Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Gestão do Conhecimento e da Inovação: modelos de gestão de importância estratégica nas organizações

881 views

Published on

Gestão do Conhecimento e da Inovação: modelos de gestão de importância estratégica nas organizações;A Empresa Criadora de Conhecimento

Published in: Education
  • Be the first to comment

Gestão do Conhecimento e da Inovação: modelos de gestão de importância estratégica nas organizações

  1. 1. Gestão do Conhecimento e da Inovação: modelos de gestão de importância estratégica nas organizações A Empresa Criadora de Conhecimento
  2. 2. A gestão de pessoas vem passando por um amplo processo de transformação.
  3. 3. Etapas da Gestão do Conhecimento e de Modelos de Gestão. • Gestão Estratégica de Pessoas; • Apresentação dos Diferentes Modelos de Gestão; • Gestão de Pessoas no Contexto Organizacional; • Gestão do Conhecimento e Inovação.
  4. 4. Gestão do Conhecimento e da Inovação.
  5. 5. MODELOS DE GESTAO
  6. 6. Três Grandes Transformações Socioeconômicas  Revolução Agrícola  Revolução Industrial  Revolução da Informação ( ''Era da informação e conhecimento'').
  7. 7. Eras Empresariais  Era da produção em massa (19920) e Era da eficiência (1950).  Era da Qualidade (1970) e Era da competitividade (1990).  Era do conhecimento (2000).
  8. 8. Três Formas Possíveis de Poder: • Violência • Riqueza • Informação
  9. 9. O Que Mudou nos Modelos de Gestão?  Adaptação aos novos tempos  Funcionários com maior acesso á informações • Processos • Ferramentas • Pessoas Base para construção de uma empresa
  10. 10. Da gestão de Pessoas a Gestão Estratégica de Pessoas
  11. 11. Da gestão de Pessoas a Gestão Estratégica de Pessoas • A busca pela adequação às novas realidades impostas pelo cenário competitivo exige das empresas uma capacidade cada vez maior de planejamento e gestão de seus recursos humanos. • Percebe-se que o papel da área de RH há muito tempo deixou de ser burocrático e puramente administrativo, evoluindo para o de catalisador e qualificador dos recursos humanos,afim de atingir metas corporativas e individuais para se adequar às exigências de mercado, integrando funções e áreas dentro de um contexto dinâmico de mudanças e pressões crescentes por resultado e diferenciação.
  12. 12. Gestão do Conhecimento e da Inovação como Diferencial Competitivo Economia industrial Economia do conhecimento A era do capital intelectual surge com um tremendo impacto causado pela tecnologia da informação.
  13. 13. Gestão do Conhecimento e da Inovação como Diferencial Competitivo É necessário um gerenciamento adequado e sistemático de seus ativos intangíveis.
  14. 14. Gestão do Conhecimento e da Inovação como Diferencial Competitivo  Intelectual;  Popular;  Científico;  Filosófico;  Teológico ou Intuitivo
  15. 15. Gestão do Conhecimento e da Inovação como Diferencial Competitivo Utiliza conhecimentos e competências tecnológicas para criação de novos produtos, serviços, processos, modelos de gestão e de negócios. • Gerar conhecimento • De acordo com Santos(2011), enquanto o Brasil se formam 20 engenheiros, na China, no mesmo período se formam 300 mil.
  16. 16. Considerações Finais  Maslow - As pessoas precisam ser reconhecidas pelos seus méritos As lideranças precisam aprender a elogiar em público e criticar em particular • Charles O’ Reilly III e Jeffrey Pfeffer As empresas inteligentes possibilitam um desempenho extraordinário dos seus funcionários, procurando envolver os recursos emocionais e intelectuais dos mesmos Nem sempre ocorre uma comunicação aberta entre o funcionário e a organização, com isso visualiza-se profissionais “cumpridores de tarefa “e não “construtores de estratégias de desenvolvimento”. Gestão de Pessoas é o desafio de buscar alternativas para proporcionar aos indivíduos condições para adequar-se às exigências do mundo em transformação.
  17. 17. Considerações Finais Uma gestão estratégica de pessoas é o fator de diferenciação competitiva da empresa em meio a : • Globalização • Competitividade • Carência de profissionais qualificados • Clientes cada vez mais exigentes • Planejamento estratégico Possibilita a definição da missão e visão da empresa o que é a base para uma gestão estratégica de pessoas. Com isso, os reais interesses da alta cúpula são repassados para o setor operacional através do RH, que atua como uma consultoria e depois dá o feedback à cerca dos funcionários. Sem FOCO na ESTRATÉGIA não há como alinhar a GESTÃO DE PESSOAS com os objetivos organizacionais. E para conseguir foco tem que DELEGAR.
  18. 18. Considerações Finais As formas estratégicas como o investimento em capital intelectual e na gestão do conhecimento, são as ferramentas ideais para empresa alinhar os seus objetivos e se tornar diferenciada no mercado. Contendo assim, uma organização produtiva e saudável com pessoas mais abertas e disponíveis ao novo.
  19. 19. A EMPRESA CRIADORA DE CONHECIMENTO
  20. 20. Empresas brasileiras x Empresas japonesas Resumo Executivo
  21. 21. • Conhecimento Empresarial Empresa deve sempre ser criadora e inovadora não pode esperar as concorrência. Segundo FrederickTaylor e Herbert Simon a organização é "processamento de informação" Resumo Executivo
  22. 22. A Espiral de Conhecimentos A criação de novos conhecimentos envolve tanto ideais quanto ideias.
  23. 23. Da METAFORA a MODELO • Metáfora Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas. • Modelo Modelo significa uma (pessoa, coisa) que serve para ser reproduzido. Converter conhecimentos táticos em conhecimento explicito, significa descobrir meios de expressar o inefável
  24. 24. Gerenciando a Empresa Criadora de Conhecimento A compreensão da criação de conhecimentos como processo de explicitação, tem implicações diretas na organização da empresa e define papéis e responsabilidades gerencias. Várias áreas funcionais trabalham juntas, sob uma ótica compartilhada de divisão do trabalho Redundância Duplicações Desperdícios
  25. 25. Gerenciando a Empresa Criadora de Conhecimento Rodízio Estratégico Ajuda os empregados a compreender o negócio sob uma variedade de perspectivas, tonando o conhecimento organizacional mais fluído.
  26. 26. Gerenciando a Empresa Criadora de Conhecimento A importância da informação contribui para a criação de conhecimento, independente da sua localização na hierarquia organizacional.
  27. 27. Gerenciando a Empresa Criadora de Conhecimento
  28. 28.  Bibliografias https://www.google.com.br/search?q=GESTAO+DO+CONHECIMENTO+E+DA+INOVA%C3%87AO&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0C AkQ_AUoA2oVChMIkLfokbe_yAIVyYqQCh0RWgbq&biw=1600&bih=775#imgrc=_ https://www.google.com.br/search?q=gestao+de+pessoas+E+PROCESSO+DE+TRANSFORMA%C3%87%C3%83O&es_sm=93&biw=1600&bih=731&source =lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAgQ_AUoA2oVChMIoMr2jL6_yAIVyg-QCh3N9gI4#tbm=isch&q=gestao+de+pessoas+&imgrc=DGQRS8nJ91givM%3A https://www.google.com.br/search?q=gestao+de+pessoas+E+PROCESSO+DE+TRANSFORMA%C3%87%C3%83O&es_sm=93&biw=1600&bih=731&source =lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAgQ_AUoA2oVChMIoMr2jL6_yAIVyg- QCh3N9gI4#tbm=isch&q=Da+gest%C3%A3o+de+pessoas+a+Gest%C3%A3o+Estrat%C3%A9gica+de+pessoas&imgrc=_ https://www.youtube.com/watch?v=kSUTNtRDNnc http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2013-04/a-gestao-estrategica-de-pessoas-nas-organizacoes-modernas.pdf http://imasters.com.br/artigo/10659/gerencia-de-ti/gestao-do-conhecimento-a-espiral-do-conhecimento http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/10-filmes-que-todo-administrador-de-empresas-deveria-ver#8 Integrantes Iraci Silva Icaro do Carmo Caroline Silva Silmara Araújo Kaius Porto Jessica Dórea

×