Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Vida Pós Escolar... Necessita-se Livre Trânsito!

1,106 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Vida Pós Escolar... Necessita-se Livre Trânsito!

  1. 1. joaquim.coloa@gmail.com VI Seminário Educação Inclusiva Joaquim Colôa Lisboa – Universidade Lusófona – 5 de Outubro de 2013 Vida Pós-Escolar…Vida Pós-Escolar…
  2. 2. joaquim.coloa@gmail.com A iniciar a viagem…A iniciar a viagem… Transição para a Vida Pós- Escolar / Vida Adulta? ou Transição para o Emprego?
  3. 3. joaquim.coloa@gmail.com Ancoragem…Ancoragem… A transição no âmbito da educação especial coloca a enfase em resultados pós escolares que permitam ao aluno ser produtivo, focando-se sobretudo a área do emprego.. (Harvey, 2001) O interesse na transição é multifacetado A razão mais convincente é económica. MAS
  4. 4. (European Agency, 2001) PROCESSOPROCESSO no sentido do trabalho prévio requerido e do período de tempo necessário para a transição. TRANSFERTRANSFER na passagem de um nível educacional ou de um estadio de vida para outro. MUDANÇAMUDANÇA em termos das situações pessoal e social joaquim.coloa@gmail.com Transição…Transição…
  5. 5. joaquim.coloa@gmail.com É um processo contínuo…É um processo contínuo… TransiçãoTransição entre contextos entre serviços entre atividades entre níveis de ensino entre escolas entre apoios
  6. 6. FAMILIA FAMILIA CRIANÇA JOVEM INTERVENÇÃO PRECOCE Orientado para a família Conjunto Qualidade de vida da família TRANSIÇÃO Orientado para a criança e família Equilíbrio Qualidade de vida da criança e da família VIDA ADULTA Orientado para o jovem Individualizado Qualidade de vida do jovem (Kim e Turnbull, 2004) joaquim.coloa@gmail.com Três grandes abordagens…Três grandes abordagens…
  7. 7. joaquim.coloa@gmail.com Transição…Transição… É projetar a vida!
  8. 8. joaquim.coloa@gmail.com A expetativa…A expetativa… (Harvey, 2001) Ser assalariado Ser funcionalmente independente
  9. 9. joaquim.coloa@gmail.com A expetativa…A expetativa… Em que locais o jovem poderá desenvolver a sua atividade… que transportes terá que utilizar… Onde terá que ter que vir a viver e com que ajudas…
  10. 10. joaquim.coloa@gmail.com A expetativa…A expetativa… É importante considerar a vida social do jovem. Será que tem amigos onde vive e vai trabalhar? Têm acesso fácil a locais de ócio para conhecerem outras pessoas?
  11. 11. joaquim.coloa@gmail.com A expetativa…A expetativa… COLOCA A ENFASE NO APOIO
  12. 12. joaquim.coloa@gmail.com A expetativa…A expetativa… Promoção de competências necessárias ao quotidiano da vida, Promoção de competências que correspondam às expectativas / exigências sociais e de comunicação da vida adulta. Exige técnicas de formação adequadas, incluindo a experiência direta em situações reais fora da escola.
  13. 13. joaquim.coloa@gmail.com A formação…A formação… "Lembre-se que qualquer competência que a criança aprende é uma coisa a menos que uma pessoa paga terá que fazer por ele/ela." (Lou Brown)
  14. 14. joaquim.coloa@gmail.com A formação…A formação… Formação em Cursos de Educação Formação (CEF)? Formação em Cursos Nacionais de Qualificação (CNQ)? Formação em Cursos Universitários?
  15. 15. joaquim.coloa@gmail.com A formação…A formação… O CASO da Portaria 275-A de 11 de setembro de 2012
  16. 16. joaquim.coloa@gmail.com A formação…A formação… Fase da sondagem (áreas vocacionais)? Fase da especialização (formação específica) Inserção no mercado de trabalho
  17. 17. joaquim.coloa@gmail.com A expetativa…A expetativa… A expetativa destaca a importância da planificação para o sucesso da transição. (Harvey, 2001)
  18. 18. joaquim.coloa@gmail.com A Planificação…A Planificação… De qualquer transição nomeadamente o PIT não é mais do que uma parte do PEI, mas não o substitui!
  19. 19. joaquim.coloa@gmail.com A Planificação…A Planificação… Descreve de forma individualizada os objetivos de transição e os serviços de apoio para o aluno.
  20. 20. (Nova Scotia. Department of Education. Student Services Division, 2005) joaquim.coloa@gmail.com Componentes do processo…Componentes do processo…
  21. 21. joaquim.coloa@gmail.com É desejável…É desejável… Implementar ESTRATÉGIAS CENTRADAS NAS QUESTÕES DE ACESSO AO EMPREGO (Carta Social Europeia, 1996) e ter em conta documentos como o International Labour /1998) e o relatório da OCDE (2000).
  22. 22. joaquim.coloa@gmail.com É desejável…É desejável… Coordenação ao nível das políticas e das práticas
  23. 23. joaquim.coloa@gmail.com É desejável…É desejável… Colaboração e (re)criação de redes de apoio
  24. 24. joaquim.coloa@gmail.com É desejável…É desejável… Formação e envolvimento dos intervenientes
  25. 25. ambiente familiar E não uma instituição (Costa, s/d) joaquim.coloa@gmail.com Autonomia e qualidade de vida…Autonomia e qualidade de vida…
  26. 26. uma escola da sua comunidade E não uma escola especial, na maior parte dos casos, distante (Costa, s/d) joaquim.coloa@gmail.com Autonomia e qualidade de vida…Autonomia e qualidade de vida…
  27. 27. com pessoas sem deficiência E não unicamente com pessoas com deficiência (Costa, s/d) joaquim.coloa@gmail.com Autonomia e qualidade de vida…Autonomia e qualidade de vida…
  28. 28. recursos da comunidade E não confinados a espaços limitados e segregados (Costa, s/d) joaquim.coloa@gmail.com Autonomia e qualidade de vida…Autonomia e qualidade de vida…
  29. 29. atividades normais de recreação/lazer E não exclusivamente em programas recreativos especiais (Costa, s/d) joaquim.coloa@gmail.com Autonomia e qualidade de vida…Autonomia e qualidade de vida…
  30. 30. joaquim.coloa@gmail.com que tomem decisões sobre a sua vida E não sejam totalmente controlado pelos outros. (Costa, s/d) Autonomia e qualidade de vida…Autonomia e qualidade de vida…
  31. 31. joaquim.coloa@gmail.com que trabalhem em serviços da comunidade e sejam pagos pelo seu trabalho E não permaneçam inativos ou estejam ocupados em centros destinados exclusivamente à população com deficiência. (Costa, s/d) Autonomia e qualidade de vida…Autonomia e qualidade de vida…
  32. 32. joaquim.coloa@gmail.com A terminar a viagem…A terminar a viagem… Aqui é o mapa, ali é a rua. Veja esta curva aqui, veja ali a ladeira... Dê-me o mapa. Eu vou lá. Pelo mapa, ir é fácil. Bertold Brecht
  33. 33. joaquim.coloa@gmail.com Apresentação disponível em: www.slideshare.net/jcoloa www.facebook.com/groups/244591468914345/ Bem hajamBem hajam

×