Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Independência dos Estados Unidos

28,637 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Independência dos Estados Unidos

  1. 1. HistóriaINDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
  2. 2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS O espaço que hoje nós conhecemos como Estados Unidos da América foi colonizado pelos ingleses no século XVII. A partir de então, ficou conhecido como Treze Colônias. As treze colônias não foram colonizadas igualmente, pois a Inglaterra tinha um poder menor na parte Norte. Nesse contexto, a disputa por terras na América do Norte gerou a Guerra dos Sete Anos entre Inglaterra e França. Inglaterra venceu.
  3. 3. LEIS E IMPOSTOS Para compensar o prejuízo que teve na Guerra dos Sete Anos, a Inglaterra aumentou os impostos e também as leis. Lei do açúcar: estabelecia impostos sobre o açúcar importado e proibia a importação de rum. Lei do chá: aumentava o imposto sobre o chá que era trazido da Inglaterra e proibia a compra de chá de outros países.
  4. 4. REAÇÃO DOS COLONOS Com o aumento de leis e impostos, os colonos ficaram descontentes e passaram a lutar por independência. Grandes protestos foram iniciados. Um deles foi a realização do Primeiro Congresso da Filadélfia. Este congresso exigia o não pagamento de vários impostos decretados pela Inglaterra, e também o direito de se queixar das autoridades. Em 1775, foi iniciada a luta armada pela independência.
  5. 5. A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA Em 1776, foi realizado o Segundo Congresso da Filadélfia, onde foi declarada guerra aos ingleses. George Washington foi um dos comandantes das tropas dos colonos, que estavam em desvantagem em relação ao exército da Inglaterra. Mas França e Espanha deram apoio militar aos colonos, querendo prejudicar a Inglaterra. Essa ajuda foi decisiva nessa guerra.
  6. 6. A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA A guerra durou até 1781, quando a Inglaterra se rendeu. Assim, as treze colônias passaram a se chamar Estados Unidos da América. Dois anos depois, em 1783, a Inglaterra finalmente reconheceu a independência dos Estados Unidos da América.
  7. 7. O NOVO GOVERNO Terminada a guerra, os colonos agora tinham que organizar o novo governo. Nessa tarefa, dois grupos se confrontaram: os republicanos, liderados por Thomas Jefferson, e que queriam mais autonomia para os estados. E os federalistas que, liderados por George Washington, defendiam que os Estados Unidos deveriam ter força em um poder que fosse centralizado.
  8. 8. O NOVO GOVERNO Diante do confronto entre republicanos e federalistas, foi criada a Constituição de 1787, que garantia a autonomia dos estados, desde que ela não entrasse em choque com os interesses do país, enquanto nação. Essa constituição equilibrou as duas tendências, agradando tanto os republicanos, quanto os federalistas.
  9. 9. CONSIDERAÇÕES FINAIS Mesmo a Inglaterra tendo reconhecido apenas em 1783, o 4 de julho de 1776 é data-chave para a independência dos Estados Unidos da América, pois foi nesse dia que Thomas Jefferson, líder republicado, redigiu a Declaração de Independência do território, sendo fortemente influenciado pelos ideais iluministas de liberdade e igualdade.
  10. 10. DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DOS EUADocumento datado de 4 de julho de 1776
  11. 11. PRIMEIRA BANDEIRA DOS ESTADOSUNIDOS DA AMÉRICANessa época, o território ainda atendia por TrezeColônias
  12. 12. HTTP://YAZIGIPINDA.COM.BR/2011/07/05/EUA- HTTP://NOTICIAS.R7.COM/INTERNACIONAL/NOTICIAS/ESTUDCOMEMORAM-4-DE-JULHO-COM-CHURRASCO-FOGOS-E- ANTES-DESFILAM-EM-COMEMORACAO-AO-DIA-DA-HONRARIAS/ INDEPENDENCIA-NOS-EUA-20100704.HTML4 DE JULHO
  13. 13. HTTP://INGLESNAREDE.COM.BR/CULTURA- HTTP://CORVETTEBRASIL.BLOGSPOT.COM.BR/2010/07/4-DE-AMERICANA/VISAO-DO-4-DE-JULHO-AMERICANO/ JULHO.HTML4 DE JULHO
  14. 14. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BATTISTI, Julio. A independência dos Estados Unidos da América. Disponível em http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/hi storia028 Acesso em 19 de Outubro de 2012 19:43 WIKISOURCE. Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Disponível em http://pt.wikisource.org/wiki/Declaracao_da_Independen cia_dos_Estados_Unidos_da_America Acesso em 19 de Outubro de 2012 20:02 GOULART, Michel. A independência dos Estados Unidos. Disponível em http://www.historiadigital.org/historia- geral/idade-moderna/independencia-dos-estados-unidos Acesso em 19 de Outubro de 2012 20:35

×