Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

As reformas religiosas

478 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

As reformas religiosas

  1. 1.  Poderio político e econômico Práticas incompatíveis com os princípios religiosos
  2. 2.  Mudanças de concepções medievais A mentalidade burguesa e o apoio dos monarcas Interface entre Renascimento e o movimentoreformista
  3. 3.  John Wyclliff: denúncia a corrupção do clero eindulgências Johan Huss: os “hussitas”;
  4. 4. John Wycliffe
  5. 5.  Martinho Lutero: biografia As 95 Teses
  6. 6. Tese 24. (...) a maior parte do povo está sendo enganada pelapromessa de que seus pecados serão perdoados;Tese 32. Serão condenados (...), juntamente com seusmestres, aqueles que se julgam seguros de sua salvaçãoatravés de carta de indulgências;Tese 75. A opinião de que as indulgências papais são tãoeficazes a ponto de poderem absolver um homem (...) éloucura;Tese 86. Por que, cuja fortuna hoje é maior do que a dos ricosCrassos (romanos ricos), não constrói com seu própriodinheiro ao menos a basílica de São Pedro, em vez de faze-lo com o dinheiro dos pobres fiéis?SEFFNER, Fernando. Da Reforma à Contra-Reforma: o cristianismo em crise.P.36-37.
  7. 7.  O apoio dos príncipes e da burguesia A Dieta de Worms A Confissão de Augsburgo A Paz de Augsburgo
  8. 8.  a salvação se alcança exclusivamente pela fé; livre interpretação da Bíblia; crença na falibilidade papal; liberação do casamento entre os membros da Igreja; apenas dois sacramentos são utilizados na liturgia: batismo eeucaristia; a única verdade inquestionável são os textos das Sagradas Escrituras; fim do celibato clerical e do culto às imagens; a Igreja é útil à salvação, e não necessária, como defendiam os teólogoscatólicos; uso das línguas nacionais nas liturgias religiosas, e não do latim; negação do ato da transubstanciação: transformação do pão e dovinho em corpo e sangue de Cristo; favorável ao ato da consubstanciação: o pão e o vinho deveriam servistos, apenas, como um ato abençoado e divino; criação de Igrejas nacionais e sem hierarquias eclesiásticas; subordinação da Igreja ao Estado.
  9. 9.  A Revolta dos Cavaleiros As Revoltas Camponesas Os Anabatistas
  10. 10.  As ideias reformistas na Suíça: Ulrich Zwinglio Paz de Keppel João Calvino
  11. 11.  Salvação pela fé livre interpretação da Bíblia; aceitação apenas de dois sacramentos: batismo eeucaristia; salvação obtida por meio da graça de Deus(predestinação); extinção da hierarquia eclesiástica; utilização das línguas nacionais nos cultos religiosos. Predestinação Total
  12. 12. “Chamamos de predestinação ao eterno decreto de Deuscom que Sua majestade determinou que deseja fazer acada um dos homens: porque ele não cria a todos emuma mesma condição de estado, mas ordena a uns avida eterna e a outros a perpétua conde-nação.Portanto, segundo o fim a que o homem écriado, dizemos que está predestinado ou à vida ou àmorte. (...)”Trecho do livro Instituições da Religião Cristã.
  13. 13.  Henrique VIII O Caso Ana Bolena Ato da Supremacia A Rainha Elibeth e a Lei dos 39 Artigos
  14. 14. Em linhas gerais, o anglicanismo se caracterizava pelosseguintes pontos: uso da língua inglesa nas liturgias; manutenção da hierarquia clerical; salvação alcançada pela predestinação; aceitação do batismo e da eucaristia; submissão da Igreja ao Estado.
  15. 15.  A reação da Igreja Católica O Concílio de Trento
  16. 16.  manutenção dos sete sacramentos católicos: batismo, crisma,eucaristia, ordem, confissão, extrema unção e matrimônio; reafirmação dos princípios do catolicismo e condenação dasnovas religiões; o latim permanece com língua litúrgica oficial nas missascatólicas; confirmação da infalibilidade papal; manutenção da hierarquia eclesiástica, do celibato clerical; adoção de uma nova disciplina para os membros do clero; criação do Catecismo e dos seminários de teologia; instituição da lista dos livro proibidos (o Index LibrorumProibitorum). O index foi várias vezes reavaliados, sendoabandonado em 1966; restabelecimento do Santo Ofício.

×