Criação Publicitária - Aula 01 - Criatividade

13,001 views

Published on

O que é criatividade? quem é criativo? como alimentar a criatividade e usá-la na vida e na propaganda. material de apoio à aula da cadeira de Criação Publicitária da Faculdade Joaquim Nabuco.

Criação Publicitária - Aula 01 - Criatividade

  1. 2. Criatividade é a obtenção de novos arranjos de idéias e conceitos já existentes formando novas táticas ou estruturas que resolvam um problema de forma incomum, ou obtenham resultados de valor para um indivíduo ou uma sociedade. Criatividade pode também fazer aparecer resultados de valor estético ou perceptual que tenham como característica principal uma distinção forte em relação às "idéias convencionais".
  2. 8. Percepção do problema. O Médico Marco Aurélio Raymundo muda-se para Garopaba, litoral de Santa Catarina, ele queria trabalhar no posto de saúde local, dar melhor qualidade de via para esposa e filho e praticar outra atividade a qual amava: o surf. O doutor Morongo, como é conhecido, percebeu que as melhores ondas da região acontecem no período do inverno, quando as aguas são extremamente geladas, ou seja, impossibilitava a boa prática do esporte.
  3. 9. Definição dos objetivos. O doutor Morongo decidiu encontrar uma forma de resistir a baixa temperatura da agua e curtir a adrenalina das melhores ondas daquela praia.
  4. 10. Considerar / ver a solução
  5. 11. Produzir a solução .
  6. 12. REPETECO COM GOSTO DE PUBLICIDADE!
  7. 13. Percepção do problema. “ Podemos ter os fatos sem pensar, mas não podemos pensar ter os fatos” (John Dewey) Escola de língua estrangeira localizada em um bairro de classe alta da cidade com vagas abertas para novos alunos.
  8. 14. Definição dos objetivos. O que queremos alcançar? Chamar atenção dos potenciais alunos para se matricularem no curso de inglês.
  9. 15. Considerar / ver a solução Buscar associação de idéias, selecionar as melhores... Uhm...deixe – me ver! Inglês, língua universal, u o tem som di u?
  10. 16. Produzir a solução . "1% de inspiração e 99% de transpiração". Eureka!
  11. 19. A criatividade humana se revela a partir de associações e combinações inovadoras de planos, modelos, sentimentos, experiências e fatos. O que realmente funciona é propiciar oportunidades e incentivar os indivíduos a buscar novas experiências, testar hipóteses e, principalmente, a estabelecer novas formas de diálogos, sobretudo, com pessoas de outras formações, tipos de experiências e cultura.
  12. 20. Criatividade é a obtenção de novos arranjos de ideias e conceitos já existentes formando novas táticas ou estruturas que resolvam um problema de forma incomum, ou obtenham resultados de valor para um indivíduo ou uma sociedade. Criatividade pode também fazer aparecer resultados de valor estético ou perceptual que tenham como característica principal uma distinção forte em relação às "ideais convencionais".
  13. 33. Aprendizado com os grupos criativos: Interdisciplinaridade; Dedicação e organização; Trabalho coletivo, liderança, respeito; Pausas, descanso. Praticar atividades diversificadas (repertório).
  14. 34. Dinâmica em grupo. Atividade em Sala de aula. Escolher um objeto em sala de aula. Imaginar um problema / necessidade para um publico. Definir os objetivos Associar ideias, criar características específicas para o produto Logomarca, embalagem. Apresentar o produto.
  15. 35. Individual. Atividade complementar. Leitura e resenha – uma lauda cada um – dos textos abaixo. BARRETO, Roberto Menna . Criatividade em Propaganda. Caps. 7 e 8, págs 127 à 169. Disponível na Biblioteca e em PDF no portal Criatividade na Propaganda (Cap.4) In. Predebon, José. Propaganda: Profissionais ensinam como se faz. Cap. 4. págs. 98 à 115. São Paulo. Atlas. 2000. Disponível na xerox.

×