A entrevista

19,333 views

Published on

Published in: Education

A entrevista

  1. 1. Isabel Couto Língua Portuguesa 2010/2011
  2. 2. Pode-se transcrever em forma de diálogo ou em estilo narrativo  Entrevista narrativa - permite traçar o retrato do entrevistado;  Entrevista ping-pong – Perguntas - Respostas
  3. 3. A entrevista é uma conversa entre duas pessoas: o entrevistador e o entrevistado. O entrevistador procura informar-se e informar o público sobre a forma de ser e de pensar de uma personalidade: declarações, opiniões.
  4. 4.  Título  Introdução: contém o perfil do entrevistado, condições e local da entrevista. A abertura deve apresentar o entrevistado de forma eloquente;  Corpo da entrevista: A entrevista pode ser apresentada no discurso directo (pergunta - resposta) ou no discurso indirecto (o redactor integra no texto as respostas do entrevistado).  Conclusão : despedida, síntese daquilo foi dito e agradecimento
  5. 5. A entrevista pressupõe três actos: o preparar a entrevista, o de entrevistar e o da transcrição sob a forma de perguntas e respostas.
  6. 6.  Definir o tema da entrevista;  Informar-se sobre o tema, a vida e obra da pessoa a entrevistar;  Elaborar perguntas de acordo com o tema , os objectivos e expectativas do entrevistador e de possíveis leitores/ouvintes.
  7. 7.  Construir perguntas variadas, alternando com perguntas abertas (ex: O que pensa de …?) e fechadas (ex: Gosta de…?);  Adequar as perguntas ao entrevistado ( personalidade, nível etário, nível sociocultural) e à situação ( momento e lugar);  Seleccionar um vocabulário claro , acessível e rigoroso;  Estabelecer o número de perguntas e proceder à sua ordenação, de forma a que o entrevistado identifica o fio condutor da entrevista.
  8. 8.  Há que ter em conta as regras da etiqueta;  Deve fazer com que o entrevistado se sinta à vontade, abordando os assuntos que ele domina;  Refazer as questões sempre que as respostas não tenham sido claras;  Fazer perguntas pertinentes que não estavam previstas, mas que são suscitadas pelas respostas do entrevistado;  Deixar direito ao entrevistado de falar “off record”;  Respeitar as opiniões.
  9. 9.  Selecção e reconstrução das respostas;  Elimina-se as respostas repetidas;  Deve condensar-se as respostas, retirando tudo o que for redundante;  As respostas não devem começar pela repetição dos termos da pergunta;  As marcas de oralidade, o calão e a gíria devem ser cortados e substituídos;  Ao passar o texto a limpo, é importante ter em conta a pontuação, a ortografia e a apresentação gráfica.
  10. 10.  Perguntas realçadas a negro, respostas a fino. (Podem usar-se duas cores se a entrevista for manuscrita.);  A primeira pergunta é antecedida do nome por extenso do entrevistador ou do jornal que representa;  A primeira resposta é antecedida do nome por extenso do entrevistado;  As restantes perguntas e respostas levam apenas as iniciais do entrevistador e do entrevistado.

×