Universidade federal rural de pernambuco ufrpe

196 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
196
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Universidade federal rural de pernambuco ufrpe

  1. 1. Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA ALUNA: ISABEL RENATA DE S. TORRES PROFESSOR: GILBERTO CYSNEIROS TURMA: 1° PERÍODO, SB1 TURNO: MANHÃ
  2. 2.  A Internet é uma grande teia de cabos e comunicações via satélite, ligando servidores e micro-computadores de todo o mundo entre si através do mesmo padrão de comunicação. Além de ser o maior banco de informações do mundo, é também o mais rápido e mais barato meio de comunicação do planeta.
  3. 3. Como funciona a internet. Para que a rede possa funcionar é necessário procedimento detalhado para a troca de dados. As regras são implementadas através de "protocolos de comunicação. Para a troca de informações as máquinas devem ter o mesmo protocolo.
  4. 4.  Para a troca de mensagens na Internet foi desenvolvido o protocolo de comunicação TCP/IP – Transmission Control Protocol/Internet Protocol. O protocolo IP é responsável por dividir uma mensagem em vários pacotes compatíveis com a rede e encaminhá-los ao computador com um determinado endereço na Internet. O protocolo TCP é responsável por manipular uma quantidade grande de dados e garantir que as informações transmitidas entre dois computadores da rede não contenham erros.
  5. 5. Provedores : - Os provedores estão conectados à Internet 24 horas por dia por meio dos backbones (espinha dorsal da Internet). - O provedor disponibiliza um endereço único para você. - Nos computadores do provedor você tem também um espaço para armazenar suas informações e mensagens eletrônicas.
  6. 6. Roteadores Conforme os pacotes gerados pelo TCP vão sendo enviados pela Internet, roteadores que se encontram ao longo do caminho verificam o endereço marcado pelo IP e conforme o tráfego da rede naquele instante, decidem qual será a melhor rota a ser percorrida pelos pacotes até o seu destino final. Como o tráfego muda a todo instante, os pacotes podem percorrer caminhos diferentes para chegarem ao seu destino.
  7. 7.  A Internet distribui, através de seus servidores, uma grande variedade de documentos, entre os quais estão os que formam a arquitetuta World Wide Web. Trata-se de uma infinita quantidade de documentos hipermídia (hipertexto e multimídia) que qualquer usuário da rede pode acessar para consulta e que, normalmente, tem ligação com outros serviços da Internet. Estes documentos são os que têm facilitado a utilização em larga escala da Internet em todo mundo, visto que por meio deles qualquer usuário com um mínimo de conhecimento de informática, pode acessar à rede.
  8. 8. Referências : http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet# http://www.tecmundo.com.br/internet/34066- como-funciona-a-internet-ilustracao-.htm http://www.emblema.art.br/html4blog/azul_intern et.htm http://www.slideshare.net/emfagundes/como- funciona-a-internet

×