Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Abelhas

Características Gerais e Específicas das abelhas!

  • Login to see the comments

Abelhas

  1. 1. AbelhasAbelhas EquipeEquipe: Aldo Melo: Aldo Melo Andréia PatriciaAndréia Patricia Hortência MatosHortência Matos Iara PriscilaIara Priscila Silene TavaresSilene Tavares
  2. 2. Características GeraisCaracterísticas Gerais Abelhas (Abelhas (Apis MelliferaApis Mellifera) são insetos (Classe Insecta) do) são insetos (Classe Insecta) do Filo Arthropoda, da Ordem Hymenoptera, da qual as vespasFilo Arthropoda, da Ordem Hymenoptera, da qual as vespas e formigas também fazem parte. As abelhas formam umae formigas também fazem parte. As abelhas formam uma Super-família chamada deSuper-família chamada de ApoideaApoidea, com aproximadamente, com aproximadamente vinte mil espécies de abelhasvinte mil espécies de abelhas
  3. 3. SistemasSistemas  Digestório:Digestório: Tem um sistema digestórioTem um sistema digestório completo.Possuem peçascompleto.Possuem peças bucais adaptadas parabucais adaptadas para sugar o néctar, que ésugar o néctar, que é armazenado no papo earmazenado no papo e regurgitado quandoregurgitado quando regressam à colméia.regressam à colméia.
  4. 4. CirculatórioCirculatório As abelhas possuem um coração tubular que movimenta o sangue através de veias e da aorta. Os batimentos cardíacos ocorrem por movimentos peristálticos. Existem ainda corações secundários que ajudam a bombear o sangue para as asas e as patas. •Respiratório Possuem sistema de traquéias, meio através do qual o oxigênio é levado diretamente aos pontos onde é necessário no corpo do inseto por difusão. Este processo permite a entrada do ar através de pequenos orifícios da cutícula chamados espiráculos e que, em muitos casos, dispõem de um mecanismo que lhes permite abrir e fechar.
  5. 5. •SensorialSensorial Esse sistema é composto:Esse sistema é composto: -Antenas-Antenas : responsável pelo olfato;: responsável pelo olfato; - Olhos compostos- Olhos compostos : responsáveis: responsáveis pela visão da abelha (localizados napela visão da abelha (localizados na lateral da cabeça)lateral da cabeça) - Olhos simples- Olhos simples : auxiliam na: auxiliam na percepção da luz (localizam  na parte dapercepção da luz (localizam  na parte da frente da cabeça)frente da cabeça) -Mandíbulas-Mandíbulas : na rainha e no zangão: na rainha e no zangão servem para abrir as células, nasservem para abrir as células, nas operárias servem para moldar os favos,operárias servem para moldar os favos, coletar o pólen e segurar algo tenhacoletar o pólen e segurar algo tenha entrado na colméia;entrado na colméia; -Glossa-Glossa (língua dos insetos): serve para(língua dos insetos): serve para sugar o néctar das flores. É envolvidasugar o néctar das flores. É envolvida pelos palpos labiais e maxilares quepelos palpos labiais e maxilares que servem de proteção para a glossa;servem de proteção para a glossa; --Glândulas salivares e faciais.Glândulas salivares e faciais.
  6. 6. •ReprodutorReprodutor Após ser fecundada peloApós ser fecundada pelo zangão os espermatozóideszangão os espermatozóides ficam guardados em umaficam guardados em uma câmara chamada espermateca ecâmara chamada espermateca e serão utilizados pela vida todaserão utilizados pela vida toda da rainha. Ao porem os ovosda rainha. Ao porem os ovos nas células menores eles sãonas células menores eles são fecundados, deste processofecundados, deste processo originarão as fêmeas. Quandooriginarão as fêmeas. Quando ocorre da rainha depositar osocorre da rainha depositar os ovos numa célula maior, elesovos numa célula maior, eles não serão fecundados pelosnão serão fecundados pelos espermatozóides, neste casoespermatozóides, neste caso dará origem a machos, estadará origem a machos, esta reprodução é chamada dereprodução é chamada de assexuado ou partenogêneseassexuado ou partenogênese que é muito comum entre osque é muito comum entre os insetos.insetos.
  7. 7. •Sistema nervosoSistema nervoso É um sistema muito complexo. É constituído por vários paresÉ um sistema muito complexo. É constituído por vários pares de gânglios ligados, fundidos, que se unem na região da cabeça ede gânglios ligados, fundidos, que se unem na região da cabeça e que formam uma massa cerebral.que formam uma massa cerebral.  Sistema excretorSistema excretor Consiste em túbulos de Malpighi para a remoçãoConsiste em túbulos de Malpighi para a remoção dos dejetos nitrogenados e no intestino posterior para ados dejetos nitrogenados e no intestino posterior para a osmorregulação. Através do intestino posterior, ososmorregulação. Através do intestino posterior, os insetos são capazes de absorver água com os íons K+ einsetos são capazes de absorver água com os íons K+ e Na+ e, por isso, eles normalmente não excretam águaNa+ e, por isso, eles normalmente não excretam água com as fezes, permitindo-lhes conservá-la e assim,com as fezes, permitindo-lhes conservá-la e assim, sobreviver em ambientes áridos.sobreviver em ambientes áridos.
  8. 8. CaracterísticasCaracterísticas específicas dasespecíficas das abelhasabelhas
  9. 9.  As abelhas realizam um importante trabalho. Elas colaboram para aAs abelhas realizam um importante trabalho. Elas colaboram para a polinização das plantas, pois ao se alimentarem nas flores,polinização das plantas, pois ao se alimentarem nas flores, carregam junto ao corpo o pólen, e levam esse pólen para outrascarregam junto ao corpo o pólen, e levam esse pólen para outras flores, tornando possível a reprodução das mais variadas plantas.flores, tornando possível a reprodução das mais variadas plantas. As abelhas se alimentam do néctar das flores, que sugam com suaAs abelhas se alimentam do néctar das flores, que sugam com sua língua.língua.  O corpo de uma abelha possui três partes: a cabeça, o tórax e oO corpo de uma abelha possui três partes: a cabeça, o tórax e o abdômen.abdômen.  Dependendo da espécie, a abelha pode ou não ter ferrão.As queDependendo da espécie, a abelha pode ou não ter ferrão.As que possuem ferrão só picam quando se sentem ameaçadas.possuem ferrão só picam quando se sentem ameaçadas.  As abelhas produzem a geléia real, a própolis e o mel, dentro daAs abelhas produzem a geléia real, a própolis e o mel, dentro da colméia, para servir como alimento. Cada abelha produz, emcolméia, para servir como alimento. Cada abelha produz, em média, cinco gramas de mel por dia.média, cinco gramas de mel por dia.  A conhecida “dança das abelhas” constitui um rito no qual umaA conhecida “dança das abelhas” constitui um rito no qual uma abelha informa às demais a localização do alimento, em relação aoabelha informa às demais a localização do alimento, em relação ao sol e à colméia.sol e à colméia.  Existem abelhas de muitas espécies e nem todas nem todas vivemExistem abelhas de muitas espécies e nem todas nem todas vivem em colônias. A maioria são abelhas solitárias, que constroem seuem colônias. A maioria são abelhas solitárias, que constroem seu ninho em árvores ocas ou embaixo da terra.ninho em árvores ocas ou embaixo da terra.
  10. 10. SociedadeSociedade As abelhas são insetosAs abelhas são insetos sociais, vivendo em colôniassociais, vivendo em colônias organizadas em que osorganizadas em que os indivíduos se dividem emindivíduos se dividem em castas, possuindo funçõescastas, possuindo funções bem definidas que sãobem definidas que são executadas visando sempre àexecutadas visando sempre à sobrevivência e manutençãosobrevivência e manutenção do enxame. Numa colônia, emdo enxame. Numa colônia, em condições normais, existe umacondições normais, existe uma rainha, cerca de 5.000 arainha, cerca de 5.000 a 100.000 operárias e de 0 a 400100.000 operárias e de 0 a 400 zangõeszangões..
  11. 11. As abelhas vivem de forma muitoAs abelhas vivem de forma muito organizada. Em cada colônia há uma rainha,organizada. Em cada colônia há uma rainha, operárias, guardas, soldados e zangões.operárias, guardas, soldados e zangões.A rainhaA rainha É única na colônia. Diferencia-se dasÉ única na colônia. Diferencia-se das demais por ser de maior tamanho, possuirdemais por ser de maior tamanho, possuir asas menores e não ter reservatórios deasas menores e não ter reservatórios de pólen nas patas. Quando nasce uma novapólen nas patas. Quando nasce uma nova rainha, a reinante mata-a com umarainha, a reinante mata-a com uma ferroada. A rainha é alimentada de formaferroada. A rainha é alimentada de forma diferenciada, cerca de 100 vezes por dia,diferenciada, cerca de 100 vezes por dia, pelas abelhas jovens, com mel salivar, melpelas abelhas jovens, com mel salivar, mel real e geléia real. A rainha é encarregadareal e geléia real. A rainha é encarregada da reprodução na colméia, pois é a únicada reprodução na colméia, pois é a única fêmea fértil, colocando cerca de 1.500 ovosfêmea fértil, colocando cerca de 1.500 ovos por dia, e vive durante quatro anos.por dia, e vive durante quatro anos. Quando a rainha morre, as abelhasQuando a rainha morre, as abelhas escolhem um ovo com menos de três dias,escolhem um ovo com menos de três dias, empregando 100 vezes mais cera do queempregando 100 vezes mais cera do que um berço comum, e o cobrem com geléiaum berço comum, e o cobrem com geléia real; 16 dias depois, nasce a nova rainha.real; 16 dias depois, nasce a nova rainha.   
  12. 12. As operáriasAs operárias As operárias são fêmeas não-férteis cujo ovárioAs operárias são fêmeas não-férteis cujo ovário atrofiou formando o ferrão no abdômen. Estas abelhasatrofiou formando o ferrão no abdômen. Estas abelhas realizam todas as tarefas da colméia e a produção derealizam todas as tarefas da colméia e a produção de mel.mel. A abelha começa a trabalhar três minutos após terA abelha começa a trabalhar três minutos após ter nascido. Seu primeiro trabalho consiste em escovar-se anascido. Seu primeiro trabalho consiste em escovar-se a si própria e limpar seu próprio berço. Durante quatrosi própria e limpar seu próprio berço. Durante quatro dias ela é "ama-seca" das larvas maiores.dias ela é "ama-seca" das larvas maiores. Com 8 a 12 dias de vida, suas "glândulas lácteas"Com 8 a 12 dias de vida, suas "glândulas lácteas" desenvolvem-se e elas passam a alimentar com geléiadesenvolvem-se e elas passam a alimentar com geléia real a rainha e as larvas menores. Entre 12 e 18 dias,real a rainha e as larvas menores. Entre 12 e 18 dias, são as glândulas cerígenas que se desenvolvem e elassão as glândulas cerígenas que se desenvolvem e elas passam a produzir cera para construção dos tubospassam a produzir cera para construção dos tubos hexagonais. Após 20 dias de vida, a abelha sai parahexagonais. Após 20 dias de vida, a abelha sai para coleta de pólen.Sua morte ocorre com 66 dias de vida.coleta de pólen.Sua morte ocorre com 66 dias de vida.   
  13. 13.        Os deveres que lhesOs deveres que lhes competem mudam com acompetem mudam com a idade:idade:                    1 a 3 dias - Limpar e polir1 a 3 dias - Limpar e polir as célulasas células                    3 a 6 dias - Alimentar as3 a 6 dias - Alimentar as larvas mais velhaslarvas mais velhas                    6 a 10 dias - Alimentar as6 a 10 dias - Alimentar as larvas mais novaslarvas mais novas                    8 a 12 dias - Alimentar e8 a 12 dias - Alimentar e cuidar da rainhacuidar da rainha                    11 a 18 dias - Limpeza da11 a 18 dias - Limpeza da casacasa                    12 a 18 dias - Segregação12 a 18 dias - Segregação da cera e construção dosda cera e construção dos favosfavos                    18 a 20 dias - Guarda da18 a 20 dias - Guarda da colméiacolméia                    21 dias em frente - Procura21 dias em frente - Procura de néctar, pólen, água ede néctar, pólen, água e própolis  própolis  
  14. 14. O ZangãoO Zangão Os zangões nãoOs zangões não trabalham, pois sãotrabalham, pois são desprovidos de patasdesprovidos de patas adaptadas para a coleta doadaptadas para a coleta do néctar e demais afazeres danéctar e demais afazeres da colméia; sua única função écolméia; sua única função é fecundar a rainha. O zangãofecundar a rainha. O zangão que fecundar a rainha morreque fecundar a rainha morre após tê-la fecundado. Quandoapós tê-la fecundado. Quando há excesso de zangões, esseshá excesso de zangões, esses são mantidos pelas abelhassão mantidos pelas abelhas operárias fora da colméia, semoperárias fora da colméia, sem alimentação. A rainha escolhealimentação. A rainha escolhe o zangão mais forte parao zangão mais forte para fecundá-la.fecundá-la.   
  15. 15. Tipos de abelhaTipos de abelha  Abelha Mulata(Uruçu)Abelha Mulata(Uruçu) Esta é uma "abelha indígena sem ferrão" por possuir oEsta é uma "abelha indígena sem ferrão" por possuir o ferrão atrofiado. Logo, ela é incapaz de ferroar e vivem emferrão atrofiado. Logo, ela é incapaz de ferroar e vivem em colônias.colônias.
  16. 16.  Abelhão(Mamangaba)Abelhão(Mamangaba) O abelhão inicia a colônia fazendo ninhos no solo, no fundo de touceiras deO abelhão inicia a colônia fazendo ninhos no solo, no fundo de touceiras de capim. O fundo é forrado com musgo e capim bem fino. Em cima do capim, acapim. O fundo é forrado com musgo e capim bem fino. Em cima do capim, a futura rainha começa a estocar o pólen. Depois constrói, com cera, dois potes.futura rainha começa a estocar o pólen. Depois constrói, com cera, dois potes. No primeiro, põe os primeiros 12 ovos. O outro é a dispensa, que ela enche deNo primeiro, põe os primeiros 12 ovos. O outro é a dispensa, que ela enche de mel. Após o acasalamento, todos os machos e algumas fêmeas morrem, issomel. Após o acasalamento, todos os machos e algumas fêmeas morrem, isso acontece no verão. Durante o outono e o inverno, após todo o trabalho feito, oacontece no verão. Durante o outono e o inverno, após todo o trabalho feito, o abelhão pára e fica até nove meses dormindo.abelhão pára e fica até nove meses dormindo.
  17. 17.  Abelha Africana = Apis melíferaAbelha Africana = Apis melífera Seu porte é pequeno e constroem células menores, osSeu porte é pequeno e constroem células menores, os zangões são amarelados assim como as operárias.zangões são amarelados assim como as operárias. Habitam da África do sul até o sul do Saara, foi introduzida noHabitam da África do sul até o sul do Saara, foi introduzida no Brasil na região de Rio Claro-SP em 1956 para pesquisasBrasil na região de Rio Claro-SP em 1956 para pesquisas científicas que acabaram escapando do cativeiro, nocientíficas que acabaram escapando do cativeiro, no cruzamento com as raças aqui existentes, produziu um híbridocruzamento com as raças aqui existentes, produziu um híbrido que passou a ser chamado de abelha africanizada.que passou a ser chamado de abelha africanizada.
  18. 18.  Abelha CaucasianaAbelha Caucasiana É originária da região central da Rússia. Possuem anéis cinzasÉ originária da região central da Rússia. Possuem anéis cinzas acentuados, são pouco enxameadeiras e boas propolizadoras. Não sãoacentuados, são pouco enxameadeiras e boas propolizadoras. Não são muito difundidas no Brasil.muito difundidas no Brasil.
  19. 19.  Abelha ItalianaAbelha Italiana Conhecida como abelha italiana é a raça mais criada no mundo. ÉConhecida como abelha italiana é a raça mais criada no mundo. É do mesmo tamanho que a abelha preta e possui o corpo coberto dedo mesmo tamanho que a abelha preta e possui o corpo coberto de pelos amarelos compridos, mais acentuados nos três primeiros anéispelos amarelos compridos, mais acentuados nos três primeiros anéis abdominais. No zangão, a coloração é mais pronunciada e uniforme emabdominais. No zangão, a coloração é mais pronunciada e uniforme em todo o corpo. São mansas e pouco enxameadeiras. A rainha é de fáciltodo o corpo. São mansas e pouco enxameadeiras. A rainha é de fácil localização, o que facilita o manejo por parte o apicultor.localização, o que facilita o manejo por parte o apicultor.
  20. 20.  Abelha MirimAbelha Mirim Têm porte pequeno, são comuns em moirões de cerca,Têm porte pequeno, são comuns em moirões de cerca, paredão de pedra, dentro de postes, em conduítes de luz etc. Seuparedão de pedra, dentro de postes, em conduítes de luz etc. Seu nome popular está relacionado ao fato de essas abelhas só saíremnome popular está relacionado ao fato de essas abelhas só saírem do ninho nas horas mais quentes do dia e, portanto, sempredo ninho nas horas mais quentes do dia e, portanto, sempre trabalharem em períodos mais restritos, limitados pelatrabalharem em períodos mais restritos, limitados pela temperatura.temperatura.
  21. 21. MelMelO mel é uma transformaçãoO mel é uma transformação física, química e fisiológica dofísica, química e fisiológica do néctar das diferentes flores pelanéctar das diferentes flores pela abelha. É um produto de origemabelha. É um produto de origem vegetal elaborado dentro de umvegetal elaborado dentro de um organismo animal.organismo animal. As abelhas transformam oAs abelhas transformam o néctar em mel, que é composto denéctar em mel, que é composto de levulose, dextrose, sacarose;levulose, dextrose, sacarose; vitaminas A, B1, B2, B5, B6, C; saisvitaminas A, B1, B2, B5, B6, C; sais minerais, fermentos, histamina,minerais, fermentos, histamina, maltose, manitol, dulcitol, óleosmaltose, manitol, dulcitol, óleos vegetais, torpenos e aldeídos;vegetais, torpenos e aldeídos; ácidos fórmico, cítrico, tânico,ácidos fórmico, cítrico, tânico, cúprico, oxálico, láctico, propiônico.cúprico, oxálico, láctico, propiônico. Para a coloração, colhem clorofila,Para a coloração, colhem clorofila, carotina, xantofina, antocianina ecarotina, xantofina, antocianina e tanino.tanino.
  22. 22. É uma substância fluidaÉ uma substância fluida esbranquiçada produzida pelasesbranquiçada produzida pelas glândulas quilíferas das abelhasglândulas quilíferas das abelhas com 4 a 11 dias de vida. Esta geléiacom 4 a 11 dias de vida. Esta geléia é alimento específico da rainhaé alimento específico da rainha durante sua vida.durante sua vida. É constituída de proteínas, água,É constituída de proteínas, água, ésteres, dextrose, azoto, cinzas,ésteres, dextrose, azoto, cinzas, vitaminas B1, B2, B6, E.vitaminas B1, B2, B6, E. A gelA gelééia realia real éé encontrada em muitoencontrada em muito pequena quantidade, cerca de trêspequena quantidade, cerca de três gramas por colmgramas por colmééia.ia. Geléia RealGeléia Real
  23. 23. Seus principais usosSeus principais usos são:são:  Na colméia é utilizadoNa colméia é utilizado como alimento;como alimento;  É utilizado no tratamentoÉ utilizado no tratamento das afecções das viasdas afecções das vias respiratórias;respiratórias;  Como alimento humano;Como alimento humano;  Em cosmEm cosmééticos.ticos.
  24. 24. PrópolisPrópolis Constituída de resinasConstituída de resinas vegetais, que as abelhasvegetais, que as abelhas coletam de determinadascoletam de determinadas árvores, cera, pólen e ácidos eárvores, cera, pólen e ácidos e gorduras, a própolis é umagorduras, a própolis é uma substância que as abelhassubstância que as abelhas processam para fechar frestasprocessam para fechar frestas da colméia, soldar peças eda colméia, soldar peças e componentes móveis da suacomponentes móveis da sua morada.morada.
  25. 25. Principais usos:Principais usos:  Úlcera e gastriteÚlcera e gastrite  Cicatrização geralCicatrização geral  Infecções intestinaisInfecções intestinais  Bronquite, tosse, pneumonia eBronquite, tosse, pneumonia e tuberculosetuberculose  ColesterolColesterol  Herpes Simples e ZosterHerpes Simples e Zoster  Males renaisMales renais  Vaginite e cerviciteVaginite e cervicite
  26. 26. CeraCera A cera é produzidaA cera é produzida pelas abelhas através depelas abelhas através de suas glândulas cerígenas,suas glândulas cerígenas, localizados na parte centrallocalizados na parte central do abdômen. É compostado abdômen. É composta por um complexo de ácidospor um complexo de ácidos graxos, ésteres dentregraxos, ésteres dentre outras substâncias. Éoutras substâncias. É macia quando quente emacia quando quente e quebradiça quando fria.quebradiça quando fria. Sua produção é cerca deSua produção é cerca de 2% da produção de mel da2% da produção de mel da colméia.colméia.
  27. 27. Principais usos:Principais usos:  Utilizada pelasUtilizada pelas abelhas na construçãoabelhas na construção e manutenção dose manutenção dos favosfavos  Produção de velas eProdução de velas e impermeabilizantesimpermeabilizantes  Confecção deConfecção de cosméticoscosméticos  IsolantesIsolantes  Lápis de cera, entreLápis de cera, entre outros usosoutros usos
  28. 28. ApiculturaApicultura É o ramo da agricultura que estuda as abelhas produtoras de mel eÉ o ramo da agricultura que estuda as abelhas produtoras de mel e as técnicas para explorá-las convenientemente em benefício doas técnicas para explorá-las convenientemente em benefício do homem. Inclui técnicas de criação de abelhas e a extração ehomem. Inclui técnicas de criação de abelhas e a extração e comercialização de mel, cera, geléia real e própolis.comercialização de mel, cera, geléia real e própolis.  O apicultor é a pessoa que se encarrega de cultivar os produtosO apicultor é a pessoa que se encarrega de cultivar os produtos proporcionados pelas abelhas. As colméias artificiais que o homemproporcionados pelas abelhas. As colméias artificiais que o homem fornece às abelhas são muito variadas e têm evoluído com ofornece às abelhas são muito variadas e têm evoluído com o tempo. As mais rústicas eram simples troncos ocos ou cestos detempo. As mais rústicas eram simples troncos ocos ou cestos de vime; hoje em dia, utilizam-se diferentes tipos de caixas, que sãovime; hoje em dia, utilizam-se diferentes tipos de caixas, que são muito mais práticas e fáceis de manejar.muito mais práticas e fáceis de manejar.  O apiário é um conjunto racional de colméias, devidamenteO apiário é um conjunto racional de colméias, devidamente instalado em local preferivelmente seco, batido pelo sol, de fácilinstalado em local preferivelmente seco, batido pelo sol, de fácil acesso, suficientemente distante de pessoas e animais, provocandoacesso, suficientemente distante de pessoas e animais, provocando o confinamento daso confinamento das abelhas.abelhas.
  29. 29. APITOXINAAPITOXINA O VENENO QUE CURAO VENENO QUE CURA  O que é a apitoxina;O que é a apitoxina;  Pra que serve a apitoxina;Pra que serve a apitoxina;  Com o que se parece oCom o que se parece o veneno da abelha e quantoveneno da abelha e quanto tempo pode sertempo pode ser armazenado;armazenado;  Como a solução de venenoComo a solução de veneno de abelha é preparada;de abelha é preparada;
  30. 30. AlergiasAlergias Normalmente após a picada o indivíduo sente dor eNormalmente após a picada o indivíduo sente dor e o local fica vermelho e inchado. A aplicação de gelo noo local fica vermelho e inchado. A aplicação de gelo no local e a limpeza com uma solução anti-séptica sãolocal e a limpeza com uma solução anti-séptica são suficientes para melhorar os sintomas. Entretanto,suficientes para melhorar os sintomas. Entretanto, existem pessoas que desenvolvem graves reaçõesexistem pessoas que desenvolvem graves reações alérgicas que vão desde uma reação local de maioralérgicas que vão desde uma reação local de maior intensidade, por exemplo, acometendo todo o braço ouintensidade, por exemplo, acometendo todo o braço ou uma grande área do corpo, até graves reaçõesuma grande área do corpo, até graves reações generalizadas e choque anafilático.generalizadas e choque anafilático. Pessoas que se tornam alérgicas a picadas destesPessoas que se tornam alérgicas a picadas destes insetos podem correr risco de graves sintomas ou morte.insetos podem correr risco de graves sintomas ou morte.
  31. 31. ObrigadoObrigado pelapela atenção...atenção...

×