Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Português 01 - orações subordinadas 1 - 3o ano

741 views

Published on

Orações subordinadas adjetivas 1 - exercícios estruturais

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Português 01 - orações subordinadas 1 - 3o ano

  1. 1. 1 COLÉGIO E CURSO GÊN SIS NOME: ATIVIDADE COMPLEMENTAR – 1º BIMESTRE 3º ANO E. M. PROFESSOR JASON LIMA Nº_____ Data: JANEIRO DE 2014 PRONOMES RELATIVOS E ORAÇÕES ADJETIVAS I Junte as duas sentenças, subordinando a segunda à(s) palavra(s) em destaque na primeira. (Atente para a presença da preposição antes do pronome relativo!) 1. O otimismo é indispensável ao bom andamento do trabalho. Precisamos tanto de otimismo. 2. Foi deprimente o espetáculo. Assistimos ao espetáculo na noite passada. 3. Não consigo lembrar-me do nome da pessoa. Dei todo o dinheiro a ela. 4. A rua tem um lindo abacateiro. Moro nesta rua desde garoto. 5. Estes são alguns dos princípios. Devemos obedecer a estes princípios. 6. Aqui estão alguns fatos. Todos os brasileiros devem lembra-se deles. 7. Os meios são muitos. Podemos contar com eles. 8. A Água é um elemento. O ser humano vai sempre depender desse elemento. 9. O prefeito é grande amigo do meu pai. Simpatizo com suas ideias. 10. Morreu ontem o escritor. Fiz alusão a seus livros. 11. O professor disse que dois dos alunos haviam desaparecido. Ele fez alusão a os alunos. 12. A prova foi fácil. Nós nos referimos a ela. 13. Muitas são as cartas. Respondo a elas diariamente. 14. Devemos respeitar as pessoas. Convivemos com as pessoas. 15. É bem pacato o lugarejo. Acabo de chegar ao lugarejo. 16. Negro está o céu. Brilham no céu, apreensivas, as estrelas assustadas. 17. O bairro é muito movimentado. Você reside no bairro. 18. Aquele é o viúvo. Apresentamos ao viúvo as nossas condolências. 19. É nobre o ideal. Venho lutando por ele há muito tempo. 20. Lá estava a mulher. O velho havia conversado com ela durante horas. 21. O ônibus raramente para neste ponto. Dependo do ônibus para ir à escola. 22. O conferencista apresentou ideias. Discordamos frontalmente de suas ideias. 23. Foi fechado o clube. Em suas dependências observou-se uma série de irregularidades. 24. Millôr Fernandes é um humorista. Jamais me esquecerei de suas frases irreverentes. 25. Este é um argumento. Tenho muita confiança em sua força. 26. Serão conhecidos hoje os nomes das empresas. O governo vai contar com seus serviços durante os obras. 27. Napoleão foi o grande chefe. Ante o seu poderio, os povos se curvaram.
  2. 2. 2 28 O técnico criticou a jogadora. A atuação dela foi abaixo do normal. 29. O cliente, imediatamente, se queixou ao guardador. Seu carro havia sido danificado no estacionamento. 30. Ele é um velho. Sua lucidez nos causa espanto. 31. Drummond é um poeta. Seus versos a todos comovem. 32. A casa parecia ser nova. Seu muro caiu. 33. Lá está o médico. Suas filhas foram minhas colegas. 34. Vivemos em um mundo conturbado. Seu fim pouco a pouco se aproxima. 35. Muito devo ao meu tio. Abriguei-me em sua casa na época das vacas magras. 36. Ele é um colaborador. Vamos, sem dúvida alguma, precisar de sua ajuda. 37. Sólido é o país. Vivemos dentro de suas fronteiras. 38. Gostaria de que todos reconhecessem o escritor. Considero sua obra um verdadeiro artesanato de palavras. 39. Paramos, admirados, a contemplar o guindaste. Sua ponta parecia tocar o céu. 40. Este é o livro. Eu li as suas páginas atentamente. 41. Cristo foi um inimitável pregador. Suas palavras se fizeram sentir em toda parte. 42. Vivemos em um país. Seu futebol é mundialmente consagrado 43. Revoltamo-nos contra o vendedor. Havíamos sido enganados por ele. 44..Há de haver cura para o mal. Tanto nos queimamos do mal. 45. Dê-me os remédios. Eles estão sobre a mesa. 46. Aqui estão os documentos. Você se esqueceu dos documentos. 47. Finalmente pôde a velha encontrar o paraíso. Ela havia por muitos anos sonhado com ele. 48. Peço desculpas às pessoas. Às vezes fui ingrato com essas pessoas. 49. Um dia hei de encontrar a mulher. Beijei seus lábios com muito amor. 50. Assisti, comovido, ao enterro de um político. Seu espírito público empolgava a quem com ele convivia. 51. Apresentou-se ontem o ator. Sua companhia de teatro teve sucesso nacional. 52. Grande é a satisfação. Encaramos o presente trabalho com satisfação. 53. Ainda não se avaliou o talento. Nós, seres humanos, somos dotados de talento. 54. Atente para os detalhes. O desenhista se ateve a esses detalhes. 55. Muito elegante estava a colega. Cedi o lugar a ela na condução. 56. A mulher ganhou na loteria. O marido divorciou-se da mulher. 57. As respostas não foram coerentes com os objetivos do trabalho. Você me deu as respostas. 58. Foi dos mais interessantes o congresso. Comparecemos a ele durante nossa visita a Manaus.

×