Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

InterCon 2016 - Desafios de conectividade de dispositivos em realtime

268 views

Published on

Nagib Nassif Filho, Founder/CEO da Bolha fala sobre Desafios de conectividade de dispositivos em realtime no InterCon 2016.
Saiba mais em http://intercon2016.imasters.com.br/

Published in: Technology
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

InterCon 2016 - Desafios de conectividade de dispositivos em realtime

  1. 1. DESAFIOS DE CONECTIVIDADE
 DE DISPOSITIVOS EM REALTIME
  2. 2. NAGIB NASSIF FILHO Founder/CEO Bolha - Estúdio de Tecnologia Criativa Formação: Processamento de dados Publicidade e propaganda Hobby: Eletrônica Maker
  3. 3. EVOLUÇÃO DOS DISPOSITIVOS
  4. 4. Personal computing 1980 Internet of things 2020 Mainframe computing 1960 Internet computing 2000 Mobile computing 2010
  5. 5. THE INTERNET OF THINGS 2020 50 Bilhões 2016 23 Bilhões 2009 IoT Inception 2003 0.5 Bilhão 1992 1 Milhão
  6. 6. passou de $ 1.30 para Custo por sensorCusto de banda larga 40x barateou em Custo de processamento 60x diminuiu em 0.60
  7. 7. CONECTIVIDADE ENTRE DEVICES
  8. 8. BLUETOOTH SMART / BLE Aplicado em beacons, wearables, mapeamento indoor, e no pareamentro entre dispositivos próximos. Propaga dados em um raio de 200 metros. Um módulo de BLE pode atuar por até 5 anos, com uma simples coin cell.
  9. 9. A EVOLUÇÃO DO WI-FIO formato mais popular de tráfego rápido e volumoso de dados entre dispositivos. Evoluindo para: melhor cobertura de sinal, menor consumo energético e novas aplicações, como localização indoor.
  10. 10. LORA: UMA REVOLUÇÃO NA SMART ERA Comunicação wireless, via radiofrequência (RF), para longas distâncias, raio > 15 km, transmitindo pequenos pacotes de dados 0,3 a 50 kbps. Aplicado em IoT, em redes de sensores em cidades, casas, indústrias e no meio rural.
  11. 11. DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
  12. 12. UM PROCESSO CONTÍNUOdescobrir oportunidades ou entender problemas → brainstorm e ideação → prova de conceito (POC) → prototipação (P&D) → marketing → produção em escala → distribuição → evolução
  13. 13. PROVA DE CONCEITO (POC)Transformando ideias em realidade. O POC é um modelo funcional que atesta a viabilidade do projeto. Quais componentes serão usados, materiais, autonomia energética, resistência e outros fatores começam a ser definidos nesta fase.
  14. 14. P&D + PROTOTIPAÇÃO É o último passo antes da produção em escala. Metas: reduzir custo unitário, miniaturizar partes, otimizar resistência, durabilidade e vida útil do produto final; desenvolvendo placas (PCB) e componentes sob medida.
  15. 15. PRODUÇÃO EM ESCALA 1.000 unidades não é escala! Só se produz em escala a partir de pesquisa, desenvolvimento e prototipação; com tudo certo, é hora de produzir as placas, soldar componentes, injetar software e testar.
  16. 16. FABRICAÇÃO DIGITAL De máquinas de circuito (Pick and Place) a CNC router, impressão 3D, vacuum forming e injeção de plástico. Existem diversos métodos de produção, acabamento e finalização de produtos.
  17. 17. PROJETOS ESPECIAIS
  18. 18. BUDDY CUP Um dos primeiros cases no Brasil de Internet das Coisas (IoT), o Büddy Cup é um copo inteligente com sensores de movimento que detectam o movimento típico de um brinde. Cada pessoa cadastra seu perfil do Facebook ao copo e, ao brindar com outra, uma menção do brinde aparecia em sua timeline. BUDWEISER / AFRICA
  19. 19. BAILE DE MÁSCARASUm baile de Carnaval com máscaras smart que traziam o chip Alike, capaz de armazenar as preferências do usuário (perfil) e que acendia uma luz verde quando ele se aproximava de uma pessoa com interesses em comum. Foram distribuídas 5 mil mascaras na festa #BeatsNight, no Rio Music Conference 2016. SKOL BEATS / W+K
  20. 20. Estamos vivendo uma revolução. Onde ela irá parar, não sabemos.
 Participar dela é a melhor maneira de descobrir. Nagib Nassif Filho nagib@bolha.com.br

×