• 1) o fechamento do por...
OS COLONOS PRESOS NA ÁRVORE
DA LIBERDADE
JOKE?
PRIMEIRO CONGRESSO CONTINENTAL DA FILADÉLFIA (1774)
• Diante das LEIS INTOLERÁVEIS, os colonos decidiram pelo boicote tota...
Declarada unilateralmente, a independência das Treze Colônias
teve de ser conquistada.
No início da guerra houve uma despr...
INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
A inscrição no pedestal diz: “A América e os Mares
agradecem a você, Luís [XVI], como seu...
Pelo mesmo tratado, os americanos cedem aos franceses a LOUISIÂNIA e aos
espanhóis, a FLÓRIDA.
As guerras se prolongam até...
CONCLUSÃO
CONSTITUIÇÃO
AMERICANA
CARÁTER
LIBERAL E
BURGUÊS
(EXCLUDENTE)
CRITÉRIO
CENSITÁRIO
(INFLUÊNCIA DE
JOHN LOCKE)
PRI...
Independência dos Estados Unidos 1776
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Independência dos Estados Unidos 1776

11,208 views

Published on

Revolução Americana. O processo de independência das Treze Colônias Inglesas, origem dos Estados Unidos da América. O modelo de colonização de povoamento e desenvolvimento. A Política de Negligência Salutar. A influência das ideias Iluministas. A Guerra dos Sete Anos. A lei do Açúcar (Sugar Act). A Lei do Selo (Stamp Act). A Lei Towshend. A Lei do Chá (Tea Act). A Festa do Chá de Boston (Boston Tea Party). As Leis Intoleráveis. Declaração de independência dos EUA.

Published in: Education

Independência dos Estados Unidos 1776

  1. 1. AS TREZE COLÔNIAS INGLESAS INDEPENDÊNCIA DOS EUA- 1776 • Denomina-se Revolução Americana – ou Primeira Revolução Americana – ao movimento organizado pelas Treze Colônias Inglesas da América do Norte de emancipação política da Inglaterra, dando origem aos Estados Unidos da América.
  2. 2. CAUSAS GERAIS: 1) O modelo de colonização britânico na América do Norte (Povoamento e Desenvolvimento). 2)Colonizadores (perseguidos por questões religiosas e políticas). 3) A Política de Negligência Salutar ou (self government) auto-governo. 4) A influência das ideias liberais (ILUMINISTAS) originárias da Europa. 5) A GUERRA DOS SETE ANOS (1756-1763) entre França e Inglaterra.
  3. 3. A GUERRA DOS SETE ANOS REPRESENTA CAUSA DA INDEPENDÊNCIA JÁ QUE: Note-se, aqui, o abandono da Política de Negligência Salutar, inadmissível para os padrões liberais vivenciados pelos colonos. Leva a Inglaterra, mesmo vitoriosa, a “compartilhar” os prejuízos de guerra com os colonos, por meio da elevação dos impostos. GUERRA DOS SETE ANOS (1756-1763) • Foram conflitos internacionais que ocorreram entre 1756 e 1763 envolvendo principalmente a disputa entre a Inglaterra e a França pelo controle comercial, territorial e marítimo de colônias situadas na África, Ásia e América do Norte. • O conflito é vencido pela Inglaterra, que obtém o Canadá e a Índia dos franceses.
  4. 4. Elevação dos impostos a partir do final da Guerra dos Sete Anos. São Exemplos: LEI DO AÇÚCAR (SUGAR ACT) - 1764: elevação dos preços do produto para os colonos. LEI DO SELO (STAMP ACT) - 1765: todas as publicações (jornais e impressos em geral) são seladas e, por isso, têm os seus preços ampliados. “NENHUMA TAXAÇÃO SEM REPRESENTAÇÃO”.
  5. 5. NOVOS IMPOSTOS LEI TOWNSHEND (1767): aumento dos impostos sobre vidros, chá, corantes e papel. Nova reação dos colonos americanos Manifestações de protesto contra as novas taxas. Resposta da Inglaterra: Massacre de Boston.
  6. 6. • O comércio desse produto passou a ser monopólio da COMPANHIA DAS ÍNDIAS ORIENTAIS, com sede em Londres. A QUESTÃO DO CHÁ (TEA ACT) - 1773 • Objetivo: controlar a venda do produto, combatendo o contrabando de chá holandês e excluir os norte-americanos do comércio do chá britânico. ELIMINAÇÃO DOS INTERMEDIÁRIOS • A burguesia colonial reagiu invadindo um navio inglês carregado de chá no porto de Boston e atirou todo o produto ao mar. BOSTON TEA PARTY (FESTA DO CHÁ DE BOSTON) .
  7. 7. FESTA DO CHÁ DE BOSTON
  8. 8. LEIS INTOLERÁVEIS OU COERCITIVAS (Resposta Inglesa ao Boston Tea Party): Essas leis determinavam: • 1) o fechamento do porto de Boston, até que fossem pagos os prejuízos aos navios britânicos. • 2) ocupação militar de MASSACHUSETTS (onde se localizava o porto de Boston), que perdeu parte de sua autonomia política e administrativa.
  9. 9. OS COLONOS PRESOS NA ÁRVORE DA LIBERDADE JOKE?
  10. 10. PRIMEIRO CONGRESSO CONTINENTAL DA FILADÉLFIA (1774) • Diante das LEIS INTOLERÁVEIS, os colonos decidiram pelo boicote total ao comércio com a Inglaterra, caso essas leis não fossem revogadas. SEGUNDO CONGRESSO CONTINENTAL DA FILADÉLFIA (1776) • Decidiu-se pelo rompimento com a Inglaterra. • A 4 de julho de 1776, publicava-se a DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA, elaborada por Thomas Jefferson, jovem jurista e profundo conhecedor de JONH LOCKE e dos iluministas franceses, com a colaboração de BENJAMIM FRANKLIN e outros.
  11. 11. Declarada unilateralmente, a independência das Treze Colônias teve de ser conquistada. No início da guerra houve uma desproporção de forças entre ingleses e o exército norte-americano, levando a sucessivas derrotas dos colonos. Após a vitória obtida por Washington em SARAGOTA (1777), Benjamim Franklin conquistou o apoio militar dos franceses e espanhóis. A França almejava recuperar as perdas coloniais da guerra dos Sete Anos. A Espanha participou da guerra da independência por causa de uma aliança familiar entre o monarca francês Luís XVI e o espanhol Carlos III.
  12. 12. INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS A inscrição no pedestal diz: “A América e os Mares agradecem a você, Luís [XVI], como seu libertador.
  13. 13. Pelo mesmo tratado, os americanos cedem aos franceses a LOUISIÂNIA e aos espanhóis, a FLÓRIDA. As guerras se prolongam até 1783, data em que pelo TRATADO DE PARIS a Inglaterra reconhece a independência dos Estados Unidos. OS EUA APÓS A INDEPENDÊNCIA • 1ª Constituição em 1787 • 1º presidente, GEORGE WASHINGTON, um dos líderes do processo de independência, eleito pelo Congresso. Constituição • divisão do país em federações (cada antiga colônia se transforma num estado). • separação dos poderes (influência de Montesquieu): • o Executivo seria chefiado pelo presidente, escolhido para um mandato de 4 anos. • o Legislativo seria exercido pela Câmara e o Senado. • o Judiciário seria exercido pelos juízes e tribunais de justiça.
  14. 14. CONCLUSÃO CONSTITUIÇÃO AMERICANA CARÁTER LIBERAL E BURGUÊS (EXCLUDENTE) CRITÉRIO CENSITÁRIO (INFLUÊNCIA DE JOHN LOCKE) PRIMEIRA REPÚBLICA DAS AMÉRICAS MULHERES, NEGROS E ÍNDIOS SÃO EXCLUÍDOS DE QUAISQUER DIREITOS POLÍTICOS MANUTENÇÃO DA ESCRAVIDÃO

×