Fmi

3,795 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,795
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
156
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fmi

  1. 1. Fundo Monetário Internacional O Fundo Monetário Internacional (FMI) éuma organização internacional que pretendeassegurar o bom funcionamento do sistemafinanceiro mundial pelo monitoramento dastaxas de câmbio e da balança de pagamentos,através de assistência técnica e financeira. Foicriado pouco antes do final da segunda guerramundial, em Julho de 1944, e a sua sede é emWashington DC, Estados Unidos. Atualmenteconta com mais de 187 nações.
  2. 2. Membros
  3. 3. Após a quebra da Na Europa prevaleciabolsa de Nova Iorque a política deem 1929, os países desvalorizaçãoimplantaram medidas induzida da moedaprotecionistas; para aumentar sua competitividade. Mas, no fim da 2ºGuerra Mundial: Os países aliados decidiram implantar um sistema mais liberalista, e é neste contexto que se desenvolveu o Sistema de Bretton Woods, composto pelo Fundo Monetário Internacional, o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e a Organização Internacional do Comércio (OIC). Caberia ao FMI fiscalizar as taxas de câmbio e conceder empréstimos em casos de desequilíbrio na Balança de pagamentos.
  4. 4. Os objetivos da organização são:• Promover a cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração na resolução dos problemas financeiros;• Favorecer a expansão equilibrada do comércio, proporcionando níveis elevados de emprego e trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos;• Oferecer ajuda financeira aos países membros em dificuldades económicas, emprestando recursos com prazos limitados, contribuir para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos câmbios.
  5. 5. • Impõe medidas severas;• Medidas austeras para a concessão de empréstimos;• FMI foi amplamente criticado pela sua actuação frente as crises financeiras internacionais e mais particularmente em relação à crise económica da Argentina em 2002 e à crise da Koreia do Sul, Indonesia, Tailândia, Brazil, e em 1997 . O FMI em conjunto com a organização mundial de comércio e o banco mundial puseram a economia global num caminho para grandes desigualdades e de destruição ambiental. Contrariamente a um sistema democrático em que cada país membro deveria ter o mesmo peso de voto, os países mais ricos dominam as decisões feitas pelo FMI, já que o poder de voto é determinado pela quantia de dinheiro que cada país paga à cota imposta pelo FMI;
  6. 6. • Contrariamente ao caminho seguido pelos países industrializados, o FMI força os países do Sul a priorizarem a exportação de produtos em vez da diversificação das economias domesticas. Aproximadamente 80% de todas as crianças malnutridas nos países desenvolvidos vivem em países em que os agricultores foram forçados a parar a produção de comida para consumo local e obrigados a focarem-se na exportação de sementes para os países ricos;• O FMI foi fundado com dinheiro dos contribuintes porem opera atrás de um véu de secretismos. OS membros das comunidades afetadas não participam na conceção de pacotes de empréstimos. O FMI trabalha com um grupo seleto de banqueiros e ministros das finanças para evitar entraves por parte de outras agencias governamentais tais como departamentos ambientais, de saúde e educação. O FMI e o banco mundial frequentemente aconselham a atrair investidores estrangeiros enfraquecendo as políticas de trabalho.

×