Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Festas juninas estudo

2,531 views

Published on

  • Be the first to comment

Festas juninas estudo

  1. 1. O CRISTÃOE ASFESTASJUNINAS
  2. 2.  Texto base: “Todas as coisas me sãolícitas, mas nem todas as coisas convêm;todas as coisas me são lícitas, mas nemtodas as coisas edificam” (1 Co 10:23) “Não se ponham em jugo desigual comdescrentes. Pois o que têm em comum ajustiça e a maldade? Ou que comunhãopode ter a luz com as trevas?”(2 Co 6:14)
  3. 3. Folclore ouReligiosidade?
  4. 4. VEJAMOS OS CONCEITOS: Folclore: “o conjunto das tradições,conhecimentos ou crenças popularesexpressas em provérbios, contos oucanções; ou estudo e conhecimento dastradições de um povo, expressas em suaslendas, crenças, canções e costumes.”
  5. 5.  Religiosidade: A religiosidade é umaqualidade do indivíduo que é caracterizadapela disposição ou tendência do mesmo,para perseguir a sua própria Religião ou aintegrar-se às coisas sagradas.
  6. 6. Ocorre umsincretismo Distancia ohomem deDeus(Deut. 18:9)
  7. 7. ORIGEM HISTÓRICA É uma festa de origem portuguesa eCatólica; Homenageia três “santos” canonizados pelaigreja Católica:São João24/06SantoAntônio13/06São Pedro29/06
  8. 8.  “As festas de São João são aindacomemoradas em alguns países europeuscatólicos e ortodoxos. Em algumas festaseuropéias de São João são realizadas afogueira de São João e a celebração decasamentos reais ou encenados,semelhantes ao casamento fictício, que é umcostume no baile da quadrilha nordestina” (Historiadora Patrícia Lopes, em www.brasilescola.com)
  9. 9. ... E NO BRASIL? Nossos indígenas também realizavam festejosagrícolas; As primeiras referências às festas de São Joãono Brasil datam de 1603 e foram registradaspelo frade Vicente do Salvador, que se referiuaos nativos que aqui estavam da seguinteforma: “Os índios acudiam a todos os festejos dosportugueses com muita vontade, porque sãomuito amigos de novidade, como no dia de SãoJoão Batista, por causa das fogueiras ecapelas”.
  10. 10. ORIGEM NAS FESTAS PAGÃS Baseava-se no solstício de verão,comemorando o ápice das colheitas; “Dos dias 21 a 24, diversos povos , comoceltas, bascos, egípcios e sumérios, faziamrituais de invocação da fertilidade paraestimular o crescimento da vegetação,prover a fartura nas colheitas e trazerchuvas” (Prof. Paulo Cristiano, em cacp.org.br)
  11. 11.  Exemplo: ascerimônias realizadasem Cumberland, naEscócia e na Irlanda, navéspera de São João,consistiam em oferecerbolos ao sol, e algumasvezes em passarcrianças pela fumaçade fogueiras.
  12. 12. Se não podevencer.......Junte-sea eles!!IgrejaCatólicacriou asfestas“Joaninas”
  13. 13. PRINCIPAIS ATIVIDADES JUNINAS
  14. 14. PARA COMPLETAR.... SIMPATIAS!!
  15. 15. E OS ARRAIAIS GOSPEL?2013
  16. 16. QUADRILHA EVANGÉLICA....
  17. 17.  NÃO VALE TUDO NO EVANGELISMO! (Fp1:18) Devemos levar pessoas a Cristo, mostrandoo Cristo, pois “É Cristo quem morreu, ouantes quem ressuscitou dentre os mortos, oqual está à direita de Deus, e tambémintercede por nós” (Rm 8.34) O Evangelho deve ser luz que mostre outrocaminho a seguir e não conformidade com omundo (Rm 12:1,2)
  18. 18. COMO O CRISTÃO DEVEM SE COMPORTARNESTA SITUAÇÃO? Lembre-se: não somos do MUNDO! (Jo 17:16); Devemos ESCOLHER fazer a diferença nestasociedade (Dn 1.8); Nem tudo que parece bom, deve fazer parte danossa vida (1 Co 10:23 ) As TREVAS não tem comunhão com a LUZ (2Co 6:14-16) Devemos “fugir” da aparência do mal, bemcomo de possíveis escândalos (1 Ts 5: 22; 1 Co10:33)
  19. 19. MAS GOSTO TANTO DAS COMIDAS JUNINAS!!! Eu também! Mas lembrem-se:“Mas, se alguém vosdisser: Isto foisacrificado aos ídolos,não comais, por causadaquele que vosadvertiu e por causada consciência;porque a terra é doSenhor, e toda a suaplenitude” (1 Co 10:28)
  20. 20. EIS A SOLUÇÃO!! Faça em sua casa e coma; Compre em uma padaria ou mesmo comaem uma situação que não causeescândalos aos outros ( 1 Co 10:32) Paulo nos orienta: “Portanto, se aquilo queeu como leva o meu irmão a pecar, nuncamais comerei [...], para não fazer meu irmãotropeçar” (1 Co 8:13)
  21. 21. VOCÊ SABIA????????? 1- A Puxada doMastro O ritual tem origem emcultos pagãos,comemorativos dafertilidade da terra,que eram realizadosno solstício de verão,na Europa.
  22. 22. 2- AS FOGUEIRAS Os pagãosacreditavam que elasespantavam os mausespíritos. Já os católicosacreditavam que erasinal de bompresságio.
  23. 23. 3 - BALÕES Os devotos acreditamque ao soltar balão eele subir sem nenhumproblema, os desejosserão atendidos, casocontrário (se o balãonão alcançar asalturas) é um sinal deazar.
  24. 24. 4- FOGOS DE ARTIFÍCIOS Acordar SãoJoão; Espantar o diaboe seu demôniosna noite de SãoJoão
  25. 25.  Para finalizar lembro a todos:“Todas as coisas me são lícitas, mas nemtodas as coisas convêm; todas as coisasme são lícitas, mas nem todas as coisasedificam” (1 Co 10:23)

×