Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ceticismo e dogmatismo

"É próprio da filosofia o movimento pelo qual, não sem esforços e apalpadelas e so¬nhos e ilusões, nos desembaraçamos daquilo que tomamos por verdadeiro e procura¬mos outras regras para o jogo. É próprio da filosofia o deslocamento e a transforma¬ção dos esquemas do pensamento, a modificação dos valores adquiridos e todo o tra¬balho que se faz para pensar de outro modo, para fazer outra coisa, para tornar-se diferente daquilo que se é. Desse ponto de vista, os últimos trinta anos vêm sendo um período de atividade filosófica intensa. A mútua interferência entre a análise, a pesquisa, a crítica 'erudita' ou 'teórica' e as mudanças no comportamento, na condu¬ta real das pessoas, em sua maneira de ser, em sua relação consigo mesmas e com os outros foi constante e considerável."

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

Ceticismo e dogmatismo

  1. 1. "É próprio da filosofia o movimento pelo qual, não sem esforços e apalpadelas e sonhos e ilusões, nosdesembaraçamos daquilo que tomamos por verdadeiro e procuramos outras regras para o jogo. Épróprio da filosofia o deslocamento e a transformação dos esquemas do pensamento, a modificaçãodos valores adquiridos e todo o trabalho que se faz para pensar de outro modo, para fazer outra coisa,para tornar-se diferente daquilo que se é. Desse ponto de vista, os últimos trinta anos vêm sendo umperíodo de atividade filosófica intensa. A mútua interferência entre a análise, a pesquisa, a críticaerudita ou teórica e as mudanças no comportamento, na conduta real das pessoas, em sua maneira deser, em sua relação consigo mesmas e com os outros foi constante e considerável." (O filósofo disfarçado. In Filosofias: entrevistas do te Monde. São Paulo, Ática, 1990. p. 26.)a) Discorra sobre a atividade filosófica em face do "ser" e do "poder ser".b) Mostre a relação entre filosofia e vida, por meio desse texto.c) Discorra, a partir desse texto, as atitudes cética e dogmática em filosofia.

×