Maias

1,557 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,557
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
43
Actions
Shares
0
Downloads
29
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Maias

  1. 1. Maias
  2. 2. Os Maias se localizam no mesmo lugar de antigamente
  3. 3. Os Maias, que ocuparam as planícies de península do Iucatã e quase toda aGuatemala a parte ocidental de Honduras e algumas regiões limítrofes, constituíampovos que falavam línguas aparentadas.Suas construções eram concebidas como suntuosas esculturas como a pirâmide deKukulkan, em cujas escadarias cada degrau representava um dia do ano.
  4. 4. Termo matemático dos Maias
  5. 5. O calendário maia é um sistema decalendários e almanaques distintos, usadospela civilização maia da Mesoamérica pré-colombiana, e por algumas comunidadesmaias modernas dos planaltos daGuatemala.Estes calendários podem ser sincronizadose interligados, suas combinações dandoorigem a ciclos adicionais mais extensos.Os fundamentos dos calendários maiasbaseiam-se em um sistema que era de usocomum na região, datando pelo menos doséculo VI a.C.. Tem muitos aspectos emcomum com calendários empregados poroutras civilizações mesoamericanasanteriores, como os zapotecas e olmecas, ealgumas civilizações suas contemporâneasou posteriores, como o dos mistecas e odos astecas.
  6. 6. O calendário possuía ciclos diferentessendo caracterizado da seguinteforma, o Tzolkin com sua engrenagemmenor possuía um ciclo de 13 meses de20 dias, completando um ano santo de260 dias e o Habb possuía um ciclo queera dividido em 18 meses de 20dias, mais um período de 5 dias, dandoum total de 365 dias formando o anocivil. Por conseguinte, no prazo de 52anos, a engrenagem Haab perfazsomente 52 revoluções enquanto oTzolkin necessita 73 revoluções. Noentanto, dentro de 52 anos, ambas asengrenagens (calendário) completam osciclos de 18.980 dias onde é acrescido nofinal de cada ciclo 13 dias paracompensar os anos bissextos, pois aórbita da Terra ao redor do Sol não éexata exigindo uma correção nocalendário.
  7. 7. A teoria Maia de que o mundo iria acabarno dia 21/12/2012 era falsa !Eles diziam que os dois calendários deles se encontrariam e o fimdo mundo iria acontecer, mas no fim, nada deu certo.

×