Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

TermoeléTrica

55,189 views

Published on

Slide apresentado a materia de Geografia da Escola Alternativa, pelos alunos Igor Jean E Edimiltom.

Published in: Education, Technology, Business

TermoeléTrica

  1. 1. TERMOELÉTRICA
  2. 2. FUNCIONAMENTO: Geralmente funciona com algum tipo de combustível fóssil como petróleo, gás natural ou carvão é queimado na câmara de combustão, transformando a água em vapor com o calor gerado na caldeira. A potência mecânica obtida pela passagem do vapor através da turbina - fazendo com que esta gire - e no gerador - que também gira acoplado mecanicamente à turbina - é que transforma a potência mecânica em potência elétrica. A energia assim gerada é levada através de cabos ou barras condutoras, dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo. Daí, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidor
  3. 3. TIPOS DE USINAS TERMOÉLETRICAS: Há vários tipos de usinas termelétricas, sendo que os processos de produção de energia são praticamente iguais porém com combustíveis diferentes. Alguns exemplos são:  Usina a óleo;  Usina a gás: usa gás natural como o combustível para alimentar um turbina de gás. Porque os gases produzem uma alta temperatura através da queima, e são usados para produzir o vapor para mover uma segundo turbina, e esta por sua vez de vapor. Como a diferença da temperatura, que é produzida com a combustão dos gases liberados torna-se mais elevada do que uma turbina do gás e por vapor, portanto os rendimentos obtidos são superiores, da ordem de 55%;  Usina a carvão; e  Usina nuclear. Assim estas podem em algumas vezes serem menos rentáveis que as hidrelétricas.
  4. 4. IMPACTOS AMBIENTAIS Como vários tipos de geração de energia, a termeletricidade também causa impactos ambientais.Contribuem para o aquecimento global através do Efeito estufa, chuva ácida. A queima de gás natural lança na atmosfera grandes quantidades de poluentes, além de ser um combustível fóssil que não se recupera. O Brasil lança por ano 4,5 milhões de toneladas de carbono na atmosfera, com o incremento na construção de usinas termelétricas esse indicador chegará a 16 milhões. As termoelétricas apresentam um alto custo de operação, em virtude do dinheiro utilizado na compra de combustíveis.
  5. 5. TERMORIO- A MAIOR TERMOÉLETRICA DO BRASIL A usina termelétrica da TermoRio (UTE - TermoRio), localizada no município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, é, hoje, a maior termelétrica a gás natural instalada no Brasil, com 1.040 MW de potência instalada. Controlada pela Petrobrás, acha-se apta a ofertar sua energia elétrica quando despachada pela ONS. Na verdade, a usina compõe-se de três unidades autônomas, de fato três termelétricas, a ciclo combinado, das quais a primeira, o chamado Bloco 1, é responsável pela exportação de vapor para a Refinaria, alcançando, em determinadas situações, uma eficiência da ordem de 61,03%; pode produzir até 400 toneladas por hora de vapor, a fim de abastecer, por meio de um sistema de dutos, a REDUC – Refinaria Duque de Caxias, também da Petrobras. Atualmente, são produzidas 200 toneladas por hora de vapor. Os três blocos constituintes da usina são formados por seis turbo-geradores a gás e três turbo-geradores a vapor. Cada um deles é composto por duas turbinas a gás GT-11N2 e uma turbina a vapor (com os respectivos geradores), duas caldeiras de recuperação, sistemas auxiliares e uma torre de resfriamento de água. A Alstom construiu a termelétrica fornecendo o projeto completo em turn-key com custo de US$ 800 milhões. A capacidade de geração de energia da UTE corresponde a 22% da energia elétrica gerada no Estado do Rio de Janeiro.
  6. 6. ESCOLA ALTERNATIVA

×