Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

10 inês pinheiro_17_lucianapires

173 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

10 inês pinheiro_17_lucianapires

  1. 1. O termo TIC (tecnologias de informação e comunicação) designa o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para criação, utilização e armazenamento da informação http://www.slideshare.net/marie1961/o-que-e-para-que-serve-as-tic-9311040
  2. 2. Áreas de aplicação das tic Burótica é o conjunto de meios e métodos aplicados às actividades de escritório que tratam informaticamente informações escritas, visuais ou sonoras Telemática é a comunicação à distância de um conjunto de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações. Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados , tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos.
  3. 3. http://www.youtube.com/watch?v=dgkxCLOfB50
  4. 4.  hardware de entrada de dados – teclado , rato , scanners, microfones, camaras digitais …  Hardware de saída de dados – placas gráficas , impressoras, projectores de vídeo ,altifalantes , auscultadores…  Hardware de entrada e saída de dados –placa de som , Touch Screens, Placas de captura de TV, Dispositivos de Ligação a Redes…
  5. 5. Tipos de memorias Memória principal: "também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar.  Fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução.  Nesta categoria insere-se a RAM, que é uma memória de semicondutores, volátil, com acesso aleatório, isto é, palavras individuais de memória são acessadas diretamente, utilizando uma lógica de endereçamento implementada em hardware. Também pode-se compreender a memoria ROM (não volátil), registadores e memórias cache
  6. 6. Memória secundária: memórias chamadas de “memórias de armazenamento em massa”, para armazenamento permanente de dados. Não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador.  Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Como memórias externas, de armazenamento em massa, podemos citar os discos rígidos como o meio mais utilizado, uma série de discos óticos como CDs, DVDs e Blu-Rays,disquetes e fitas magnéticas  Às vezes faz-se uma diferença entre memória secundária e memória terciária. A memória secundária não necessita de operações de montagem (inserção de uma média em um dispositivo de leitura/gravação) para acessar os dados, como discos rígidos; a memória terciária depende das operações de montagem, como discos ópticos e fitas magnéticas, entre outros.
  7. 7. Arquitetura de um computador  O computador e uma maquina programável capaz de processar informações com grande rapidez
  8. 8. motherboard  A placa mãe (motherboard), ´e possivelmente a parte mais importante do computador. Ela gerência toda a transacção de dados entre a CPU e os periféricos. Ela define a arquitetura do seu computador. Componentes da Placa Mãe: Chipset, BIOS, Barramentos,Slots.
  9. 9.  Trabalho realizado por Luciana Pires e Inês Pinheiro 8ºD

×