Instituto Espírita de Educação - Depressão e alegria de viver

14,945 views

Published on

Palestra proferida por Irene Gaviolle no Instituto Espírita de Educação.

0 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
14,945
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
69
Actions
Shares
0
Downloads
335
Comments
0
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Instituto Espírita de Educação - Depressão e alegria de viver

    1. 1. INSTITUTO ESPÍRITA DE EDUCAÇÃO RUA LEOPOLDO COUTO DE MAGALHÃES Jr., 695 - ITAIM BIBI – SP-SP CEP: 04542-000 - FONE / FAX: 0XX 11 3167 6333 SITE: www.ieesp.org.br CONHEÇA NOSSOS CURSOS E SEMINÁRIOS PARTICIPE! www.institutoespirita.org.br www.institutoespirita.blogspot.com
    2. 2. SEMINÁRIO DEPRESSÃO E ALEGRIA DE VIVER
    3. 3. TEMA: DEPRESSÃO EXPOSITOR: IRENE WENZEL GAVIOLLE EMAIL: igaviolle@terra.com.br
    4. 4.  MEDICINA  TRANSTORNO DE HUMOR - DESENERGIZAÇÃO     DIMINUIÇÃO DO HUMOR ACOMPANHADO POR SINTOMAS VARIADOS: ANSIEDADE – AGITAÇÃO – LENTIDÃO DO FUNCIONAMENTO MENTAL – FALTA DE ENERGIA E VONTADE – BAIXA AUTO-ESTIMA – DISFUNÇÕES FISIOLÓGICAS (INSÔNIA OU EXCESSO DE SONO) – IDÉIAS SUICIDAS.         VISÃO NEGATIVA DE SI MESMO         VISÃO NEGATIVA DAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS         VISÃO NEGATIVA DO FUTURO  O QUE É A DEPRESSÃO?
    5. 5. O QUE É A DEPRESSÃO? COMO DIFERENCIAR A TRISTEZA DA DEPRESSÃO?           SENTIMENTOS DE TRISTEZA (PERDAS).         A DEPRESSÃO É UMA ALTERAÇÃO MUITO MAIS GRAVE DO HUMOR E CAUSA DANOS ENORMES À PESSOA.         NA DEPRESSÃO: OS SINTOMAS VARIAM DE PESSOA A PESSOA.
    6. 6. O QUE É A DEPRESSÃO? SINTOMAS DE DEPRESSÃO CLÍNICA           TRISTEZA PROLONGADA (SENSAÇÃO DE VAZIO)         ATAQUES DE CHORO SEM EXPLICAÇÃO         DORMIR MUITO POUCO OU DORMIR DEMASIADO         PERDA DE APETITE E DE PESO OU AUMENTO DE APETITE OU DE PESO         PERDA DE INTERESSE OU PRAZER EM ATIVIDADES QUE ANTES ERAM PRAZEIROSAS.         INQUIETAÇÃO OU IRRITABILIDADE.
    7. 7. O QUE É A DEPRESSÃO? SINTOMAS DE DEPRESSÃO CLÍNICA     SINTOMAS FÍSICOS PERSISTENTES QUE NÃO RESPONDEM AO TRATAMENTO (DOR DE CABEÇA, DOR CRÔNICA, PRISÃO DE VENTRE E OUTRAS ALTERAÇÕES DIGESTIVAS).      DIFICULDADES PARA CONCENTRAR-SE, RECORDAR OU TOMAR DECISÕES.      FADIGA OU PERDA DE ENERGIA.      SENTIMENTO DE CULPA, DESESPERANÇA OU INUTILIDADE.      PENSAMENTOS RECORRENTES SOBRE MORTE OU SUICÍDIO.
    8. 8. TEMA: CAUSAS DA DEPRESSÃO
    9. 9. CAUSAS DA DEPRESSÃO ENDÓGENAS  CAUSADAS POR REAÇÕES INTERNAS    SUBSTÂNCIAS NO CÉREBRO QUE ESTIMULAM (SEROTONINA) OU DIMINUEM SUA AÇÃO (ENDORFINA) - NEUROTRANSMISSORES     HORMÔNIOS (MULHER – ADOLESCENTE)  MEDICAMENTOS – AUTOMEDICAÇÃO – DROGAS (ÁLCOOL – DROGAS ILEGAIS – TABAGISMO) DOENÇAS (DERRAME – CÂNCER – PARKINSON – DIABETES ETC)
    10. 10. CAUSAS DA DEPRESSÃO EXÓGENAS  MOTIVADAS POR FATORES EXTERNOS (AMBIENTE)      PROBLEMAS FINANCEIROS      INSTABILIDADE NO TRABALHO      DIVÓRCIO      MORTE DE PESSOAS AMADAS  FALTA DE SEGURANÇA – VIOLÊNCIA  FATORES EXTERNOS E INTERNOS CONTRIBUEM PARA QUE ALGUÉM SEJA ATINGIDO PELA DEPRESSÃO, MAS O PRINCIPAL FATOR É O ESTADO EMOCIONAL EM QUE SE ENCONTRA A PESSOA NO MOMENTO, EM QUE OCORREU O FATO, OBJETO DA DEPRESSÃO.
    11. 11.   BAIXA AUTO-AVALIAÇÃO - EXPECTATIVAS NEGATIVAS – CULPAR-SE A SI MESMO -CRITICAR-SE - INDECISÃO - AUTO-IMAGEM DISTORCIDA – AGRESSIVIDADE COLOCADA PARA DENTRO DO INDIVÍDUO. NA TERRA GRANDE NÚMERO DE DEPRESSIVOS (ESPÍRITOS IMPUROS 30%– LEVIANOS 25% – PSEUDO-SÁBIOS 20% – NEUTROS 15%) CAUSAS DA DEPRESSÃO SINTOMAS COGNITIVOS
    12. 12. CAUSAS DA DEPRESSÃO ATIVIDADES AUTOMÁTICAS DO PENSAMENTO              PREOCUPAÇÃO COM O COTIDIANO - SEM DESENVOLVER VALORES MORAIS – SEM ENCONTRAR MEIOS PARA RESOLVER OS CONFLITOS     COMPETIÇÃO – RELACIONAMENTOS – PODER   MÁSCARA (SOCIAL) – QUANDO O SER NÃO CONSEGUE FRUSTRA-SE = VÍTIMAS DA DEPRESSÃO.
    13. 13. CAUSAS DA DEPRESSÃO ATENÇÃO! A DEPRESSÃO SE INSTALA LENTAMENTE DESARTICULANDO TODO O EQUILÍBRIO EMOCIONAL QUE A MENTE DO ESPÍRITO DESENVOLVIA. QUANDO A DEPRESSÃO SE EXTERIORIZA PELO COMPORTAMENTO DO DEPRIMIDO, É PORQUE SUAS RAÍZES JÁ SE FIXARAM, NAS PROFUNDEZAS DOS PROCESSOS MENTAIS.
    14. 14. CAUSAS DA DEPRESSÃO JOANA DE ANGELIS, EM MOMENTOS DE SAÚDE, PÁGINA 126, O IMATURO PSICOLÓGICO É AQUELE QUE APRESENTA GRANDE PREOCUPAÇÃO COM A MÁSCARA DA VIRTUDE, OCULTANDO, PELA APARÊNCIA ENVERNIZADA, A REALIDADE ÍNTIMA. COMPORTA-SE DE MANEIRA DESEQUILIBRADA, EXCÊNTRICA E INSTÁVEL, APRESENTANDO COMPORTAMENTO ALTERNADO, EM QUE O JÚBILO E A TRISTEZA, A CONFIANÇA E A SUSPEITA, O AMOR E O ÓDIO SE CONFUNDEM, E ASSIM PRODUZ ESTADOS DE INSTABILIDADE, DE DESDITA QUE O CONDUZIRÃO A ENFERMIDADES EMOCIONAIS E QUE SERÃO SOMATIZADAS, REAPARECENDO NA ÁREA ORGÂNICA COM CARÁTER DESTRUIDOR. SEM RESISTÊNCIAS MORAIS PARA ENFRENTAR AS VICISSITUDES NATURAIS DO PROCESSO EVOLUTIVO, TAIS ESPÍRITOS DEIXAM-SE CONSUMIR PELA REVOLTA OU SUCUMBEM SOB O PESO DA DEPRESSÃO E DA AMARGURA.
    15. 15. CAUSAS DA DEPRESSÃO SENTIMENTO DE PERDA ESTÁ ASSOCIADO À ESCALA DE VALORES DO ESPÍRITO ·       MORTE DE ALGUÉM QUERIDO ·       SAÚDE DEFICIENTE ·       PERDA DE CORAGEM – ENTUSIASMO ·       PERDA DE OBJETOS OU ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO ·       FILHOS QUE PARTEM PARA LUGARES DISTANTES A DEPRESSÃO PELO SENTIMENTO DE PERDA SE INSTALA PORQUE HÁ UM SENTIMENTO DE POSSE – DEPENDÊNCIA – INSEGURANÇA – DÚVIDA – MEDO – EGOÍSMO – ORGULHO – IMEDIATISMO. QUANDO SE INSTALA O SER SENTE DOR – SAUDADE – RAIVA – IRA – APATIA –ÓDIO.
    16. 16. CAUSAS DA DEPRESSÃO RESSENTIMENTO   O RESSENTIDO FICA REMOENDO POR REPETIDAS VEZES UM ACONTECIMENTO DESAGRADÁVEL. O QUADRO QUE DESAGRADOU O DEPRESSIVO FICA FIXO NA MENTE REALIMENTANDO A GERAÇÃO DE ÓDIO – RAIVA – REVITALIZANDO-OS. ATINGE OS QUE NÃO APRENDERAM A PERDOAR PELO AMOR. BLOQUEIA A AÇÃO DA FACULDADE RAZÃO – GUARDA MELANCOLIA E FRUSTRAÇÃO.
    17. 17. CAUSAS DA DEPRESSÃO JOANA DE ÂNGELIS – “AUTO DESCOBRIMENTO UMA BUSCA INTERIOR” PG. 135/136 - “A RAIVA NÃO EXTRAVASADA OU LIBERADA NO MESMO NÍVEL DA AGRESSÃO RECEBIDA TORNA-SE CRUEL ADVERSÁRIO DO INDIVÍDUO, TOMANDO A FORMA HOSTIL DE RESSENTIMENTO. HERANÇA DAS EXPERIÊNCIAS MAL SUPORTADAS, O RESSENTIMENTO INCONSCIENTE ENCONTRA-SE ENCRAVADO NO CERNE DO SER, RAMIFICANDO-SE COM EXPRESSÕES VARIADAS E DA MESMA QUALIDADE PERTURBADORA. SURGE SEMPRE NA CONDIÇÃO DE MELANCOLIA OU COMO FRUSTRAÇÃO E DESINTERESSE PELA EXISTÊNCIA FÍSICA, EM MECANISMO QUE NÃO LOGRA SUPERAR. O RESSENTIDO AGASALHA SENTIMENTOS DE ANTIPATIA, QUE SE CONVERTE EM ANIMOSIDADE CRESCENTE, SEMPRE CULTIVADA COM SATISFAÇÃO, À MEDIDA QUE LHE CONCEDE ÁREA EMOCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO. O RESSENTIMENTO BLOQUEIA A AÇÃO DA FACULDADE RAZÃO, ACASTELANDO-SE COMO FORÇA DESTRUTIVA QUE, NÃO CONSEGUINDO ATINGIR AQUELE QUE LHE DEU ORIGEM, FERE O SER NO QUAL SE APÓIA”.
    18. 18. CAUSAS DA DEPRESSÃO SENTIMENTO DE CULPA CULPA POR NÃO TER AGIDO MELHOR OU COM MAIS AMOR. A SENSAÇÃO DE CULPA ADVÉM DO JUÍZO QUE NOSSA FACULDADE CONSCIÊNCIA EFETUA SOBRE NOSSOS PROCEDIMENTOS.         QUANDO A OPORTUNIDADE DE REMISSÃO DO ATO NÃO APARECE DESENVOLVE-SE O SENTIMENTO DE CULPA QUE PODE INDUZIR À DEPRESSÃO.
    19. 19. CAUSAS DA DEPRESSÃO PROCESSOS OBSESSIVOS EFEITOS DO OBSESSOR SOBRE O OBSEDIADO: ENFRAQUECIMENTO DA VONTADE – ANSIEDADE – CRISES DE CHORO – SENTIMENTOS DE CULPA – INSTABILIDADE – AGRESSIVIDADE. PODEM CONDUZIR À LOUCURA - COMPORTAMENTO PSICÓTICO.
    20. 20. CAUSAS DA DEPRESSÃO CAUSAS PSICOAFETIVAS DIFICULDADE DE INTERAÇÃO NUM PLANETA DE EXPIAÇÃO E PROVAS CONDUZ A DESENTROSAMENTOS DE RELACIONAMENTOS AFETIVOS – CONFLITOS – PROJEÇÕES – TRAUMAS – INDELICADEZAS – DESATENÇÕES. FRUSTRAÇÕES NA VIDA DOMÉSTICA
    21. 21. TEMA: CONSEQÜÊNCIAS DA DEPRESSÃO
    22. 22. CONSEQÜÊNCIAS DA DEPRESSÃO TODO ORGANISMO É CONTROLADO PELO ESPÍRITO, VIA PENSAMENTO, SE A MENTE DO ESPÍRITO SE DESEQUILIBRA TODOS O SISTEMA IMUNOLÓGICO FICA DEFICIENTE. DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS   ENFERMIDADES ORGÂNICAS COMO CONSEQÜÊNCIA DE DISTÚRBIOS EMOCIONAIS PROVOCADOS PELA DEPRESSÃO. O ADVENTO DA PSICANÁLISE (FREUD) REVOLUCIONOU O CONCEITO SOBRE DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS. ALGUMAS DOENÇAS OU MALES DO CORPO CONSTITUIAM UMA MERA EXPRESSÃO DOS MALES DO ESPÍRITO OU QUE PROVINHAM DE DENTRO DA PRÓPRIA PESSOA. EX. ÚLCERAS – ASMAS BRÔNQUICA – ENXAQUECA – ARTRITE REUMATÓIDE - HIPERTENSÃO ARTERIAL.
    23. 23. CONSEQÜÊNCIAS DA DEPRESSÃO SUICÍDIO    DIRETO  TIRAR A PRÓPRIA VIDA INDIRETO  BUSCA DA MORTE AOS POUCOS - TRISTEZA E MÁGOA POR LONGOS ANOS – O INDIVÍDUO NÃO ACEITA AJUDA. OCORRE A MORTE EMOCIONAL PORQUE O INDIVÍDUO PERDEU A VONTADE DE VIVER.  
    24. 24. CONSEQÜÊNCIAS DA DEPRESSÃO INSÔNIA     NÃO DORMIR  DIMINUIÇÃO DA CAPACIDADE DE ATUAÇÃO DA MEMÓRIA AFETANDO A CONCENTRAÇÃO.     IDADE (EM ANOS) HORAS NECESSÁRIAS DE SONO 3 a 7 13 7 a 10 12 10 a 15 11 15 a 18 10 adultos 8
    25. 25. CONSEQÜÊNCIAS DA DEPRESSÃO ANGÚSTIA NÓ NA GARGANTA – TRISTEZA (ASSOCIADA À DOR FÍSICA) – SAUDADE (MACHUCA O ORGANISMO POR DENTRO) – AO SE EMOCIONAR A PESSOA PERDE PARTE DO CONTROLE DO SISTEMA NERVOSO VEGETATIVO QUE COMANDA O FUNCIONAMENTO DE DIVERSOS ÓRGÃOS DO CORPO. TENSÃO EMOCIONAL QUE SE TRANSFORMA EM TENSÃO MUSCULAR = CORPO DOLORIDO SENSAÇÃO DE CANSAÇO EXTREMO.
    26. 26. CONSEQÜÊNCIAS DA DEPRESSÃO A DEPRESSÃO GERA STRESS  TRAUMAS – CHOQUES – EMOÇÕES FORTES  SUPRA RENAIS LANÇAM MAIS ADRENALINA NO SANGUE = AUMENTO DO RITMO CARDÍACO. ENFRAQUECIMENTO DO ORGANISMO. A DEPRESSÃO PODE DETERMINAR ALGUNS COMPORTAMENTOS:         SOLIDÃO MÓRBIDA         RECEIO DE CONTATO COM AS PESSOAS         SENTIMENTO DE INJUSTIÇA  VÍTIMA ·        INDIFERENÇA AO AMOR ·        MÁGOA PERMANENTE REFLETINDO MÁ VONTADE PARA COM A SOLIDARIEDADE HUMANA ·        COMPROMETIMENTO NO DESEMPENHO SEXUAL ·        PERDA DO EMPREGO  A PESSOA FICA INTRATÁVEL – DISPERSA – RENDENDO POUCO .AUMENTO OU GANHO DE PESO
    27. 27. TEMA: TRATAMENTO DA DEPRESSÃO
    28. 28. <ul><li>A CURA DEPENDE DA FORÇA DE VONTADE DO DEPRIMIDO </li></ul><ul><li>A DEPRESSÃO É ACIMA DE TUDO DOENÇA DE ORIGEM MENTAL </li></ul>TRATAMENTO DA DEPRESSÃO TÉCNICAS PARA VENCER A DEPRESSÃO
    29. 29. TRATAMENTO DA DEPRESSÃO AUTOCURA <ul><li>     RECONHECER O DESEQUILÍBRIO – ANÁLISE CRÍTICA DA SITUAÇÃO- OBSERVAR OS COMENTÁRIOS DOS OUTROSO </li></ul><ul><li>      NÃO TRANSFERIR A RESPONSABILIDADE PARA TERCEIROS </li></ul><ul><li>      REESTRUTURAÇÃO EMOCIONAL – LEI DE AÇÃO E REAÇÃO </li></ul><ul><li>      REORDENAÇÃO DA ESCALA DE VALORES </li></ul><ul><li>    ME LHOR CAPACIDADE DE ENFRENTAMENTO DAS ADVERSIDADES </li></ul><ul><li>    AUTODESCOBRIMENTO  PERCEBER EM SI OS PONTOS FORTES E FRACOS. EXIGE DISCIPLINA, REGULARIDADE E DISCERNIMENTO </li></ul><ul><li>   A DOR  SEMPRE ESTARÁ PRESENTE. A DOR NÃO IMPEDE QUE POSSAMOS USUFRUIR DE MOMENTOS FELIZES </li></ul><ul><li>     AUTO CONHECIMENTO REQUER RELAXAMENTO E TRANQUILIDADE. </li></ul>
    30. 30. TRATAMENTO DA DEPRESSÃO MATURIDADE PSICOLÓGICA <ul><li>      A NATUREZA NÃO DÁ SALTOS </li></ul><ul><li>   ASSUMA O COMPROMISSO DE NÃO SE DEIXAR LEVAR POR EMOÇÕES DESCONTROLADAS, TÍPICAS DE CRIANÇAS REBELDES. </li></ul><ul><li>   PROCURE ANALISAR O PROBLEMA À LUZ DA RAZÃO. </li></ul><ul><li>   ELABORE ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO. A AFLIÇÃO NÃO RESOLVERÁ PROBLEMA ALGUM. </li></ul><ul><li>BUSQUE AJUDA DE PESSOAS EXPERIENTES </li></ul>
    31. 31. TRATAMENTO DA DEPRESSÃO ESPIRITUALIZAÇÃO <ul><li>    ABANDONAR HÁBITOS MATERIAIS. </li></ul><ul><li>    CULTIVAR A FÉ RACIOCINADA - AQUELA QUE REMOVE AS MONTANHAS DAS NOSSAS IMPERFEIÇÕES. </li></ul><ul><li>    VONTADE DE VENCER COM PACIÊNCIA. </li></ul><ul><li>     CALMA E TRANQÜILIDADE NA LUTA - FORÇA E CONFIANÇA. </li></ul><ul><li>    A FÉ RACIOCINADA É ALIADA DA HUMILDADE. COMBATER O ORGULHO – VAIDADE – EGOÍSMO. </li></ul>
    32. 32. TRATAMENTO DA DEPRESSÃO ELIMINAÇÃO DO SENTIMENTO DE PERDA <ul><li>   A POSSE MATERIAL É TRANSITÓRIA - GRAU DE MERECIMENTO. </li></ul><ul><li>   PERDA DE PESSOAS QUERIDAS  ENTENDER O FENÔMENO DA REENCARNAÇÃO – UM DOS PILARES DA DOUTRINA ESPÍRITA. </li></ul><ul><li>   OS LAÇOS DE FAMÍLIA NÃO SÃO DESTRUÍDOS PELA MORTE DO CORPO. </li></ul>
    33. 33. TRATAMENTO DA DEPRESSÃO ELIMINAÇÃO DOS RESSENTIMENTOS AMARGURA – HOSTILIDADE REPRIMIDA = DEPRIMIDO  VÍTIMA DE SI MESMO. <ul><li>JOANA DE ÂNGELIS; FILHO DE DEUS; PÁG. 48-49 “SEMPRE HÁ QUE SE COMEÇAR A VIVER DE NOVO. UMA DECEPÇÃO QUE PARECE MATAR AS ASPIRAÇÕES SUPERIORES; UM INSUCESSO QUE SE AFIGURA COMO UM DESASTRE TOTAL; UM SER QUERIDO QUE MORREU E DEIXOU UMA LACUNA IMPREENCHÍVEL; UMA ENFERMIDADE CRUEL QUE ESFACELOU AS RESISTÊNCIAS; UM VÍCIO QUE, POR POUCO, NÃO CONDUZIU À LOUCURA; UM PREJUÍZO FINANCEIRO QUE ANULOU TODAS AS FUTURAS APARENTES POSSIBILIDADES; UMA TRAIÇÃO QUE PODERIA TER LEVADO AO SUICÍDIO, SÃO APENAS MOTIVOS PARA RECOMEÇAR DE NOVO E NUNCA PARA SE DESISTIR DE LUTAR. NÃO HOUVESSEM ESSES FENÔMENOS NEGATIVOS NA CONVIVÊNCIA HUMANA, NO ATUAL ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIATURAS, OS ESTÍMULOS PARA O PROGRESSO E A LIBERTAÇÃO SERIAM MENORES. COLHIDO NAS MALHAS DE QUALQUER IMPREVISTO OU JÁ ESPERADO PROBLEMA ATERRADOR, TEM CALMA E MEDITA, AO INVÉS DE TE DEIXARES ARRASTAR PELA CONVULSÃO QUE SE IRÁ ESTABELECER. REFUGIA-TE NA ORAÇÃO, A FIM DE GANHARES FORÇA E INSPIRAÇÃO DIVINA. COMO TUDO PASSA, ISTO TAMBÉM PASSARÁ, E, QUANDO TAL ACONTECER, FAZE O TEU RECOMEÇO, A PRINCÍPIO COM CAUTELA, PARCIMONIOSO, ATÉ QUE TE REINTEGRES NOVAMENTE NA AÇÃO PLENIFICADORA. TEU RECOMEÇO É SÍNDROME DE PRÓXIMA FELICIDADE” </li></ul>
    34. 34. TRATAMENTO DA DEPRESSÃO <ul><li>REARMONIZAÇÃO MENTAL   </li></ul><ul><li>REAPRENDER A PENSAR POSITIVAMENTE. </li></ul><ul><li>APAGAR OU SUPERAR O PASSADO QUE PELA LEI DA EVOLUÇÃO SEMPRE FOI PIOR DO QUE O PRESENTE. </li></ul><ul><li>ABANDONAR TUDO AQUILO QUE NÃO PODE TRAZER FELICIDADE. </li></ul><ul><li>TREINAR NOVAS MANEIRAS POSITIVAS DE PENSAR. </li></ul><ul><li>APRENDER A ORAR COM O CORAÇÃO </li></ul><ul><li>·    NÃO SE PRENDER ÀS PALAVRAS. </li></ul><ul><li>O PODER DA PRECE ESTÁ NO PENSAMENTO </li></ul><ul><li>AS PRECES SÃO OUVIDAS POR DEUS ATRAVÉS DE SEUS MENSAGEIROS.  </li></ul>
    35. 35. TRATAMENTO DA DEPRESSÃO <ul><li>AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO   </li></ul><ul><li>    NÃO O AMOR EGOÍSTA QUE EXIGE RETRIBUIÇÃO. </li></ul><ul><li> AMOR QUE TRANSCENDE  SENTIMENTO QUE PREDISPÕE ALGUÉM A DESEJAR O BEM DE OUTREM, PELO SIMPLES DESEJO DE VÊ-LO FELIZ. </li></ul><ul><li>COMPREENDER E TRABALHAR A DOR   </li></ul><ul><li>     A DOR É NA VIDA DO ESPÍRITO O QUE O FERTILIZANTE É PARA A PLANTA. </li></ul><ul><li>     ENFRENTAR OS OBSTÁCULOS E RESOLVÊ-LOS. </li></ul><ul><li>     ENCARAR A DOR FACE A FACE E SUPORTÁ-LA. </li></ul>
    36. 36. TRATAMENTO DA DEPRESSÃO TRATAMENTO ESPIRITUAL - MÉDICO - PSICOLÓGICO <ul><li>    CONVERSAR SOBRE OS PROBLEMAS </li></ul><ul><li> USO DE MEDICAÇÃO QUANDO NECESSÁRIO </li></ul><ul><li>   EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS </li></ul><ul><li>   R EALIZAR PEQUENAS TAREFAS ESTIMULANDO O DESEJO DE SER ÚTIL </li></ul><ul><li>    PASSES </li></ul>
    37. 37. TRATAMENTO DA DEPRESSÃO MELHOR TÉCNICA NÃO DEIXAR QUE A DEPRESSÃO SE INSTALE. O MELHOR REMÉDIO ESTÁ NA LIÇÃO DE JESUS: <ul><li>ORAI E VIGIAI </li></ul>
    38. 38. TEMA: ALEGRIA DE VIVER
    39. 39. ALEGRIA DE VIVER Objetivo: Mostrar que a alegria sendo um processo interior, pessoal, inalienável é um dos maiores recursos para se evitar o processo depressivo.
    40. 40. ALEGRIA DE VIVER A alegria nasce da integral disposição íntima diante da vida. É um processo íntimo de contato com o Universo. Alegria não é simplesmente o RISO. O riso é o fruto da alegria. Alegria é o nosso “SIM” à vida.
    41. 41. <ul><li>ALEGRIA DE VIVER </li></ul><ul><li>COMO PERDEMOS A NOSSA ALEGRIA </li></ul><ul><li>Jogo da Razão. “Eu tenho razão” “Voce não”. </li></ul><ul><li>Jogo da Infelicidade. Jogo da Vítima. Excesso de lamentações. </li></ul><ul><li>Jogo da Renúncia. “Se não fosse por voce”. “Se não tivesse feito isto por voce eu seria feliz” </li></ul>
    42. 42. ALEGRIA DE VIVER COMO PERDEMOS A NOSSA ALEGRIA 4. Ficamos presos no passado ou presos nos fantasmas do futuro. Se resolve através da conquista da esperança. Deixar o desconhecido para quando for conhecido. 5. Culpa . Se resolve através do perdão a si mesmo. 6. Vazio Interior. Isolamento – solidão não resolvem.
    43. 43. <ul><li>ALEGRIA DE VIVER </li></ul><ul><li>PENSAMENTOS </li></ul><ul><li>Os pensamentos tem o poder de criar. Tudo tem fundamento na mente </li></ul><ul><li>Grande poder da palavra falada. </li></ul><ul><li>Modelos que os pais e educadores exercem s/ as crianças. Culpar os pais? </li></ul><ul><li>Preste atenção no que vc. diz. </li></ul>
    44. 44. <ul><li>ALEGRIA DE VIVER </li></ul><ul><li>REPROGRAME-SE </li></ul><ul><li>Troque crenças negativas por positivas. </li></ul><ul><li>Livre-se do hábito de criticar e julgar a si mesmo. </li></ul><ul><li>Pare de contar histórias tristes. </li></ul><ul><li>Sou digno e merecedor do que é bom. </li></ul><ul><li>Eu me amo (cuido de mim) </li></ul><ul><li>Permito-me ser uma pessoa realizada. </li></ul><ul><li>A vida é alegre e cheia de amor. </li></ul><ul><li>Sou saudável e cheio de energia. </li></ul>
    45. 45. ALEGRIA DE VIVER REPROGRAME-SE 9. Imagine seus pensamentos como gotas d´água. Uma poça – Uma lagoa – Um oceano. 10. Que tipo de mar estamos criando? Poluido – Tóxico - ou cristalino e puro que convida a um mergulho. 11- Ao adormecer – Pensamentos de felicidade. Positivismo. 12- Ao acordar – Quais as frases que vc. Tem o hábito de usar?
    46. 46. ALEGRIA DE VIVER ESPIRITISMO 1- SÓ TEMOS RAZÕES P/ AGRADECER – CORPO 2- EVITAR OS EXCESSOS. 3- COMPREENDER A REENCARNAÇÃO C/ UM PROCESSO EVOLUTIVO 4- VALORIZAR OS APARENTES IMPEDIMENTOS. 5- ALIENAÇÃO METAL – RESGATES INDISPENSÁVEIS À EVOLUÇÃO
    47. 47. ALEGRIA DE VIVER ESPIRITISMO 6- VALORIZAR O TRABALHO – ELE É A EXPRESSÃO DA SUA CRIATIVIDADE. QUEM DETESTA O QUE FAZ ESTÁ IMPEDINDO A EXPRESSÃO DE SEU PODER INTERIOR. 7- COM ALEGRIA O SER CRESCE EM DIREÇÃO A DEUS. 8- NO LAR E NO TRABALHO. SEJA GENTIL – BONDOSO E FRATERNO
    48. 48. ALEGRIA DE VIVER ESPIRITISMO 9- NO SOFRIMENTO SEJA RESIGNADO E AGRADECIDO. 10- FAÇA O MUNDO SER MENOS TRISTE E MAIS RICO DE ESPERANÇA. 11- SEJA EXEMPLO DE ALEGRIA – NÃO ESPERE QUE O OUTRO FAÇA AQUILO QUE LHE DIZ RESPEITO 12- A ALEGRIA É UM PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS
    49. 49. ALEGRIA DE VIVER JESUS EXEMPLO DE ALEGRIA – CONFORTO SEGURANÇA E AMOR. PERDOA-OS MEU PAI, PORQUE ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM.

    ×