Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aberta consulta sobre tratamento do câncer de rim metastático

136 views

Published on

Está aberta, até 29 de outubro de 2018, Consulta Pública n° 54/18 para que sejam apresentadas contribuições relativas ao relatório preliminar da CONITEC, por meio do qual a Comissão recomenda a não incorporação ao SUS dos medicamentos cloridrato de pazopanibe e malato de sunitinibe para tratamento de carcinoma de células renais metastático

Published in: Government & Nonprofit
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Aberta consulta sobre tratamento do câncer de rim metastático

  1. 1. ATENÇÃO pacientes com câncer de rim metastático: o Ministério da Saúde quer saber a sua opinião sobre os medicamentos Cloridrato de Pazopanibe e Malato de Sunitinibe
  2. 2. O Ministério da Saúde irá decidir nos próximos meses se irá ou não oferecer no SUS os medicamentos cloridrato de pazopanibe e malato de sunitinibe para o tratamento do carcinoma de células renais metastático. No entanto, antes de decidir, ele quer ouvir a opinião de toda a sociedade, incluindo os pacientes, seus familiares, cuidadores, médicos, profissionais de saúde e qualquer outros interessados.
  3. 3. Isso porque, o Ministério da Saúde quer muito saber sobre a experiência dos pacientes com câncer de rim metastático, que já fizeram uso dos medicamentos cloridrato de pazopanibe e malato de sunitinibe ou de outro medicamento para esta indicação: * carcinoma de células renais metastático. Vale lembrar que o cloridrato de pazopanibe também é conhecido como Votrient® e o malato de sunitinibe como Sutent®.
  4. 4. É com base nos seus relatos e experiências e também em evidências científicas que será decidido oferecer ou não os medicamentos no SUS. Por isso, o Ministério abriu uma Consulta Pública, instrumento criado para receber contribuições de toda a população. Muito importante, não? Pensando nisso, o Oncoguia preparou um roteiro para ajudar pacientes e familiares a apresentarem sua experiência ao Ministério da Saúde. CONFIRA!
  5. 5. Detalhe muito importante! A Consulta Pública está recolhendo experiências somente de pacientes que fazem ou já fizeram o uso dos medicamentos cloridrato de pazopanibe e malato de sunitinibe para o tratamento do carcinoma de células renais metastático. Ou seja, se você usa ou já usou estes medicamentos, mas tem outro tipo de câncer, como pulmão, mama, rim, ovário... ou mesmo se tem câncer de rim mas que não seja metastático, suas contribuições não serão aproveitadas.
  6. 6. Você poderá inserir as suas contribuições no site na CONITEC, comissão do Ministério da Saúde, responsável pela avaliação dos procedimentos de saúde que poderão ser incluídos no SUS. Porém, antes de ir para o site da CONITEC sugerimos responder as seguintes perguntas do roteiro:
  7. 7. SE VOCÊ É PACIENTE... e faz ou fez uso de cloridrato de pazopanibe e malato de sunitinibe para tratamento do câncer de rim metastático, RESPONDA: 1. Por quanto tempo você usou (ou usa) o estes medicamentos? 2. O uso destes medicamentos ajudou você a viver melhor? Conte mais detalhes sobre sua qualidade de vida durante o uso desse medicamento (pense em efeitos colaterais, dor, vida social e outros). Se for possível, compare com tratamentos anteriores. 3. O uso desses medicamentos lhe causou efeitos indesejáveis (ou efeitos colaterais)? Se sim, informe quais.
  8. 8. SE VOCÊ É FAMILIAR/CUIDADOR DE UM PACIENTE que fez uso do cloridrato de pazopanibe e malato de sunitinibe para tratamento do câncer de rim metastático, RESPONDA: 1. Por quanto tempo sua familiar/paciente sob seus cuidados usou (ou usa) estes medicamentos? 2. Você percebeu se o uso destes medicamentos o ajudou a viver melhor? Conte mais detalhes sobre a qualidade de vida da paciente que você acompanha durante o uso desse medicamento (pense em efeitos colaterais, dor, vida social e outros). Se for possível, compare com tratamentos anteriores. 3. Você percebeu se o uso desse medicamento causou efeitos indesejáveis (ou efeitos colaterais)? Se sim, informe quais.
  9. 9. SE VOCÊ É PACIENTE e fez uso de outro tratamento (medicamento) para o câncer de rim metastático, RESPONDA: 1. Qual o nome do(s) medicamento(s) você usou? 2. Por quanto tempo você usou (ou usa) esse(s) medicamento(s)? 3. O uso desse(s) medicamento(s) ajudou você a viver melhor? Conte mais detalhes sobre sua qualidade de vida durante o uso desse medicamento (pense em efeitos colaterais, dor, vida social e outros). Se for possível, compare com tratamentos anteriores. 4. O uso desse(s) medicamento(s) lhe causou efeitos indesejáveis (ou efeitos colaterais)? Se sim, informe quais.
  10. 10. Após responder o roteiro acima de acordo com o seu perfil (paciente que faz o uso do cloridrato de pazopanibe e malato de sunitinibe, paciente que faz uso de outro medicamento, cuidador ou profissional de saúde), você deverá clicar neste link, que te levará até o site da CONITEC. Lá você deverá entrar no item “Experiência ou Opinião” Você deverá preencher alguns dados como Estado, e-mail, telefone e como ficou sabendo da consulta pública.
  11. 11. Depois, você deverá preencher o item 6. Fique atento pois a recomendação preliminar do Ministério da Saúde é pela NÃO inclusão destes medicamentos no SUS. Se você entende que os medicamentos deva ser incluído nas listas do SUS, deve responder que discorda da recomendação preliminar. Caso contrário, responda que concorda.
  12. 12. Em seguida, você iniciará o preenchimento das contribuições de acordo com o seu perfil. Se você é paciente ou acompanhou alguém que faz o uso do cloridrato de pazopanibe e malato de sunitinibe deverá responder o item 08. Se você é paciente ou acompanhou alguém que faz o uso de outros medicamentos, deverá responder o item 09. Lembre-se você deverá clicar no ícone “sim, como...” e automaticamente abrirá janelas para preencher com as suas contribuições.
  13. 13. Atenção! É muito importante ser claro e objetivo em seus relatos, por isso sugerimos que você escreva de forma pontual, como o modelo abaixo. Uso (usei) o cloridrato de pazopanibe no período de ________________ . Uso (usei) o malato de sunitinibe no período de ________________ . Ele (descrever o medicamento) me ajudou a viver melhor nos seguintes aspectos: (a) __________________ (b) __________________ (c) __________________ Esse medicamento (descrever qual) me causou os seguintes efeitos indesejáveis: (a) __________________ (b) __________________ (c) __________________
  14. 14. Após o preenchimento não se esqueça de clicar no item GRAVAR no final do formulário. PRONTO! A sua contribuição está concluída. Isso poderá ajudar milhares de mulheres do SUS, que possam vir a ter acesso a este tipo de tratamento!

×