Como dar estudo bíblico

6,326 views

Published on

3º Palestra do Treinamento de Formação de Duplas Missionárias
- Palestrante: Paulo Jacinto [FAAMA]
- Data: 07/01/2014
- Tema: Como ministrar estudos bíblico

Published in: Spiritual
0 Comments
11 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
6,326
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
342
Comments
0
Likes
11
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Como dar estudo bíblico

  1. 1. • Qualquer pessoa, membro da Igreja, mesmo com pouca instrução, poderá dar estudos bíblicos. Este método já se praticava nos dias dos apóstolos. • A partir de 1882, o pastor Haskell começou a fazer uso novamente deste método de evangelização.
  2. 2. Num congresso que estava realizando na Califórnia, levantou-se repentinamente um grande temporal que o povo que estava na tenda não conseguia ouvir a pregação. O pastor Haskell reuniu um grupo de pessoas em torno de si, no centro da tenda, e deu a cada uma, textos diferentes das Escrituras para ler, começando então a formular perguntas sobre as verdades contidas nestes textos.
  3. 3. “No dia seguinte, o pastor Haskell e outros pastores foram convocados pela irmã White, que lhes disse que aquela iniciativa estava em harmonia com a luz que ela havia recebido do céu. Declarou-lhes que havia contemplado em visão, centenas e milhares de adventistas do sétimo dia indo de casa em casa com a Bíblia debaixo do braço, ensinando a verdade dessa maneira.” Manual para Obreiros Voluntários, pág. 11
  4. 4. Animado com as declarações de Ellen G. White, o pastor Haskell iniciou o preparo de uma série de estudos bíblicos, sendo os dois primeiros sobre a “Vinda de Jesus” e o “Sábado”. “Haskell tinha reputação de dar um prolongado apoio ao evangelismo de porta em porta e de estudos bíblico.” Portadores de luz, p. 333 e 334.
  5. 5. A ESTRUTURA DE UM ESTUDO BÍBLICO Introdução 1)Oração 2) Despertar interesse 3) Anunciar o tema 4) Cativar a atenção 5) Introduzir o assunto.
  6. 6. A ESTRUTURA DE UM ESTUDO BÍBLICO Corpo 1) O tema abrangido não deve ser muito longo e nem muito curto 2) Usar de lógica progressiva 3) Deve-se chegar a uma conclusão no final 4) Faça com que o aluno participe 5) Na medida do possível, use ilustrações
  7. 7. A ESTRUTURA DE UM ESTUDO BÍBLICO Conclusão 1) Recapitule rapidamente os pontos altos do estudo 2) No momento exato faça um apelo 3) Oração Final 4) Despedidas. As pessoas apreciarão sua pontualidade em chegar e em sair.
  8. 8. PASSOS AO APRESENTAR O ESTUDO 1. Apresentar Jesus Primeiro! Porque Jesus é o centro da vida cristã e a fonte da salvação. O poder para atrair e conquistar é de Jesus e não das doutrinas. Sem Jesus as doutrinas não terão muito sentido para as pessoas. Se as pessoas aceitarem primeiro a Cristo, aceitarão Sua doutrina.
  9. 9. 2. Em seguida, Apresentar a Doutrina. De forma lógica e progressiva, uma de cada vez. “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Provérbios 4:18 Partindo do conhecido para o desconhecido
  10. 10. 3. Relacionar cada doutrina com Cristo. Exemplo: Se o estudo for sobre o sábado: Mostrar que Jesus valorizou e guardou o sábado. Visto que cremos e amamos a Jesus, iremos de forma espontânea aceitar aquilo que Jesus valorizou. Dessa maneira será mais fácil para a pessoa aceitar e guardar o sábado.
  11. 11. 4. Fazer apelos a cada estudo. Assim que a pessoa compreende a nova doutrina devemos fazer um apelo para que aceite o que acaba de aprender e coloque em prática na sua vida. É um erro esperar até o final da série de estudos bíblicos para então pedir à pessoa que aceite todas as doutrinas de uma vez. São as pequenas decisões que conduzem o interessado às grandes decisões.
  12. 12. 5. Como apelar 1. Perguntar se a pessoa compreendeu a doutrina apresentada. 2. Se crer que esse é o plano de Deus para a sua vida. 3. Se confia no poder de Deus para ajudá-la a colocar em prática a verdade. 4. Perguntar se quer viver aquela verdade a partir de então. Caso responda que sim, orar com ela agradecendo a Deus por sua decisão e pedindo que a ajude a permanecer firme. 5. Alguns podem adiar sua decisão por terem objeções, neste caso ajude-os a enfrentá-las e ore para que tomem a decisão.
  13. 13. A APRESENTAÇÃO DO ESTUDO Antes do Estudo Orar pedindo poder do Espírito Santo. Ser pontual - Ser amigável e simpático.
  14. 14. Ao chegar a casa Criar um clima agradável para o estudo - Revelar interesse pessoal pelos participantes e conhecer cada um pelo nome - Convidar todos os presentes para assistirem o estudo - Evitar que a conversa desvie o objetivo da visita. Escolher o ambiente ideal para o estudo - à mesa ou na sala de visitas. Providenciar Bíblia, lição e lápis...
  15. 15. Ao apresentar o estudo Iniciar com oração - Recapitular o estudo anterior - Apresentar o estudo de maneira clara, lógica e progressiva - - Permanecer no assunto do estudo. Solicitar que os interessados participem lendo as passagens na Bíblia. Se surgirem perguntas fora do assunto, esclarecer que as respostas serão dadas em estudos posteriores - Deixar que a própria Bíblia responda às perguntas Exaltar a Cristo em cada estudo como o centro da nossa esperança - Cuidar para não criticar as outras igrejas - Não falar demais. Ficar dentro do tempo combinado para o estudo - o ideal é de 30 minutos - – Apelo - Orar pela decisão - Providenciar alguém para cuidar das crianças, se for necessário e possível
  16. 16. Depois do estudo Confirmar a data, horário e tema do próximo estudo - Não continuar conversando a fim de que outros assuntos não tirem a impressão deixada pelo estudo - Retirar-se imediatamente - Orar diariamente pelos interessados - Pedir para que o Espírito Santo continue impressionando o coração de cada um deles.
  17. 17. Compromisso da dupla Missionária
  18. 18. Compromisso da dupla Missionária • Conseguir no mínimo 5 pessoas interessadas em estudar a bíblia; • Entregar para cada uma das 5 pessoas que estão estudando a bíblia, um livro “O grande conflito”; • Levar estas 5 pessoas, após a série de estudos bíblicos, ao batismo.
  19. 19. • “O grande conflito” deve alcançar ampla circulação. Ele contem a história do passado, do presente e do futuro. Em sua exposição das cenas finais da história desta terra, dá ele um poderoso testemunho em favor da verdade. Estou mais ansiosa de ver ampla circulação deste que de qualquer outro livro que eu tenha escrito; pois em “O grande conflito”, a última mensagem de advertência ao mundo é dada mais distintamente que em qualquer de meus livros. – Carta 281, 1905.
  20. 20. “Por intermédio de sua leitura, algumas almas serão despertadas e encontrarão forças para unir-se de vez com os que guardam os mandamentos de Deus.” Manuscrito 31, 1890
  21. 21. • “Muitos há que estão lendo as escrituras sem compreender-lhes o verdadeiro significado” – Atos dos Apóstolos, 109.
  22. 22. Obrigado pela atenção!

×