Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Onde

640 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Onde

  1. 1. A que está considerada como a livraria mais bela da Europa, para muitos a mais bela do mundo, situa-se na segunda cidade mais importante de Portugal : Porto. Onde Habita o Prazer
  2. 3. O edifício da chamada Livraria Chardron agora Livraria Lello & Irmão está situado na Rua das Carmelitas nº 144, no Porto.
  3. 4. Foi inaugurada a 13 de Janeiro de 1906, tendo sido encomendando este projecto a Xavier Esteves, um distinto engenheiro da época. É uma livraria com uma velha história que remonta a 1869 quando foi fundada na Rua dos Clérigos com o nome de Livraria Internacional de Ernesto Chardron. Com a morte deste e depois de varias negociações, foi reaberta como ” Livraria Lello & Irmão” em honra a seus livreiros, nome que permanece até hoje.
  4. 7. Esplendida livraria Lello & Irmao , neogótica e modernista, é famosa no mundo inteiro e um dos iconos de uma cidade com grande tradição literaria e intelectual. É também lugar de peregrinação habitual para os letrados, e tem sido qualificada por muitos como a mais bela do mundo.
  5. 8. Uma enorme joia arquitectónica é, sem duvida, a enorme escadaria de madeira lavrada, no centro do local.
  6. 11. A decoração feita a base de madeiras talhadas, filigranas e de multiplos detalhes dotados de encanto antigo, conseguem um ambiente de época indiscutivel, que enamorará qualquer amante não só de livros mas tambem da história, de arte e de arquitectura
  7. 18. No tecto uma formosa cúpula de cristal dota de magia a livraria permitindo a entrada de uma deliciosa luz natural perfeita para a leitura.
  8. 23. Como curiosidade veja-se no soalho de madeira. Está atravessado por um estreito carril onde circulava um vagon que percorria a livraría.
  9. 24. Nesta fotografía apreciarão perfeitamente o chão de madeira, assim como os carris por onde circulava o vagon que antigamente percorria a livraria.
  10. 29. Também recomendo ver com calma as estantes repletas de livros que refletem as cores irisadas dos vitrais das paredes e dos tectos. Com efeito, foi nesta livraria que foram rodadas cenas do tão conhecido Harry Potter. Realmente, poderão crer, que o estar nela nos transporta a outras épocas passadas . Música : Fado Carlos Cano & Amalia Rodrigues J.Lorea

×