Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Relevo Brasileiro e Litorâneo

10,784 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Relevo Brasileiro e Litorâneo

  1. 1. Classificação do Relevo Brasileiro Prof. Ivanilson Lima
  2. 2. As Estruturas e a Formas “O território brasileiro é formado por estruturasgeológicas antigas.” “No território brasileiro, as estruturas e asformações geológicas são antigas, mas as formas dorelevo são recentes. Estas foram produzidas pelosdesgastes erosivos que sempre ocorreram econtinuam ocorrendo, e com isso estãopermanentemente sendo reafeiçoadas [mudandode forma].” ROSS, Jurandyr L. S. Os fundamentos da geografia da natureza. In: _________. (Org.) Geografia do Brasil, 4. ed. São Paulo: Edusp, 2001. p. 45. (Didática 3).
  3. 3. Classificação – Aroldo de Azevedo Planaltos – terrenos levemente acidentados, commais de 200 metros de altitude; Planícies – superfícies planas, com altitudesinferiores a 200 metros.
  4. 4. Classificação – Aroldo de Azevedo
  5. 5. Classificação – Aziz Nacib Ab’Sáber Planalto – área em que os processos de erosãosuperam os de sedimentação; Planície – área mais ou menos planas em que osprocessos de sedimentação superar os de erosão,independentemente das cotas altimétricas.
  6. 6. Classificação – Aziz Nacib Ab’Sáber
  7. 7. Classificação – Jurandyr L. S. Ross “Incluiu mais um compartimento a classificação deAb’Saber, ficando então da forma abaixo:” Planalto – área em que os processos de erosãosuperam os de sedimentação; Planície – área mais ou menos planas em que osprocessos de sedimentação superar os de erosão,independentemente das cotas altimétricas; Depressão – relevo aplainado, rebaixado emrelação ao seu entorno; nele predominamprocessos erosivos.
  8. 8. Classificação – Jurandyr L. S. Ross
  9. 9. Relevo Continental – Planalto
  10. 10. Relevo Continental – Planície
  11. 11. Relevo Continental - Depressão
  12. 12. Outras formas de relevo – ESCARPAS
  13. 13. Outras formas de relevo – CUESTAS
  14. 14. Outras formas de relevo – CHAPADAS
  15. 15. Outras formas de relevo – MORROS
  16. 16. Outras formas de relevo – MONTANHA
  17. 17. Outras formas de relevo – INSELBERG
  18. 18. O Relevo Submarino “Assim como a superfície dos continentes, o fundodo mar possui formas variadas, resultantessobretudo da ação de agentes internos e do intensointemperismo químico[...]. O modelado do relevosubmarino é o movimento das águas que ocorrepor causa dos ventos, ação do Sol e da Lua e atemperatura”
  19. 19. O Relevo Submarino Plataforma Continental Região relativamente plana e constitui acontinuação da estrutura geológica do continenteabaixo do nível do mar (profundidade média de 200metros), composta predominantemente por rochassedimentares. Recebe luz solar, propiciando o desenvolvimentode vegetação marinha e espécies animais. As ilhasdesse local são chamadas de Ilhas Costeiras.
  20. 20. O Relevo Submarino Talude É a borda oceânica da plataforma continental,marcada por desnível abrupto de até 2 mil metros. Quando o talude se encontra no encontro deplacas convergentes formam-se as Fossas Marinhas.
  21. 21. O Relevo Submarino Região Pelágica, ou Abissal Crosta oceânica propriamentedita, geologicamente distinta da crosta continental.Ocorre nessa região diversas formas derelevo, como depressões (chamadasbacias), dorsais, montanhas tectônicas e fossasmarinhas. As ilhas existentes nessa região são chamadas deIlhas Oceânicas.
  22. 22. O Relevo Submarino
  23. 23. O Relevo Submarino
  24. 24. O Relevo Submarino
  25. 25. O Relevo Submarino – Ilha Costeira
  26. 26. O Relevo Submarino – Ilha Oceânica
  27. 27. O Relevo Submarino - Atol
  28. 28. O Relevo Submarino - Dorsal
  29. 29. O Relevo Submarino - Barra
  30. 30. O Relevo Submarino – Baía e Golfo
  31. 31. O Relevo Submarino - Península
  32. 32. O Relevo Submarino - Enseada
  33. 33. O Relevo Submarino - Recife
  34. 34. O Relevo Submarino - Fiorde

×