Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Mitos bíblicos

9,103 views

Published on

Mitos bíblicos. Palestra de Isaac Malheiros

Published in: Spiritual

Mitos bíblicos

  1. 1. “Eva comeu a maçã...” > Esse material é baseado@isaacmalheiros numa série de aulas de Ensino Religioso para Mitos “bíblicos” turmas do Ensino Médio.
  2. 2. Leia o relato do Gênesis e tente encontrar a maçã...@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  3. 3. “Dalila cortou os cabelos de Sansão” (Jz 16:19)@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  4. 4. Dalila apenas fez Sansão dormir, e chamou um homem para cortar os cabelos do herói.@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  5. 5. “Elias subiu ao céu numa carruagem de fogo” (2 Rs 2:1-11)@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  6. 6. A Bíblia diz que ele subiu num redemoinho.@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  7. 7. “Ester participou de um concurso de beleza” (Et 2:12-14)@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  8. 8. Essa é a versão suavizada, politicamente correta da história (provavelmente para tornar a história mais adequada para as crianças). Ester participou de um concurso que envolvia mais do que apenas beleza: envolvia passar a noite toda com o rei. Após isso, as candidatas eram “promovidas” a concubinas do rei.@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  9. 9. “Mardoqueu era tio de Ester” (Et 2:7 e 15)@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  10. 10. Mardoqueu era PRIMO de Ester.@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  11. 11. “Na parábola das dez virgens, cinco dormiram e cinco ficaram acordadas” (Mt 25:5)@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  12. 12. Alguns pregadores até dividem a igreja e a humanidade entre os que “dormem” e os que estão despertos. No entanto, a Bíblia diz que TODAS dormiram. O que distingue um grupo de outro não é o sono, mas o ter ou não o azeite para as lâmpadas.@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  13. 13. “Existem três arcanjos no céu: Miguel, Gabriel e Rafael” (Jd 9, Ap 12:7, 1 Ts 4:16).@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  14. 14. A Bíblia não fala de “arcanjos”, só menciona um arcanjo: Miguel.@isaacmalheiros Essa entrou no hinário adventista: Mitos “bíblicos” “Ao Coro dos arcanjos” (HASD 19).
  15. 15. “Jonas foi engolido por uma baleia” (Jn 1:17; Mt 12:40)@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  16. 16. A Bíblia não diz exatamente qual foi o animal que engoliu o profeta. Diz apenas que foi “um grande peixe”.@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  17. 17. “A baleia vomitou Jonas na praia de Nínive” (Jn 3:1-3)@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  18. 18. Nínive não era uma cidade costeira. Após ser deixado numa praia pelo “grande peixe”, Jonas teve de ir para Nínive, e a caminhada foilonga (veja qualquer mapa do Antigo Testamento).@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  19. 19. “O menino Jesus recebeu a visita detrês reis magos no estábulo” (Mt 2:1)@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  20. 20. A Bíblia não diz que eram três, nem diz que eram reis. A suposição de que eram três vem do fato deles terem levado três presentes para Jesus. E, ao contrário do que vemos nos presépios por aí, a visita não ocorreu numa manjedoura num estábulo, mas sim numa casa (Mt 2:12).@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  21. 21. “Maria Madalena era prostituta” (Lc 8:2)@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  22. 22. A Bíblia não afirma isso em parte alguma.Jesus expulsou sete demônios de Maria Madalena,mas a Bíblia não a identifica como uma prostituta.@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  23. 23. “O pastor deixa as 99 ovelhas seguras no aprisco (ou no curral)...” (Mt 18:12; Lc 15:4)@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  24. 24. A parábola da ovelha perdida serviu de inspiração a muitos hinos sacros. Mas a Bíblia diz que o homem deixou as 99 “nos montes”, ou “no deserto”. É um detalhe importante, que mostra o interesse pela ovelha perdida.@isaacmalheiros Mas esse pequeno detalhe não ofusca a Mitos “bíblicos” beleza do hino 99 do hinário adventista.
  25. 25. “O ‘fundo de uma agulha’ que Jesus mencionou era uma porta de Jerusalém”@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  26. 26. “Não existem evidências dessa tal porta em Jerusalém nos dias de Cristo.” (Sinais dos Tempos, janeiro/fevereiro de 2003, p. 30)@isaacmalheiros Alguns ainda tentam a alternativa:“Na verdade, “camelo” se refere a um tipo de corda grossa usada em navios.” De Mitos “bíblicos” fato, as palavras gregas para “camelo” (kámelos) e “cabo” (kámilos) são semelhantes. Mas a Bíblia traz kámelos.
  27. 27. “Paulo caiu do cavalo ao ver Jesus” (At 9:14).@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  28. 28. Muitos pregadores extraem aplicações espirituais de um “cavalo-fantasma”. O relato bíblico não menciona nenhum cavalo, ou qualquer outro animal.@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  29. 29. “Faça sua parte que Eu te ajudarei"@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  30. 30. Simplesmente inexiste na Bíblia. Trata-se de mais um caso da síndrome de papagaio: apenas repete o que ouviu@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  31. 31. “Vinde a mim como estás”@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  32. 32. Isso também não existe na Bíblia (Só na Bíblia da Gretchen...).@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  33. 33. “Quem não vem pelo amor, vem pela dor”@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  34. 34. Isso não existe na Bíblia, é apenas um clichê, um chavão evangélico.@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  35. 35. “O dinheiro é a raiz de todos os males”@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  36. 36. A Bíblia diz que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (1 Tm 6:10)@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  37. 37. “Fé do tamanho de um grão de mostarda”@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  38. 38. O “tamanho” não aparece no texto: “se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível” (Mt 17:20; Lc 17:6) É mais uma questão de qualidade, alguma característica do grão.@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  39. 39. “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador”@isaacmalheiros Mitos “bíblicos”
  40. 40. Essa frase é verdadeira num sentido, mas devemos saber que a Bíblia afirma claramente que Deus odeia o pecador também. Precisamos estudar os tipos de “pecadores” (existem várias palavras bíblicas para definir “pecado”), e o que é o “ódio” (ou “ira”) de Deus. Salmo 11.5: "O Senhor prova o justo e o ímpio; ele odeia ao que ama a violência“ Deus odeia “testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos". Pv 6:16-18 Salmo 73:17-20; Salmo 92:5-7; Provérbios 3:33;@isaacmalheiros Malaquias 1:2-4; Romanos 9:13; I Pedro 3:12. Mitos “bíblicos”
  41. 41. “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4:13).@isaacmalheirosMitos exegéticos
  42. 42. Ao contrário do sentido “super-poderes-para conquistar- grandes-coisas”, o verso está falando de poder suportar toda e qualquer situação, boa ou ruim. Ver os versos 11, 12, 15, 16 e 19.@isaacmalheirosMitos exegéticos
  43. 43. “Devemos evitar a aparência do mal” (1 Ts 5:22)@isaacmalheirosMitos exegéticos
  44. 44. "Em 1Ts 5.22, os cristãos são exortados a se privarem de toda a forma de mal’ (a tradução da RC, aparência, é inadequada), ou seja, todo tipo de mal" (Dicionário Expositivo Vine de Palavras Bíblicas. 11 ª ed. Rio de Janeiro, RJ: CPAD, 2009,p. 664). Esse texto não está nos orientando a evitar fazer coisas corretas só porque pode parecer errado para alguém.@isaacmalheirosMitos exegéticos
  45. 45. “... somos mais do que vencedores,por aquele que nos amou."(Romanos 8:37)@isaacmalheirosMitos exegéticos
  46. 46. O v. 37 começa com:"Mas em todas estas coisas...”, as coisas citadas antes.A vitória aí é na tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada e morte. Longe de prometer uma vida “mar de rosas” sem tribulações, esse verso promete vitória através de muitas tribulações.@isaacmalheirosMitos exegéticos
  47. 47. “Maldito o homem que confia noutro homem” (Jr 17:5)@isaacmalheirosMitos exegéticos
  48. 48. O verso não diz “outro homem”. Diz que o ser humano não deve confiar em sua própria força, sabedoria e esforços, mas desconfiar de si mesmo, de sua justiça própria e depositar suas esperanças em Deus. Ver os versos 7 e 9.@isaacmalheirosMitos exegéticos
  49. 49. “Vicarivs Filii Dei é um título que opapa usa na mitra e representa 666”@isaacmalheirosMitos exegéticos
  50. 50. A existência do título é historicamente discutível. O mito é baseado numa foto forjada (veja texto anexo). Na soma, por que “I + V = 6” e não “IV = 4” ? A IASD já desautorizou os pastores a usarem esse argumento.@isaacmalheirosMitos exegéticos
  51. 51. EGW contra argumentos falsos"É importante que, ao defender as doutrinas que consideramos artigos fundamentais da fé, nunca nos permitamos o emprego de argumentos que não sejam inteiramente retos.Eles podem fazer calar um adversário, mas não honram a verdade. Devemos apresentar argumentos legítimos, que não somente façam silenciar os oponentes mas que suportem a mais acurada e perscrutadora investigação" (Evangelismo, p.166).
  52. 52. “A NASA descobriu o dia perdido de Josué, num dia em que os computadores travaram”@isaacmalheiros Mitos “científicos”
  53. 53. A própria NASA já desmentiu isso em eu site. http://imagine.gsfc.nasa.gov/docs/ask_astro/answers/970325g.html@isaacmalheiros Mitos “científicos”
  54. 54. @isaacmalheiros Mitos “científicos”
  55. 55. “Sonda da NASA detecta sons de trombeta vindo de Órion”@isaacmalheiros Mitos “científicos”
  56. 56. Qual a fonte dessa informação? Som no vácuo?@isaacmalheiros Mitos “científicos”
  57. 57. “Chip Mondex é a marca da besta”@isaacmalheiros Mitos “científicos”
  58. 58. Por falta de espaço para explicar aqui, sugiro: procure as fontes disso e vá estudar Apocalipse!@isaacmalheiros Mitos “científicos”
  59. 59. “Arqueólogos encontraram a Arca de Noé”@isaacmalheiros Mitos “científicos”
  60. 60. Ron Wyatt (um adventista) foi o autor de inúmeras “descobertas” arqueológicas que supostamente confirmam a Bíblia. Ele não era arqueólogo, mas afirmava ter encontrado a arca de Noé, a arca daAliança, o verdadeiro Monte Sinai, o lugar exato da crucifixão de Jesus, a verdadeira tumba de Jesus, etc.@isaacmalheiros Mitos “científicos”
  61. 61. Todas as descobertas de Ron Wyatt são falsas (com uma possível exceção da romã usada pelos sacerdotes)@isaacmalheiros Mitos “científicos”
  62. 62. “Descobriram rodas e escudosegípcios no fundo do mar Vermelho”@isaacmalheiros Mitos “científicos”
  63. 63. Essa é mais uma descoberta de Ron Wyatt... Em nome da praticidade, pesquise sobre Ron Wyatt em: http://www.criacionismo.com.br/2011/08/ainda-o-ron-wyatt.html http://www.criacionismo.com.br/2009/03/boataria-internetica.html E leia a matéria do Dr. Rodrigo Silva, “O Êxodo que não existiu”, na Rev. Adventista de Março de 2009.@isaacmalheiros Mitos “científicos”
  64. 64. “Arqueólogos encontraram ossos de gigantes”@isaacmalheiros Mitos “científicos”
  65. 65. Sobre essas e outras fraudes digitais envolvendo esqueletos gigantes:http://news.nationalgeographic.com/news/2007/12/071214-giant-skeleton.htmhttp://news.nationalgeographic.com/news/2007/12/photogalleries/giantskeleto http://www.quatrocantos.com/lendas/177_esqueleto_gigante.htm http://www.snopes.com/photos/odd/giantman.asp http://www-news.uchicago.edu/releases/photos/expedition/ http://www.worth1000.com/contests/2863/contest http://www.theorionconspiracy.com/@isaacmalheiros Mitos “científicos”
  66. 66. “Darwin, no leito de morte, negou tudo que havia escrito sobre a evolução”@isaacmalheiros Mitos “científicos”
  67. 67. Uma lenda provavelmente criada por uma cristã conhecida como “Lady Hope”, e que, infelizmente, nunca sairá dos púlpitos. Lady Hope Francis, filho de Darwin, escreveu em uma carta em 28 de maio de 1918: “O relato de Lady Hope sobre as idéias de meu pai à respeito de religião são totalmente falsas. Eu tenho acusado-a publicamente de falsidade, mas não vi nenhuma resposta. O ponto de vista agnóstico de meu pai é citado em meu “Vida e@isaacmalheiros cartas de Charles Darwin”, Vol. I, pags. 304–317. Mitos “científicos”
  68. 68. A filha de Darwin, Henrietta Litchfield, declarou no The Christian em 23 de fevereiro de 1922, um artigo com o título “Leito de morte de Charles Darwin: História de conversão negada”– Eu estava presente em seu leito de morte (...) Ele nunca desmentiu quaisquer de suas opiniões científicas, nem naquele momento e nem antes. Nós achamos que a história de sua conversão foi fabricada no EUA (…) A história como um todo não tem fundamento de modo algum.@isaacmalheiros Mitos “científicos”
  69. 69. “Criança que nasceu com as mãos coladas, quando os médicos descolaram as mãos, estava escrito: ‘Jesus está voltando’”@isaacmalheirosMitos “ilustrativos”
  70. 70. Não dá pra aceitar histórias como essas no púlpito (nem fora dele!): http://www.e-farsas.com/menina-nasce-maos-coladas-itaguai-anuncia-volta-de-jesus.html www.ceticismoaberto.com/geral/1083/beb-anuncia-a-volta-de-jesus@isaacmalheirosMitos “ilustrativos”
  71. 71. “O alpinista pendurado num precipício na escuridão que ouviu uma voz: ‘corte a corda!’ Ele não cortou e foi encontrado no dia seguinte morto, pendurado a um metro do chão”@isaacmalheirosMitos “ilustrativos”
  72. 72. Pense: Se o homem estava sozinho e foi encontrado morto depois, comoalguém poderia saber que ele ouviu a voz dizendo “corte a corda”? Ele tinha um gravador? Será que a pessoa que gritou “corte a corda” voltou depois para contar a história? Havia alguma testemunha que preferiu ficar apenas observando a agonia do homem ao longo da noite?@isaacmalheiros É uma péssima ilustração!Mitos “ilustrativos”
  73. 73. “Deus no porta-malas protegendo uma caixa de ovos” Essa história se espalhou pelos púlpitos@isaacmalheiros como uma praga. Mas ninguém seMitos “ilustrativos” preocupou em verificar se era verdade.
  74. 74. CAMPINAS/SP EM 2005 Em Campinas, uma turma de amigos já embriagados, foram buscar a última pessoa ir para balada, parou em frente da casa do jovem chamou, e junto com a moça veio a mãe. A mãe com medo vendo todos embriagados e sua filha entrando naquele carro lotado, pegou na mão da filha que já estava dentro do carro e disse: "FILHA VAI COM DEUS QUE ELE LHE PROTEJA", a filha pra tirar umaA policia técnica disse que pela onda com a mãe disse: "SÓ SEviolência do acidente seria impossível o ELE FOR NO PORTA-MALAS,porta-malas ficar intacto, quando o POIS AQUI JÁ ESTÁ LOTADO".policial abriu o porta-malas, Algumas horas depois veio a noticia aslá estava uma bandeja familiares dos jovens, sofreram um acidente,com 18 ovos sem nenhum morreram todos, o carro ficou irreconhecível,arranhão, e todos nos mas o porta-malas ficou intacto.lugares corretos da bandeja.
  75. 75. Procurando as fontes, só encontramos “ouvi de Fulano, que ouviu de Cicrano que recebeu num e-mail...” Veja abaixo o tipo de “fonte”:@isaacmalheirosMitos “ilustrativos”
  76. 76. E para “confirmar”, eis a evidência:@isaacmalheirosMitos “ilustrativos”
  77. 77. Poderíamos listar mitos famosos como:• Pastor Roberto Rabelo foi arrebatado.• Silvio Santos se tornou adventista.• Billy Graham guarda o sábado e é adventista em segredo.• A plataforma e o púlpito ficam no Lugar Santíssimo, a mesa da EscolaSabatina e os bancos ficam no Lugar Santo, e o pátio/estacionamento éo átrio.• todas as teorias conspiratórias envolvendo jesuítas, maçons,iluminatis e satanistas na IASD. Verifique as fontes!@isaacmalheirosMitos “ilustrativos”
  78. 78. Chega! Existem tantas outras lendas, mas o que vimos já é suficiente. A Bíblia possui uma grande variedade de histórias e lições. Por que as pessoas preferem dar ouvidos a boatos, tradições ou usar uma corrente de e-mails falsos nos sermões? Não precisa! Leia a Bíblia!@isaacmalheiros Conclusão
  79. 79. Desafio 1 Tente encontrar a fonte para a famosa frase “Nem Deus afunda esse navio!”, supostamente dita pelo engenheiro responsável pela construção do Titanic.@isaacmalheiros Conclusão
  80. 80. Desafio 2 Tente encontrar apoio bíblico para a famosa frase: “para Deus não existe pecadinho e pecadão”. Até a próxima!@isaacmalheiros Conclusão

×