Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Integração de Dados, Informação, Conhecimento e Saber

2,095 views

Published on

Aplicação de Software Social - Projeto 3:
Integração de Dados, Informação, Conhecimento e Saber.

Published in: Education, Business
  • Be the first to comment

Integração de Dados, Informação, Conhecimento e Saber

  1. 1. Dado, Informação, Conhecimento e Saber    Igor Pires Soares Ozório Júnio Soares Camargos
  2. 2.                                       Dado   Define-se dado como seqüência de símbolos quantificados ou qualificáveis. Textos, imagens, sons são tratados como dados, ou seja, representações formais de algo. Permite a representação de certa informação à cerca do mundo real. Corresponde à sintaxe da comunicação.
  3. 3.                       Informação A informação é algo representável, o significado do dado, uma abstração informal. Entende-se como o entendimento de alguma simbologia. Corresponde à semântica da comunicação.
  4. 4.                Conhecimento O conhecimento é a abstração pessoal de algo que foi vivido por alguma pessoa. O sentido da informação a partir do conhecimento pessoal. Não depende apenas da interpretação do dado e sim de uma experiência relacionada com o dado em questão.
  5. 5.                         Saber O saber é o conhecimento do conhecimento, é a capacidade que o indivíduo tem de avaliar seu entendimento sobre a realidade, o que o torna capaz de analisar a realidade e tomar decisões, sejam elas certas ou erradas e em que situações tomá-las.
  6. 6. D/I/C/S na prática Caso de vivência nos mundos do D/I/C/S
  7. 7. Aprendendo a dirigir Uma pessoa que não tem nenhum conhecimento de leis e sinais de trânsito está querendo aprender a dirigir. Para ela, a sinalização vista na rua são apenas dados, pois ela não sabe o que os sinais significam. Ainda que a pessoa veja esses sinais andando na rua, ela não tem o conhecimento necessário para interpretá-los.
  8. 8. Aprendendo a dirigir Essa pessoa decide então entrar para uma autoescola. Lá ela recebe uma apostila ensinando o que cada sinal de transito representa. Uma vez que ela tenha interpretado esses dados, a pessoa passa a associar um significado a eles. A partir daí, ela passa a reconhecer a semântica das placas de transito, obtendo informações essenciais para o seu aprendizado.
  9. 9. Aprendendo a dirigir Depois de passada a fase de aprendizado teórico, é chegada a hora de ver como as coisas funcionam no mundo real. Na primeira saída com o carro, a pessoa começa a reconhecer aquelas informações que ela obteve a partir da apostila da autoescola. Com a ajuda de um instrutor, ela constrói o conhecimento sobre quando e como prestar atenção na sinalização.
  10. 10. Aprendendo a dirigir Aos poucos a pessoa passa a ter autonomia sobre o que ela deve fazer. Chega um momento em que o instrutor, não precisa mais dizer a ela o que fazer. A pessoa passa então a ter o saber necessário para dirigir. Ela agora sabe quando e como aplicar o seu conhecimento.
  11. 11. Referências   - Conhecimento: dos dados ao saber - Antonio Mendes Ribeiro    http://www.peabirus.com.br/redes/form/post? topico_id=6336    - Dado, Informação, Conhecimento e Competência - Valdemar W. Setzer, Universidade de São Paulo. http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/dado-info.html    

×