Arte Sec Xx

29,568 views

Published on

Algumas correntes artísticas da 1ª metade do séc. XX.

3 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
29,568
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
317
Actions
Shares
0
Downloads
425
Comments
3
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Arte Sec Xx

  1. 1. A Arte na Primeira Metade do Século XX A primeira metade do séc. XX caracterizou-se por uma diversidade de correntes artísticas e literárias que tinham como principal objectivo a inovação permanente.
  2. 2. Cubismo
  3. 3. A Origem do Movimento Cubista Les Demoiselles d'Avignon – Pablo Picasso Este quadro foi o ponto de partida das pesquisas que resultaram no cubismo. Iniciado em 1907, só ficou pronto no ano seguinte, depois de muitas transformações. Considerado por alguns o primeiro quadro verdadeiramente cubista, ao pintar estas cinco mulheres, Picasso desencadeou uma revolta contra toda a tradição naturalista da arte ocidental.
  4. 4. “ Busto” , Pablo Picasso “ Man with a Guitar” Georges Braque Picasso e Braque foram os pintores que mais marcaram o Cubismo O cubismo valoriza o volume dos objectos. As formas são decompostas em volumes geométricos que se sobrepõem, representando um mesmo objecto visto de várias perspectivas.
  5. 5. Fases do Cubismo Analítico Sintético
  6. 6. As Fases de Picasso A fase azul caracteriza-se por ser a etapa das obras em que ele retrata a atenção para os elementos marginalizados da sociedade. A FASE ROSA A FASE AZUL Na fase rosa a suas obras ganham uma conotação lírica, e começou a desenhar com mais alegria, demonstrando flexibilidade. A FASE NEGRA É nesta época em que Picasso mostrou mais atenção aos mitos gregos. Foi também a ultima fase de sua vida demonstrando sua genialidade máxima. Guernica Les demoiselles d’avignon
  7. 7. Futurismo
  8. 8. <ul><li>Pintores futuristas: </li></ul><ul><li>Boccioni </li></ul><ul><li>Almada Negreiros </li></ul>O futurismo foi um movimento artístico que pretendia retratar a civilização industrial do futuro.
  9. 9. ABSTRACCIONISMO
  10. 10. O abstraccionismo baseia-se nos contrastes das cores e nas formas geométricas.
  11. 11. Representantes do abstraccionismo: Delaunay, Kandinsky, Vieira da Silva
  12. 12. Surrealismo
  13. 13. O Surrealismo valoriza a imaginação, o sonho e a alucinação
  14. 14. Dali, Chagall e Miró são ilustres representantes do Surrealismo

×