Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Os iorubás

1,390 views

Published on

  • DOWNLOAD THIS BOOKS INTO AVAILABLE FORMAT (Unlimited) ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... Download Full PDF EBOOK here { https://tinyurl.com/y6a5rkg5 } ......................................................................................................................... Download Full EPUB Ebook here { https://tinyurl.com/y6a5rkg5 } ......................................................................................................................... ACCESS WEBSITE for All Ebooks ......................................................................................................................... Download Full PDF EBOOK here { https://tinyurl.com/y6a5rkg5 } ......................................................................................................................... Download EPUB Ebook here { https://tinyurl.com/y6a5rkg5 } ......................................................................................................................... Download doc Ebook here { https://tinyurl.com/y6a5rkg5 } ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... .............. Browse by Genre Available eBooks ......................................................................................................................... Art, Biography, Business, Chick Lit, Children's, Christian, Classics, Comics, Contemporary, Cookbooks, Crime, Ebooks, Fantasy, Fiction, Graphic Novels, Historical Fiction, History, Horror, Humor And Comedy, Manga, Memoir, Music, Mystery, Non Fiction, Paranormal, Philosophy, Poetry, Psychology, Religion, Romance, Science, Science Fiction, Self Help, Suspense, Spirituality, Sports, Thriller, Travel, Young Adult,
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Os iorubás

  1. 1. Os Iorubás:
  2. 2. • O Iorubá é o segundo maior grupo étnico na Nigéria, incluindo 18 %da população total aproximadamente. Eles vivem em grande parte no sudoeste do país; também há comunidades de Iorubá significativas no Benin, Togo, Serra Leoa, Cuba e Brasil.
  3. 3. • Os Yorubá têm uma história urbana que data de 500 D.C. As principais cidades Yorubá são Lagos, Ibadan, Abeokuta, Akure, Ilorin, Ogbomoso, Ondo, Ota, Shagamu, Iseyin, Osogbo, Ilesha, Oyo e Ilé-Ifè.
  4. 4. • Segundo diversos pesquisadores o termo Iorubá é recente e aplica-se a um grupo linguístico de milhões de indivíduos. Ele acrescenta que, "além da língua comum, os Iorubá estão unidos por uma mesma cultura e tradições de sua origem comum, na cidade de Ifé, mas não parece que tenham
  5. 5. • Em algum momento constituído uma única entidade política, e também é duvidoso que, antes do XIX, eles se chamassem uns aos outros por um mesmo nome".
  6. 6. • Antes de se ter conhecimento do termo iorubá, os livros dos primeiros viajantes e os mapas antigos, entre 1656 e 1730, são unânimes em chamá-los de Ulkumy ou Ulcuim, com algumas variantes. Em 1734, o termo Ulkumy desapareceu dos mapas e é substituído por Ayo ou Eyo (para designar Oyó). Mas existe também outra história do surgimento dos Iorubás:
  7. 7. • Os reinos Iorubás surgiram ao sul do rio Níger. Suas origens encontram-se numa antiga população que tinha como centro a cidade de Ifé. Depois chegaram os conquistadores, guiados por Oduduwa, o lendário antepassado fundador.
  8. 8. • Segundo a lenda, os filhos de Oduduwa começaram as várias dinastias Iorubás que se instalaram na região entre os anos 600 e 900 d.C, vindos provavelmente do Alto Nilo. Alguns especialistas afirmam que a cultura Iorubá tem parentesco com a egípcia, e outros, com a da Núbia.
  9. 9. • Especialistas consideram também a possibilidade de que, através da Abissínia (região onde fica a atual Etiópia), a cultura Iorubá tenha parentesco com a helenísta.
  10. 10. • Alguns afirmam que Ifé, cidade santa dos Iorubás, seja Ufa, a cidade mencionada na Bíblia onde os fenícios compravam ouro para o rei Salomão. • Até hoje, no entanto, nenhuma das hipóteses foi comprovada.
  11. 11. MUNDO COMEÇA EM IFÉ, A CIDADE SAGRADA
  12. 12. • Capital do primeiro reino, Ifé alcançou rapidamente um notável desenvolvimento religioso e político, desempenhando numerosas funções no seio dos diversos reinos Iorubás, especialmente no campo espiritual.
  13. 13. • Ifé atingiu o auge do resplendor entre os séculos XII e XIV. Seu apogeu foi no século XIII. A partir do século XIV, deixa de ser o centro político da potência Iorubá, mas continua a exercer o papel de cidade santa. O rei de Ifé é considerado o pai de todos os reis Iorubás.
  14. 14. • A cidade é ainda capital do reino originário e, segundo se acredita, constitui o centro da terra. Ali, a terra teria começado a se formar e ali teria descido a divindade pai – ou mãe – de todos os viventes para fundar e reinar sobre "sua" primeira cidade.
  15. 15. • De fato, um mito mesclando história e lenda afirma que Oduduwa, o ancestral divino de todos os Iorubá, desceu do céu e depositou sobre as águas um pouco de terra e uma galinha. Esta, ao ciscar, lançou terra em diversas direções. É assim que, ao redor de Ifé, o mundo começou a ser criado.
  16. 16. • Não é de se estranhar, portanto, que os Iorubá tenham como centro de sua religiosidade um Deus criador e que possuam um forte sentido da constante presença divina em sua vida cotidiana. O que não os impede, no entanto, de seguir uma religião politeísta, com sociedades secretas nas quais se celebravam festas com sacrifícios humanos.
  17. 17. • Isso explica também o motivo de, ainda hoje, os Iorubá serem muito religiosos, embora pluralistas no que diz respeito a que religião praticar. Há, por exemplo, famílias nas quais o pai é muçulmano, a mãe segue a religião Iorubá e os filhos são católicos ou protestantes.
  18. 18. • Nas terras americanas os iorubás procuram reproduzir esta representação espacial geográfica e cosmológica. Cada esfera do recinto sagrado na América reflete a mesma teia sagrada que marca o universo iorubá no continente africano.
  19. 19. Yalorixás:
  20. 20. Iemanjá
  21. 21. EXU:
  22. 22. Orixás:
  23. 23. Dança dos Orixás:
  24. 24. • A maioria dos iorubás falam a língua iorubá (iorubá: èdèe Yorùbá ou èdè). Vivem em grande parte no sudoeste do país; também há comunidades de iorubás significativas no Benin, Togo, Serra Leoa, Cuba e Brasil.
  25. 25. • Embora a maioria dos iorubás vivam no oeste da Nigéria, há também importantes comunidades yorubás indígenas na República do Benin, Gana e Togo. A maioria dos iorubás é cristã, com os ramos locais das igrejas Anglicana, Católica, Pentecostal, Metodista, e nativas de que são adeptos.
  26. 26. • O islamismo inclui aproximadamente um quarto da população iorubá, com a tradicional religião iorubá respondendo pelo resto
  27. 27. Escultura cabeça de bronze Iorubá, Ife, Nigéria.

×