Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Desenvolvimento de jogos: Jogo de construção de histórias - Fio Condutor Etapas 2 3 e 4

1,038 views

Published on

Franco lo prestti seminério, linguagens código, imaginário, representação, vocabulário, lógica, canal viso-motor, canal áudio-fonético, áudio-mental, processo-tarefa, semiótica, charles piercing, cognição, metacognição, aceleração cognitiva, análise espectral das variáveis, jogo, reabilitação coginitiva, assinatua cognitiva, desenvolvimento de linguagem, crivo paradigmático, crivo geral, crivo sintagmático, fio condutor, elaboração dirigida

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Desenvolvimento de jogos: Jogo de construção de histórias - Fio Condutor Etapas 2 3 e 4

  1. 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Jogo de Construção de Estórias Fio Condutor – Etapas 02,03,04 Neuropedagogia e Informática – Mestrado Ana de Assis Outubro de 2007 Objetivo Estimular a lógica e a fixação da aprendizagem.
  2. 2. Versão 02 Construção da Regra É proposto que a criança elabore uma estória cujo tema seja “Branca de Neve vence a bruxa e encontra o príncipe”. À medida que a estória é contada, o mediador interfere com perguntas em relação ao que a criança acredita que seja necessário para que sua personagem Branca de Neve alcance seus principais objetivos: vencer a bruxa e encontrar o príncipe. Ex.:Como ela vai atravessar o rio para chegar ao castelo? Qual é o melhor caminho para escapar da bruxa? A partir das respostas, alguns elementos vistos como auxiliadores na trajetória da Branca de neve, por parte da criança, vão sendo inseridos ao cenário. Estes elementos extras feitos com o mesmo material dos personagens, podem ser desenhados pela própria criança. Versão 03 Construção da Regra com Objetos Manipuláveis É proposto que a criança conte novamente a mesma estória, mas desta vez o mediador estipula alguns pontos no cenário onde ela pode encontrar elementos diferentes dos quais precisou na estória anterior. Todos os elementos devem ser diferentes na forma embora equivalentes ou parecidos em sua utilidade, de acordo com o contexto da estória contada anteriormente. Exemplo de perguntas: Este elemento pode ajudá-lo melhor nessa atividade? Podemos fazer com que funcione para conseguir o resultado da outra vez? Versão 04 Elaboração Dirigida Depois da elaboração das duas estórias, a criança deve recontar a que considerou a melhor delas para uma outra criança. Ela pode ser conduzida a contar o porquê das suas decisões para vencer os desafios e conquistar objetivo principal.

×