Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Princípios do Design Universal

824 views

Published on

apresentação mestrado disciplina tecnologia assistiva

Published in: Design
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Princípios do Design Universal

  1. 1. Princípios doDesign UniversalJanaina Ramos - Tecnologias Assistivas
  2. 2. Design Universal Em 1987, o americano Ron Mace, arquiteto que usava cadeira de rodas criou a terminologia Universal Design.“o design de produtos e ambientes para serem usáveis por todas as pessoas,na maior extensão possível, sem a necessidade de adaptação ou designespecializado.”
  3. 3. Princípios do DUUso equitativoFlexibilidade de usoSimples e intuitivoInformação perceptívelTolerância ao erroBaixo esforço físicoTamanho e espaço pra aproximação e uso
  4. 4. Informação Perceptível• Os sinais devem ser explicativos e legíveis para pessoas com deficiência visual, auditiva ou intelectual.• Devem ser bem iluminados, inteligíveis, legíveis e colocados em posições e alturas adequadas.• A sinalização deve ser feita com materiais de fácil manutenção e adequados ao uso e na medida do possível atendendo os critérios de sustentabilidade. Sempre que possível, as informações com textos devem ser complementadas com símbolos de reconhecimento universal para facilitar a compreensão por todos.• Projetos de sinalização devem contemplar textos em relevo e Braille. Recomenda- se contemplar no mesmo elemento todos os tipos de sinalização. Os elementos de sinalização devem ter formas que não agridem os usuários, evitando cantos vivos e elA sinalização adota quatro categorias, representadas como: Permanente, Direcional, Emergência, e Temporária. Elementos cortantes.
  5. 5. Informação Perceptível
  6. 6. Informação Perceptível Telefone celular para cegos
  7. 7. Informação Perceptível
  8. 8. Informação Perceptível
  9. 9. BibliografiaDESIGN UNIVERSAL. Disponível em < http://warau.nied.unicamp.br/?q=node/73> Acessoem 06 Mar 2012.DESIGN UNIVERSAL. Disponível em <http://www.rinam.com.br/files/REFERENCIAS_DesenhoUniversalumconceitoparatodos.pdf>em 06 Mar 2012.DESIGN UNIVERSAL. Disponível em < http://aginginplace.com/home-modification/universal-design/ > em 06 Mar 2012.DESIGN UNIVERSAL. Disponível em <http://mindu-s.blogspot.com/2011/08/legislacao-de-sinalizacao-de-condicoes.html> em 06 Mar 2012.

×