Solo introdução

374 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Solo introdução

  1. 1. O ciclo da rocha:
  2. 2.  Pedologia – ramo da geografia que estuda os solos  Solo é a coletividade de indivíduos naturais, na superfície da terra, eventualmente modifi cado ou mesmo construído pelo homem, contendo matéria orgânica viva e s ervindo ou sendo capaz de servir à sustentação de plantas ao ar livre. Em sua parte superior, limita-se com o ar atmosférico ou águas rasas. Lateralmente, limita-se gradualmente com rocha consolidada ou parcialmente desintegrada, água profunda ou gelo. O limite inferior é talvez o mais difícil de defi nir. Mas, o que é reconhecido como solo deve excluir o material que mostre pouco efeito das interações de clima, organismos, material originário e relevo, através do tempo.  Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases.
  3. 3. Processos geológicos de formação dos solos:  Processo de intemperismo: Físico Químico Biológico  Processos de erosão , transporte e sedimentação: Fluvial Pluvial Marinho Eólico Gravitacional Glacial
  4. 4. FORMAÇÃO DO SOLO Este gráfico mostra a porcentagem de cada componente do solo em boas condições para o crescimento das plantas.
  5. 5. As etapas de formação do solo:
  6. 6. As etapas de formação do solo: As forças bioclimáticas atuam de cima para baixo, no perfil . Quanto mais próxima da superfície estiver, por exemplo, um pedaço de rocha que esteja se intemperizando, mais rapidamente isso se fará.

×