Successfully reported this slideshow.

A moeda

3,567 views

Published on

Published in: Economy & Finance
  • Be the first to comment

A moeda

  1. 1. • Evolução da Moeda I, II e III - Troca Direta, Troca Indireta e Funções da Moeda • Tipos de Moedas na Atualidade I, II e III - Moeda Metálica, Moeda Papel e Moeda Escritural • Novas Formas de Pagamento I, II e III - Cartões de Credito, Cheques e Transferências Bancárias Iolanda Alfaiate, Joana Jasmins, Catarina Sousa, Ricardo Cónego, Joana Mosteias
  2. 2. Evolução da Moeda I  Troca Direta - Chama-se Troca Direta quando, se troca, por exemplo um Kg de cenouras por um Kg de Maças e vice versa. Esta troca tem grandes obstáculos, tais como:  1 - A dificuldade que cada pessoa sentia em encontrar outra que tivesse interessada na troca de determinados produtos.  2 - Facto de as pessoas atribuíram valores diferentes aos produtos, que não sendo por vezes fracionáveis, não possibilitavam o acordo quando á transação a efetuar.  3 - Peso dos produtos a transportar por vezes era difícil.  4 - A sua validade, tinha-se de trocar quando se tinha em excesso e do tempo dos produtos da sua época.
  3. 3. Evolução da Moeda II • Troca Indireta - Chama-se Troca Indireta quando se troca, por exemplo, uma boa alimentação por dinheiro e vice versa. Esta troca é a mais usada hoje em dia. • Agora qualquer indivíduo que pretenda trocar um bem encontrará um outro indivíduo que lhe entregará, em moeda, o valor correspondente ao bem que ele deseja trocar. Esta troca tem grandes obstáculos, tais como: • 1 - Sendo um bem útil, era utilizado para fins não monetários, podendo haver falta de moeda. • 2 - Nem sempre poder ser fracionado (gado ou peles). • 3 - Por vezes ser difícil o seu transporte. • 4 - Difícil de guardar no tempo, pois podia deteriorar-se (o vinho azeda ou o cereal apodrece)
  4. 4. Evolução da Moeda III  Funções da Moeda - A moeda desempenha em simultâneo várias funções, tais como:  1 - Meio de pagamento ou instrumento geral de trocas, pois sendo aceite por todos, é utilizada na aquisição de todos os bens.  2 - Unidade de conta ou medida de valor, visto ser através da moeda que se mede o valor dos bens entre si, isto é, o seu preço.  3 - Reserva de valor, que se traduz na possibilidade de se conservar a moeda por algum tempo, utilizando-a mais tarde.
  5. 5. Tipos de Moedas na Atualidade I  A moeda - Ao longo da História evoluiu aparecendo sob diferentes formas:  1 - Moeda Metálica, como a moeda-mercadoria apresentava várias desvantagens visto que: o gado não era divisível, tal facto dificultava as trocas de menor valor, o peixe estragava-se e o sal não era duradouro porque sofria com a humidade. Para superar estes inconvenientes foi-se generalizando , a utilização de metais como moeda.  2 - A Moeda Metálica é constituída por moedas de metal.  3 - Vantagens da Moeda Metálica: facilidade de transporte, durabilidade, divisibilidade e maior aceitação.
  6. 6. Tipos de Moedas na Atualidade II  1 - Moeda Papel, com os Descobrimentos houve um grande incremento da atividade comercial, o que originou o transporte de grandes quantidades de moeda, tarefa difícil e perigosa. Para resolver este problema os cambistas e os ourives ao receberem as moedas guardavam-nas e emitiam os respetivos certificados de depósito ou letras de câmbio, de fácil transporte, originando o aparecimento da Moeda Papel.  2 - A Moeda Papel é constituída por notas de banco.
  7. 7. Tipos de Moedas na Atualidade III  1 - Moeda Escritural, é o nome que se dá ao uso dos depósitos bancários usados como meio de pagamento. Cumpre satisfatoriamente o papel de meio de troca, diferenciando-se da Moeda Papel apenas por não ter curso forçado, sendo portanto uma Moeda Fiduciária, pois seu valor é devido apenas à confiança depositada no seu banco emissor.  2 - O seu principal meio de movimentação hoje em dia são os cheques e os cartões eletrônicos.
  8. 8. Novas Formas de Pagamento I  1 - Cartão de Credito, é uma forma de pagamento eletrônica. É um cartão de plástico que pode conter ou não um chip e apresenta na frente o nome do portador, número do cartão e data de validade. O cartão de crédito pode ser usado como meio de pagamento para comprar um bem ou contratar um serviço.
  9. 9. Novas Formas de Pagamento II  1 - Cheques, é uma ordem de pagamento à vista expedida contra um banco sobre fundos depositados na conta do emitente para pagamento ao beneficiário do cheque.
  10. 10. Novas Formas de Pagamento III  1 - Transferências Bancarias, são instrumentos utilizados hoje em dia, por diversas entidades (particulares ou empresas) para efetuar pagamentos de bens e serviços, a pessoas que não se encontra fisicamente presente. Este instrumento de pagamento permite efetuar a movimentação de fundos entre contas de depósitos, a débito e a crédito, de forma fácil, segura, cómoda e rápida.

×