Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Percepção Auditiva visual e tátil;

24,856 views

Published on

Percepções:
É a capacidade de reconhecer e compreender estímulos recebidos.

Está ligada a atenção, consciência e memória.

É o fenômeno de captar, distinguir, associar e interpretar as sensações.

Divide-se em espacial, temporal, auditiva, visual, tátil, olfativa, gustativa, de analise e síntese.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Percepção Auditiva visual e tátil;

  1. 1. UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CCS- CENTRO DA CIÊNCIA DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 2º PERIODO PROFESSORA: ÁUREA GERMANI ACADÊMICOS: ALEXANDER MENDES SEVERINO; GUSTAVO MACHADO RODRIGUES; JAQUELINE DE PAULO; MÁRCIO JOSÉ DE SOUZA. ITAJAÍ 2014/1
  2. 2. » É a capacidade de reconhecer e compreender estímulos recebidos. » Está ligada a atenção, consciência e memória. » É o fenômeno de captar, distinguir, associar e interpretar as sensações. » Divide-se em espacial, temporal, auditiva, visual, tátil, olfativa, gustativa, de analise e síntese.
  3. 3. » A percepção auditiva envolve a recepção e a interpretação de estímulos sonoros através da audição. Nesta percepção identificam-se algumas habilidades como a detecção do som, sensação sonora, discriminação, localização, reconhecimento, compreensão, atenção e memória. ouvinte.
  4. 4. Diferente dos nervos ópticos, a audição não suporta estímulos desagradáveis, ou seja, caso o ouvido for exposto a intervalos dissonantes tem-se a impressão de que esta errado, que não é belo ou em casos extremos uma peça dissonante pode causar irritabilidade ao ouvinte.
  5. 5. » As características fundamentais são: a sonoridade, a tonalidade e o timbre. » A sonoridade é a sensação de intensidade: permite-nos afirmar se o som é mais forte ou mais fraco. » A tonalidade é a sensação ligada à frequência: Permite-nos saber se o som é mais agudo ou mais grave. » O timbre é a característica que nos permite diferenciar da mesma intensidade e tonalidade. A voz de cada pessoa tem um timbre próprio; o mesmo sucede com os vários instrumentos musicais, cada um tem o seu timbre próprio.
  6. 6. » A percepção visual é a apreciação da realidade através do sentido da visão. » A percepção visual serve para identificar, classificar, organizar, armazenar e lembrar a informação apresentada visualmente. Através da percepção visual analisamos as diferentes características de um estímulo visual como a forma, a cor, o tamanho, a textura ou o peso, e lhe damos um significado ao que vemos.
  7. 7. Um bebê usa sua habilidade de análise visual para reconhecer rostos e objetos que estão ao seu redor. Uma criança de 5 anos utiliza a percepção visual para desenvolver a compreensão das formas, dos símbolos abstratos e suas relações. Uma criança em idade escolar utiliza essas habilidades para decifrar palavras, resolver quebra-cabeças e compreender conceitos matemáticos.
  8. 8. » Percepção tátil é a capacidade do ser humano perceber através da pele as características de um objeto (forma, tamanho e textura) além de outras sensações como pressão, temperatura e dor, as quais em conjunto possibilitam a adequada relação com o ambiente e objetos, assim como a proteção e reação dos indivíduos a estímulos nocivos.
  9. 9. » O tato não é distribuído uniformemente pelo corpo. Os dedos da mão possuem uma discriminação muito maior que as demais partes, enquanto algumas partes são mais sensíveis ao calor. » Entre os fatores presentes na percepção tátil estão: » Percepção de calor, » Coordenação motora fina, » A percepção da dor, » Percepção temporal.
  10. 10. ESTATUA – Estimular a percepção auditiva, Estimular o equilíbrio, Reconhecer diferentes movimentos do corpo, Estimular a atenção. TRILHA – Estimular a percepção visual, Estimular a atenção, Explorar a sequencia numérica. CAIXA DE SENSAÇÕES – Estimular a percepção tátil, Reconhecer diferentes objetos sem ve-los, Promover o toque de diferentes objetos, Estimular a integração no grupo.
  11. 11. » http://www.optometriacomportamental.com.br/index.php/ percepcao-visual » http://www.periodicos.unir.br/index.php/secta/article/view /58 » http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html? aula=21314

×