Successfully reported this slideshow.

DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM CONFORME A TEORIA CONSTRUTIVISTA

595 views

Published on

Trabalho de pedagogia

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM CONFORME A TEORIA CONSTRUTIVISTA

  1. 1. Seminário interdisciplinar DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM CONFORME A TEORIA CONSTRUTIVISTA PED -0872 Tutor –Helen Pinto 2° semestre Jackson Marjiane
  2. 2. Apresentar as dificuldades de aprendizagem e suas causas para através da teoria do construtivismo de Piaget subsidiar os educadores na identificação e ajuda aos alunos. JUSTIFICATIVA
  3. 3. OBJETIVO Evidenciar as causas e as peculiaridades das dificuldades de ensino, para apoiar os professores frente aos inúmeros casos de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.
  4. 4. DISLEXIA
  5. 5. REFERENCIAL TEÓRICO P I A G E T “Não podemos fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. E mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos”. “Professor não é o que ensina,mas o que desperta no aluno a vontade de aprender”. Jean Piaget (1896-1980) foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano,particularmente a criança.
  6. 6. Muitas vezes quando uma criança tem alguma dificuldade de aprendizagem pode haver uma avaliação errônea e associar com problemas de origem comportamental. Em nosso estudo apresentaremos alguns exemplos destes disturbios: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
  7. 7. CARACTERÍSTICAS DOS DISLÉXICOS
  8. 8. TDAH (DDA) - Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade  A criança hiperativa mostra um excesso de  comportamentos, em relação às outras  crianças, além de dificuldade em manter  a concentração, impulsividade e agitação.  A criança hiperativa é um desafio para  seus pais, familiares e professores.
  9. 9. Considerações finais:   Com este trabalho  compreendemos que como  educadores é necessário acompanhar ,o mais  próximo possível ,o desenvolvimento da criança  e em hipótese alguma pré julgar ou rotular o  aluno, mas procurar assimilar o conhecimento  individual juntamente com que esta sendo  proposto.
  10. 10. Bibliografia. LA TAILLE., Y. Prefácio. In, PIAGET, J. A construção do real na criança. 3.ed. São Paulo: Editora Ática, 2003. MUKHINA, Valéria. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1995. MUTSCHELE, Marly Santos. Problemas de aprendizagem da criança : causas físicas, sensoriais, neurológicas, emocionais, sociais e ambientais. 3. ed. São Paulo : Loyola, 1994. PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

×