Gamefy, um dos modos de interação social.

1,236 views

Published on

Estudo sobre gameficação com ênfase em sistemas de reputação. Palestra criada para a semana acadêmica de Design da UTFPR.

Published in: Design, Technology

Gamefy, um dos modos de interação social.

  1. 1. Design de interação .Gameficação. Jane Vita Designer de Interação
  2. 2. Jane Vita Interaction e Visual designer com Especialização em Webdesign PUCPR Empresas onde trabalhei: Learnway, INDT, Fjord/Helsinki, Lojas Renner, Positivo Educacional, Diário de Pernambuco, Free Software. Clientes: Volvo, Nokia Music/Maps/OVI, Nokia Siemens, Renault, Lojas Renner, Positivo, TVe, Ericsson, Yahoo, HP... Desenvolvi produtos para diversas plataformas. (cross-plataform) Atualmente é Sênior Interaction Designer na Acessozero. http://www. janevita.com.br
  3. 3. Design de interação
  4. 4. O que é design de interação Segundo o Wikipedia: "IxD (Design de Interação) é uma vertente do design cuja filosofia prega o desenvolvimento de projetos a partir da aplicação de conceitos construídos com base na observação das experiências e de testes com usuários. ... Estes são alguns benefícios: 1. Adequar respostas do sistema às entradas do usuário 2. Balancear interação e funcionalidade 3. Prevenir erros do usuário"
  5. 7. Design de interação social
  6. 10. Ciclo de uso de um serviço web 1. Desconhecedor – Grande maioria dos usuários, eles não conhecem o seu serviço. 2. Interessado – Conhecem seu serviço, mas não tem uma idéia clara do que é. 3. Visitante – Usuários que encontra-se no exato momento de decisão de ser ou não ser adepto ao seu serviço. 4. Freqüentador – Usa seu serviço, mas não é um usuário apaixonado, vê utilidade. 5. Apaixonado – Usa seu serviço, dá opiniões, fala da sua experiência para os outros, tem idéias para melhorar o produto.
  7. 12. 10 mandamentos do engajamento Oferecer comunicação como serviço Convidar para participação Envolver com histórias Explorar vínculos emocionais Recrutar para causas nobres Envolver através de polêmicas Disponibilizar conteúdo diferenciado Levar diversão a vida das pessoas Gerar experiências de imersão Surpreender sempre
  8. 13. PIMP your life - Gamingstyle
  9. 14. PIMP your life, Gamingstyle Por que não transformar os aspectos da vida cotidiana em um jogo? Os jogos estão constantemente transformando as nossas experiências, trazendo as atitudes e recompensas. Grandes empresas já vem utilizando técnicas de games para engajar seus usuários. Exemplo: Nike+, Foursquare, Yelp, entre outras. Segundo a Wikipedia: “ Gamification" é o uso da mecânica de games para as aplicações que não são games.”
  10. 15. Todos querem...
  11. 16. Construindo um sistema de reputação
  12. 17. Construindo um sistema de reputação <ul><li>Gerar engajamento dos usuários </li></ul><ul><li>Promover uma funcionalidade específica </li></ul><ul><li>Reconhecer top contribuintes </li></ul><ul><li>Aumentar a qualidade do conteúdo </li></ul><ul><li>Promover a retenção do usuário (construir lealdade) </li></ul>POR QUE CRIAR UM SISTEMA DE REPUTAÇÃO?
  13. 18. Construindo um sistema de reputação Os membros são motivados por ajudar os outros membros, dando atenção, conselho ou conforto. Os membros são motivados por ajudar os outros membros, dando atenção, conselho ou conforto. Os objetivos dos membros são largamente partilhados. Os membros trabalham em conjunto para alcançar esses objetivos. Os membros tem suas intrínsecas motivações, mas esses objetivos não podem entrar em conflito com objetivos de outros membros. Os membros compartilham os mesmos objetivos, mas devem competir uns contra os outros para alcançá-los. Os membros compartilham objetivos opostos: para um membro alcançar seu objetivo, outro necessariamente deve negar o seu.
  14. 19. Construindo um sistema de reputação Níveis
  15. 20. Construindo um sistema de reputação
  16. 21. Construindo um sistema de reputação 0 Identificando rótulos
  17. 22. Construindo um sistema de reputação
  18. 23. Construindo um sistema de reputação Pontos
  19. 24. Construindo um sistema de reputação
  20. 25. Construindo um sistema de reputação Top “X”
  21. 26. Construindo um sistema de reputação
  22. 27. Construindo um sistema de reputação Badges
  23. 28. Construindo um sistema de reputação
  24. 29. Construindo um sistema de reputação Ranking
  25. 30. Construindo um sistema de reputação
  26. 31. Construindo um sistema de reputação Recompensas temporárias
  27. 32. Construindo um sistema de reputação
  28. 33. Construindo um sistema de reputação Estatísticas evidentes
  29. 34. Construindo um sistema de reputação
  30. 35. Construindo um sistema de reputação Depoimentos
  31. 36. Construindo um sistema de reputação
  32. 37. Construindo um sistema de reputação Recompensas de usuários
  33. 38. Construindo um sistema de reputação
  34. 39. Usar um sistema de reputação para... Identificar boas causas de membros sêniors da comunidade, de modo que os outros possam encontrar neles conselhos e orientações. Os membros são motivados por ajudar os outros membros, dando atenção, conselho ou conforto. Identificar membros da comunidade com histórico comprovado de serem parceiros fidedignos Exibir histórico de participação de um membro, para que outros possam ter uma visão geral de seus interesses, identidade e valores. Exibir nível de realizações de um membro, para que outros possam reconhecer (e admirar) o seu nível de desempenho Exibir histórico de realizações, incluindo vitórias e derrotas de outros membros. Use a reputação para estabelecer direitos exclusivos.
  35. 40. Construindo um sistema de reputação
  36. 41. Obrigada! [email_address] http://www.janevita.com.br http://www.ixdacuritiba.com.br http://www.slideshare.net/janevita IxDA Curitiba no facebook e Twitter Referências: Designing for the social web - Joshua Porter Designing your reputation system - Bryce Glass Designing social interfaces – O'Reilly

×