Vanguardas modernistas

16,760 views

Published on

Published in: Education
2 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
16,760
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
187
Comments
2
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Vanguardas modernistas

  1. 1. Vanguardas Modernistas Movimentos que mudaram nossas ideias sobre arte... Profª Letícia Werle
  2. 2. Os movimentos culturais que se iniciaram na Europa nasprimeiras décadas do século XX aproximaram uma ruptura com aestética que havia até então.
  3. 3. Era uma época de grandes progressos industriais, avançostecnológicos, descobertas científicas e médicas: • Eletricidade • Telefone • Rádio • Raio X • Vacina Anti rábica
  4. 4. ExpressionismoComo o próprio nome já diz, seu objetivo era EXPRESSÃO, parademonstrar emoções interiores e emoções do artista.Os traços e cores são fortes, distorcidos, vibrantes, exagerados.
  5. 5. MUNCH, Edvard. O grito, 1893.Óleo, têmpera e pastel em cartão, 91 x 73,5
  6. 6. CubismoO Cubismo está ligado à formas geométricas. O artista tenta dar àimagem as três dimensões que possui em apenas duas.Abandona-se a perspectiva.
  7. 7. PICASSO, Pablo. Les demoiselles d’Avignon.1907. Óleo sobre tela.
  8. 8. BRAQUE, Georges. Le jour.
  9. 9. LEGER, Fernando. Mulher e menino.
  10. 10. FuturismoÉ a negação dos artistas com relação a arte do passado (que poreles era considerada morta, irremediavelmente)Exaltam o movimento, a energia, a velocidade.O movimento futurista é acima de tudo DINÂMICO. Conferesincronicidade à obra de arte –juntando LUZ, SOM eMOVIMENTO.
  11. 11. CARRA, Cláudio
  12. 12. AbstracionismoA arte deixa de ter vínculo com a realidade exterior o artistadeixa de representá-la e de expressá-la. Cores e formas setornam autônomas e passam a possuir valor próprio.
  13. 13. KANDINSKY, Wassily
  14. 14. A pintura abstrata, nos desperta sentimentos, reações e associaçõesde ideias livres, variadas e múltiplas. Diante de um quadro abstrato, asensibilidade de cada um reage com liberdade.(WASSILY KANDINSKY )
  15. 15. DadaísmoReflete descrença, é irreverente e destruidor..O nome dadaísmo não possui significado.Durou pouco e gerou muita polêmica.
  16. 16. SurrealismoÉ o movimento que busca libertar o artista dos limites de suarazão (?) Sua proposta é a expressão plena e automática doconteúdos inconscientes.Teve influências de Sigmund Freud, relacionadas à psicanálise(livre associação de ideias)
  17. 17. DALÍ, Salvador.

×