Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Lógica aristotélica

6,920 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Lógica aristotélica

  1. 1. Prof. Iarley Brito
  2. 2.  Estudo que serve para organizar as ideias de forma mais rigorosa para que não nos enganemos em nossas conclusões. Um meio para melhor guiar a nossa razão (Organon). A obra de Aristóteles dedicada à lógica chama-se Analíticos e trata da análise do pensamento em suas partes integrantes menores.
  3. 3.  Proposição: Chamamos de proposição qualquer afirmação ou negação que apresente uma relação entre um termo e outro. Ex: Todo cão é um mamífero. (Todo C é M). Nessa proposição afirma-se que M por causa do C.
  4. 4.  A) Proposições podem ser distinguidas por qualidade ou quantidade. Qualidade: Afirmativas: Todo C é M Negativas: Nenhum C é M Quantidade: Universais ou Gerais: Todo cão é mamífero. Particulares: Algum metal não é sólido. Exerc. Classifique “Nenhum animal é mineral”
  5. 5.  Extensão é a amplitude que alcança um termo. Ex: Todo cearense é brasileiro. (Todo C é B) Nenhum brasileiro é argentino. (Todo B não é A)
  6. 6.  Todo cearense é brasileiro: B C
  7. 7.  Todo brasileiro não é português. B P
  8. 8.  Algum homem é loiro H LL
  9. 9.  Alguma mulher não é fiel J M
  10. 10.  Identidade: Se um enunciado é verdadeiro ele é verdadeiro: V= V Não contradição: Duas proposições contraditórias não podem ser verdadeiras Terceiro Excluído: Não existe um meio termo. Ou uma proposição é verdadeira ou é falsa. Observemos esses princípios pelo que chamamos de :
  11. 11.  A argumentação é um discurso em que encadeamos proposições para chegar em uma conclusão. Exemplo: O mercúrio não é sólido (premissa) O mercúrio é um metal Logo, algum metal não é sólido. (conclusão) Aristóteles chamava esse tipo de argumentação de Silogismo.
  12. 12.  Os termos podem ser classificados em: Médio: é aquele que sempre aprece nas duas premissas. Mercúrio Maior: é o predicado da conclusão: Sólido Menor: é o sujeito da conclusão: Metal
  13. 13.  Ex. Todos os cães são mamíferos. Todos os gatos são mamíferos. Logo, todos os gatos são cães. Exemplo de silogismo falso por inferência Todo inseto é invertebrado. Todo inseto é hexápode (seis patas) Logo, todo hexápode é invertebrado.
  14. 14.  Dedução: Geral para o Particular Indução: Particular para o geral Analogia: é um tipo de indução imperfeita: Observe: Paulo sarou de suas dores de cabeça com este remédio. Logo, João há de sarar também de suas dores de cabeça com este mesmo remédio.

×