Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
DESIGN DE
EMBALAGEM
Desenvolvimento de identidade visual
e linha de embalagens para empresa
Bella Sicília - massas caseira...
A empresa
* A empresa Bella Sicília está no mercado de massas
caseiras há 23 anos e oferece produtos de qualidade
e saboro...
Primeira fase
BRIEFING
Produto/Embalagem;
Mercado/Categoria;
Consumidor;
Objetivos de Marketing.
ESTUDO DE CAMPO
Cenário;
...
Primeira fase
* A observação da linha de produção aponta que a
nova embalagem precisa:
- ser prática para montar;
- proteg...
Primeira fase
* A empresa trabalha com três tipos de embalagens:
- forma de alumínio com etiqueta de papel offset
envolvid...
Primeira fase
* O mercado que a empresa atende é o destinado para
o público AB e o tipo de consumidor que adquire as
massa...
Primeira fase
* Os concorrentes diretos da empresa são as
empresas de massas caseiras e frescas como as
massas Terni, as m...
Primeira fase
* O produto se encontra isolado dos outros produtos e
marcas similares. Por causa da atual forma
condicionam...
Desenvolvimen
e linha de emb
Bella Sicília - m
Estrategia de design
* A nova marca deve comunicar ao público consumidor:
-...
to de identidade visual
alagens para empresa
assas caseiras
Marca
NOVA
ANTIGA
MarcaTIPOGRAFIA
Lettering feito à partir
*orientação do texto
VERDE/VERMELHO/BRANCO
bandeira da Itália
FORMA
Selo | Brasão...
Embalagem
ANTIGA
NOVA
EmbalagemSUPERFÍCIE
criação de padrão.
ILUSTRAÇÃO
traço livro antigo
de receitas
JANELA
aumento da área de
visualização al...
referencia
referencia
superficie
NHOQUE
CAPELETE
RONDELLE
LASANHA
CANELONE
RAVIOLI
repeticao
OBRIGADO!
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

TCC Design Gráfico - Proposta de embalagem e identidade visual

2,376 views

Published on

Desenvolvimento de identidade visual e linha de embalagens para empresa Bella Sicília - massas caseiras

Published in: Design
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

TCC Design Gráfico - Proposta de embalagem e identidade visual

  1. 1. DESIGN DE EMBALAGEM Desenvolvimento de identidade visual e linha de embalagens para empresa Bella Sicília - massas caseiras Jacqueline Luiza de Castro Dezembro | 2012
  2. 2. A empresa * A empresa Bella Sicília está no mercado de massas caseiras há 23 anos e oferece produtos de qualidade e saborosos. É uma empresa familiar e suas receitas * São 6 tipos de massas frescas (nhoque, capelete, ravioli, lasanha, rondelle e canelone).
  3. 3. Primeira fase BRIEFING Produto/Embalagem; Mercado/Categoria; Consumidor; Objetivos de Marketing. ESTUDO DE CAMPO Cenário; Posição no ponto-de-venda; oportunidades e ameaças. * Ampliação da fábrica para comportar o volume de pedidos e o aumento de pontos de vendas. * Os pontos fortes e valores destacados: caseiro, qualidade, receita de família, sem conservantes, o diferencial do sabor (como feito pela mãe) e artesanal. * Os pontos fracos: condicionamento dos produtos, a durabilidade, a falta de unidade entre as embalagens, a falta de elementos importantes como o código de barra e tabela nutricional, as embalagens não comunicam os valores e atributos dos produtos.
  4. 4. Primeira fase * A observação da linha de produção aponta que a nova embalagem precisa: - ser prática para montar; - proteger e conserve melhor os produtos para que não sofra contaminação e violação; - e que seja fácil de transportar e dispor na gôndola.
  5. 5. Primeira fase * A empresa trabalha com três tipos de embalagens: - forma de alumínio com etiqueta de papel offset envolvida em plástico selado; - forma de isopor com etiqueta adesiva com laminação envolvida em plástico selado; -e saco de plástico impresso em flexografia e selado.
  6. 6. Primeira fase * O mercado que a empresa atende é o destinado para o público AB e o tipo de consumidor que adquire as massas são as famílias e pessoas que procuram por praticidade e consomem comida semi-pronta. * Os produtos estão disponíveis em loja própria (Mercado Central) e em supermercados para classe AB ( Verdemar, Supernosso, Carrefour bairro Sion, entre outros).
  7. 7. Primeira fase * Os concorrentes diretos da empresa são as empresas de massas caseiras e frescas como as massas Terni, as massas gourmet da família Savassi (revendidas no Supernosso) e as massas da Villa Giannina ( revendidas pelo Verdemar)
  8. 8. Primeira fase * O produto se encontra isolado dos outros produtos e marcas similares. Por causa da atual forma condicionamento, que necessita de baixa emperatura, o produto está disposto nos freezers centrais, perto de pratos congelados. * As massas similares estão localizadas em geladeiras e perto uma das outras. As massas caseiras revendidas pelos supermercados tem um melhor posicionamento e se apresentam sozinhas ou perto de produtos que estimulem a compra casada (frios, vinhos, etc). Estar longe dos concorrentes pode ser uma oportunidade para comunicar os produtos.
  9. 9. Desenvolvimen e linha de emb Bella Sicília - m Estrategia de design * A nova marca deve comunicar ao público consumidor: - seus valores (qualidade, caseiro, tradicional) e - seu posicionamento gourmet. * As novas embalagens devem: - comunicar os valores percebidos e desejados (artesanal, sabor caseiro, receita de família, tradicional); - ser fácil de montar; - ajudar a conservar e expor o produto e; - ajudar a aumentar a valor percebido do produto. GOURMET Não se limita ao paladar, sabor ou aroma, podendo distinguir-se pela sua forma de produção, pela originalidade na embalagem, pela sua idade , pela sua especialidade, ou pelo tipo de matéria-primas usadas na sua confecção.
  10. 10. to de identidade visual alagens para empresa assas caseiras Marca NOVA ANTIGA
  11. 11. MarcaTIPOGRAFIA Lettering feito à partir *orientação do texto VERDE/VERMELHO/BRANCO bandeira da Itália FORMA Selo | Brasão: atestar qualidade, garantia e tradição. MARROM estabilidade, enraizamento, terra. *caseiro * valores (qualidade, caseiro, tradicional) | posicionamento gourmet
  12. 12. Embalagem ANTIGA NOVA
  13. 13. EmbalagemSUPERFÍCIE criação de padrão. ILUSTRAÇÃO traço livro antigo de receitas JANELA aumento da área de visualização alimento CINTA 4 painéis - distribuição das informaçoes *montagem CORES 6 cores * artesanal, sabor caseiro, receita de família, tradicional
  14. 14. referencia
  15. 15. referencia
  16. 16. superficie NHOQUE CAPELETE RONDELLE LASANHA CANELONE RAVIOLI
  17. 17. repeticao
  18. 18. OBRIGADO!

×