Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Como criar um ebook com artigos da Wikipédia
Um (ou uma) wiki (do havaiano wiki, ‘rápido’) é um sítio web cujas páginas po...
Somos depois convidados a iniciar a ferramenta de criação de livros clicando sobre o
botão verde “Iniciar o criador de liv...
Continuamos a procurar artigos para acrescentar ao livro, uma vez encontrados repetimos
o mesmo procedimento. Quer dizer “...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Adaptado a partir de: 
Universoabierto.com
Cómo crear un ebook con artículos de Wikipedia | Universo A...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Como criar um ebook com artigos da Wikipédia

923 views

Published on

Como criar um ebook com artigos da Wikipédia

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Como criar um ebook com artigos da Wikipédia

  1. 1. Como criar um ebook com artigos da Wikipédia Um (ou uma) wiki (do havaiano wiki, ‘rápido’) é um sítio web cujas páginas podem ser editadas por múltiplos voluntários através do navegador web. Os utilizadores podem criar, modificar ou eliminar um mesmo texto que partilham. Os textos ou «páginas wiki» têm títulos únicos. Se se escreve o título de uma «página wiki» em algum sítio do wiki entre duplos parênteses ([[...]]), esta palavra converte-se numa «ligação web» à página correspondente. A aplicação mais conhecida e a que deve a sua maior fama, até ao momento, é a criação de enciclopédias coletivas, género a que pertence a Wikipédia. Criar um eBook a partir dos artigos da Wikipédia é relativamente simples. O primeiro que devemos fazer é entrar na Wikipédia, selecionar, ou procurar um artigo, ou um grupo de artigos sobre um tema, ir à barra lateral esquerda e clicar em Imprimir/exportar > Criar um livro.
  2. 2. Somos depois convidados a iniciar a ferramenta de criação de livros clicando sobre o botão verde “Iniciar o criador de livros“ Deste modo vai aparecer-nos no topo de cada artigo uma barra de ferramentas com a possibilidade de acrescentar artigos ao futuro livro. Quando clicamos sobre “Adicionar esta página ao seu livro” o círculo verde com um sinal +, acrescentamos essa página ao futuro livro. Cada vez que acrescentamos uma página vai aparecer-nos um ícone vermelho com um sinal menos (-) indicando que o artigo foi acrescentado ao livro, e dando-nos a possibilidade de o suprimir.  
  3. 3. Continuamos a procurar artigos para acrescentar ao livro, uma vez encontrados repetimos o mesmo procedimento. Quer dizer “Adicionar esta página ao seu livro“.     Depois de termos compilado todos os artigos que incorporámos no futuro livro, clicamos na barra “Mostrar Livro”, que nos indicará o número de páginas que acrescentámos entre parêntesis. Ao clicar em Mostrar livro chegamos à página “Gerir o livro” onde nos nos é permitido introduzir os dados do livro (título, subtítulo) e a configuração, tamanho do papel, incluir índices, colunas…   Uma vez escolhidas as opções correspondentes, clicando sobre Descarregar como PDF, obteremos o documento final. Deste modo criámos um livro com licença aberta baseado em artigos da Wikipédia.
  4. 4.                     Adaptado a partir de:  Universoabierto.com Cómo crear un ebook con artículos de Wikipedia | Universo Abierto Universoabierto.com,. (2015). Cómo crear un ebook con artículos de Wikipedia | Universo Abierto. Retrieved 24 February 2015, from http://www.universoabierto.com/18268/como-crear-un-ebook-con-articulos-de-wikipedia/  

×