Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Gestão de crise

10,738 views

Published on

Comunicação de crise: como prevenir sua empresa e preservar a reputação em um momento delicado.

Published in: Business

Gestão de crise

  1. 1. Gestão de criseA comunicação emmomento decisivoPor Isabela PimentelJornalista, especializada emComunicação Organizacional - ESPM/RJContato: isabeladpimentel@gmail.com
  2. 2. Conceito de criseA Crise ocorre quando um fato, que podeser previsível ou não, se desencadeira eafeta a imagem ou reputação da empresa,tendo reflexo nos negócios em que atua.Pode ser acarretada por fatores internos(Sucessão, problemas de gestão) ouexternos (crise em produtos,serviços,acidentes).
  3. 3. Antecipe-se!Em um momento em que todos osusuários tem contato com as empresasatravés das redes sociais e a mídia atuacomo quarto poder, uma empresa nãopode estar no mercado sem ter um mapade crise pré-definido, que considere o quepoderia afetar seus negócios, antecipandocomo agir.
  4. 4. Minimizar arranhões à imagemAtravés da elaboração do mapeamentoprévio, a equipe de comunicação seprepara para antecipar as crises, sabendocomo agir quando ela for deflagrada.
  5. 5. Gestão e gerenciamentoA gestão da crise compreende todo oprocesso de planejamento prévio eelaboração de um plano de ações decaráter preventivo.O gerenciamento da crise trata-se doconjunto de ações desenvolvidas nomomento em que a crise já está instaladana empresa.
  6. 6. Como prevenir a crise?Avalie os pontos vulneráveis de sua empresa e do setor em queatuaDetecte a imagem que sua empresa possui no mercado, através depesquisasTenha em mente nomes-chave para compor o Comitê de Crise.Tenha uma estratégia de prevençãoCrie um Manual de Crise e estratégias de prevenção, comperguntas e respostas para treinar os porta-vozes.Crie mensagens padronizadasPrepare as equipes envolvidas, através de media trainingTenha uma postura transparente frente às demandas da mídia.
  7. 7. Antes da crisePrever e identificar problemas, ter porta vozes,planejar ações rápidas, unir departamentojurídico, comunicação interna e institucional,Produzir manual de crises para o público internoDispor de sala de imprensaDesenhar cenários de crise que possam afetar onegócio.Conhecer bem o micro e macroambiente deatuação da empresa
  8. 8. Durante a criseReunir um grupo de criseAnalisar as informaçõesDecidir açõesDisponibilizar informaçõesOrientar atendimentoManter objetividadeInformar todos os públicos de interesseNão ficar em silêncio, nem omitir fatos.Manter o público interno bem informadoAtualizar a mídia com informações sempre que houveratualizações.
  9. 9. Mesmo no olho do furação…Não deixe de informar o público interno atravésde boletins, informativos, newsletter.Tenha em mente que seu público interno éembaixador da marca da empresa, então,informe-o para que ele possa informar de formacorreta o público externoSeja franco com os colaboradores, expondo asituação.
  10. 10. Depois da criseRealizar pesquisas de opiniãoOuvir os públicos de interesseMensurar e avaliar as matérias quesairam na mídia a respeito da criseRealizar auditoria de imagemAnalise o que ocasionou a crise eproponha formas de evitar o problema nofuturo.
  11. 11. Obrigada!Caso tenha dúvidas ou sugestões sobre o tema, basta entrar em contato através do email: isabeladpimentel@gmail.com

×