Sinepe instituicoes 1 versus mercado 3 - marcos hiller

843 views

Published on

Meus slides sobre Social Media, Comunicacao Digital e Educacao que apresentei do encontro de comunicacao do SINEPE RS em maio de 2012 (@marcoshiller)

Published in: Education
  • Be the first to comment

Sinepe instituicoes 1 versus mercado 3 - marcos hiller

  1. 1. Instituições 1.0versusMercado 3.0@marcoshiller
  2. 2. Quemsou eu?
  3. 3. anos
  4. 4. Nascido em BH
  5. 5. Modéstia à parte,corinthiano.
  6. 6. “O último grau de sofisticação é a simplicidade” Leonardo da Vinci
  7. 7. desconstruir . . .
  8. 8. Segundo Steve Jobs...“O consumidor não sabe o que quer, até o momento em quevocê mostre algo novo a ele.”
  9. 9. SegundoHenry Ford... “Se eu fosse perguntar ao meus consumidores o que ele queriam, certamente iriam dizer que queriam cavalos mais velozes”
  10. 10. Pós-modernidade ou hipermodernidade Gilles Lipovetsky“O termo hipermodernidade define a situaçãoparadoxal da sociedade contemporânea, divididade modo quase esquizofrênico entre a cultura doexcesso e o elogio da moderação”
  11. 11. CANCLINI, 2007 “um mundo cada vez mais interligado e regido porintercâmbios de ordem mercantil”
  12. 12. LELECO, 2012
  13. 13. CANCLINI, 2007 “um mundo cada vez mais interligado e regido porintercâmbios de ordem mercantil”
  14. 14. Dica de Livro
  15. 15. Pierre Levy (@plevy) “todo mundo está ocupado fazendo business com tudo: casamento,sexualidade, procriação, saúde, beleza, identidade, conhecimento, relações, ideias.... A pessoa se torna um empreendimento”
  16. 16. Lucien Sfez, 2007... “Vive-se hoje em um universo de ficção científica, onde as máquinasfalam e os homens se comunicam por meio de próteses artificiais”
  17. 17. Sherry TurckleMIT “if we are always on, we deny ourselves of the reward of solitudine”
  18. 18. O NÚMERO DE MEIOSDE COMUNICAÇÃOAUMENTOUEXPONENCIALMENTE.
  19. 19. SMS TWITTER REVISTAJORNAL RÁDIO TABLETS DISPLAY MEDIA ORKUT SMARTPHONES TV PODCASTS TV A CABO VÍDEO ONLINE FACEBOOK OUTDOORADWORDS VIDEO GAMES
  20. 20. E NÃO FORAM SÓAS MÍDIAS QUE SEMULTIPLICARAM.
  21. 21. A OFERTA E O CONSUMO DE CONTEÚDOSÃO MAIORES DO QUE NUNCA.
  22. 22. + 500 MIL APLICATIVOSDISPONÍVEIS E + 10 BILHÕESDE DOWNLOADS.
  23. 23. Paulo Vaz “A era da informação é, narealidade, a era do excesso de informação. “
  24. 24. o cenário é novo!
  25. 25. o cenário é novo!
  26. 26. Lembram-se desses produtos?Agora vejam onde fomos parar
  27. 27. DICADELIVRO
  28. 28. CANCLINI, 2007“cada vez se lê menos livros e mais xerox de capítulos isolados, textos curtos obtidos na internet, que comprimem a informação.Diminuem os “leitores fortes” (extensivos ouintensivos), enquanto aumentam os “leitores fracos” ou “precários””
  29. 29. NOTA DEFALECIMENTO
  30. 30. Em junho de 2009, FALECEU o sinal analógico nas TVs dos Estados Unidos.
  31. 31. O “dedinho pra cima” no hoje é mais importante que a propaganda tradicional?
  32. 32. E as redes sociais???
  33. 33. Começou no PC do Orkutorkut@google.comNão pensou como ganhar com publicidadeCorrelações: 90% AMO FOTOGRAFIA X AMO SUSHI 87% SOFRO DE TPM X AMO CHOCOLATE SEM CAMISA = 90% BRASIL
  34. 34. Coisas que já sabemos O Brasil é o 1º em acessos ao Orkut: quase 90% das páginas da rede social são acessadas daqui. Em 2010 o Facebook cresceu 479% no Brasil. Apesar do crescimento do Twitter ter sido menos expressivo (86% em 2010), já é no Brasil que a rede atinge sua maior penetração entre usuários de internet: 23%. São Paulo é a segunda cidade que mais twitta no mundo.Fonte: ComScore | Revista INFO | Entrevista com os criadores das ferramentas.
  35. 35. CANCLINI, 2007 “No limite, chega-se a fenômenos deautismo e desconexão social, devido às pessoas preferirem antes ficar na frente da tela do que relacionar-se com interlocutores em lugares fisicamente localizados.Conectividade não é sinônimo de interatividade.”
  36. 36. O consumidor agora tem MUITOPODER
  37. 37. o novo mundodigital abre a guarda dasinstituições...
  38. 38. ... e o consumidorhoje é um bompugilista.
  39. 39. Desconstruir . . .
  40. 40. Segundo Jobs... “O consumidor não sabe o que quer, até o momento em que você mostre algo novo a ele.”
  41. 41. Lançamento do iPad
  42. 42. CANCLINI, 2007“Por que as campanhas de incentivo à leitura são feitas só com livrose tantas bibliotecas incluem somente impressos em papel?”
  43. 43. CANCLINI, 2007 “Os jovens que incorporam plenamente essastecnologias “as colam ao corpo como um elemento a mais de indumentária”, escreve Luis Alberto Quevedo: calças, paletós, jaquetas e mochilas são fabricados com lugar para o celular. A “corporabilidade deve abrigar as tecnologias” (Quevedo, 2007: 11).”
  44. 44. PLANO DECOMUNICAÇÃO DIGITAL
  45. 45. Objetivo do Plano Estabelecer um diálogo freqüente, próximo e relevante com a comunidade acadêmica do PPGCOM ESPM com o objetivo de disseminar informação e conhecimento.
  46. 46. Estabelecer um diálogo de caráter informativo, por meio de:- Eventos do PPGCOM- Dicas de Livros, e-Books, Sites, Blogs, Autores, Artigos, Resenhas, etc.- Publicação de Frases de Autores- Chamada para Trabalhos- Informações de Mini-Cursos- Informações Processo Seletivo- Participação do Corpo Docente em Congressos, Eventos e Cursos- Informar publicações da comunidade acadêmica PPGCOM- Novidades no site do PPGCOM- Novos Posts no Blog do PPGCOM
  47. 47. Estabelecer um diálogo de caráter informativo, por meio de:- Eventos do PPGCOM- Dicas de Livros, e-Books, Sites, Blogs, Autores, Artigos, Resenhas, etc.- Publicação de Frases de Autores- Chamada para Trabalhos- Informações de Mini-Cursos- Informações Processo Seletivo- Participação do Corpo Docente em Congressos, Eventos e Cursos- Informar publicações da comunidade acadêmica PPGCOM- Novidades no site do PPGCOM- Novos Posts no Blog do PPGCOM
  48. 48. Retomar FanPage no Facebook e promover ações deenvolvimento da comunidade acadêmica com oPPGCOM por meio de:- Publicação de vídeos sobre autores e temasrelacionados às linhas de pesquisa do PPGCOM- Fotos de eventos do PPGCOM- Fotos de Bancas de Defesa de Mestrandos- Outras informações que julgarmos relevantesFrequência: 1 postagem diária
  49. 49. Blog do PPGCOM Promover postagens diárias de textos curtos, leves e mais autorais com o objetivo de gerar envolvimento e audiência da comunicado acadêmica.
  50. 50. Emails Marketing Promover um processo de PADRONIZAÇÃO (de templates, linguagem, e formatação) de todos os emails marketing enviados pelo PPGCOM a nossa comunidade acadêmica.
  51. 51. TwitcamPromover mini-palestras de 30 minutos de docentes epesquisadores do PPGCOM por meio de webcam paraseguidores do twitter. Os temas devem ser assuntos atuais erelevantes do universo da comunicação e consumo.
  52. 52. Criação de uma ‘venue’ no Foursquare e efetuar açõespromocionais para quem der check-in no Mestrado PPGCOMda ESPM e compartilhar no twitter e facebook
  53. 53. Estimular a produção de conteúdo relevante nos sitese blogs do PPGCOM com o objetivo de aparecersempre na primeira página do Google.Hoje, por exemplo, o PPGCOM ESPM aparece em 4ºlugar na busca orgânica.
  54. 54. Boletim PPGCOMPromover o envio semanal de um BOLETIM (nome a definir) queserá enviada a toda comunidade acadêmica do PPGCOM comum resumo consolidado de tudo que foi divulgado em todoscanais de comunicação digital (Facebook, Twitter, Blogs) nasemana anterior.
  55. 55. Demais Ações Ao longo do ano, outras iniciativas serão retomadas: - Página do Orkut - Perfil no Instagram - Perfil no LinkedIn - etc
  56. 56. “Boa aula, meu filho. Vê se faz perguntas interessantes!” Justine Einstein
  57. 57. MuitoObrigado!
  58. 58. @marcoshiller hiller78@yahoo.com.brblogdohiller.blogspot.com

×