Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Guia twitter

1,051 views

Published on

Twitter blueprint (2010).

  • Be the first to comment

Guia twitter

  1. 1. Guia do TwitterBlueprint para as MarcasPlaneamento estratégico, Maio 2010
  2. 2. Como podem 140 caracteres tornar-se numaferramenta útil e poderosa de marketing, capazde gerar seguidores?
  3. 3. FACTOS: Em Jun de 2009 o Twitter atingiu uma média de44 milhões de visitantes únicos em todo o mundo.(fonte: comScore) No Top10 dos países que mais aderiram aoTwitter, Portugal encontra-se em 6º lugar.(fonte: Google e Pingdom) De acordo com um estudo recente da E.LifeTweetMeter – Sic, Sapo, RTP, TVI, TMN, TAP, Fnac,ZON, Pingo Doce, MEO, Optimus – foram algumasdas marcas mais mencionadas pelos portuguesesnesta rede social.
  4. 4. Exemplos de estratégiase utilização
  5. 5. IDEIA #1Usar como fonte de pesquisa eideias (crowdsourcing)
  6. 6. Exemplo: a New New Zeland criou recentemente a campanha “Personalityallowed” em cima de um tweet escrito por um passageiro.Conclusão: Por vezes os nossos clientes podem-nos dar boas ideias e pistasatravés de observações simples sobre os nossos produtos ou serviços. Éimportante estar atento e monitorizar o que é dito sobre a nossa marca.
  7. 7. Exemplo: A Starbucks usa o twitter como um barómetro da marca, mastambém como meio de pesquisa e de “focus group”. Testando novas ideias,conceitos e produtos directamente com quem os compra – de forma directa,rápida e sem custos.Conclusão: As pessoas gostam de participar e gostam de marcas que oiçamas suas opiniões Fá-las sentirem-se importantes, mantém-nas delizadas.
  8. 8. Exemplo: A JetBlue (companhia aérea Norte-americana) após ter ouvidovárias queixas de clientes do Twitter sobre uma taxa extra cobrada pela cargade bicicletas, decidiu recti car e voltar atrás. Todos caram felizes.Conclusão: Transparência total, sem medo de ouvir e conversar com os seusclientes. “Damage-control” mais e caz.
  9. 9. IDEIA #2Usar como plataformapromocional e de descontos
  10. 10. Exemplo: A cadeia de restaurantes California Tortilla utiliza o Twitter parapassar “passwords” aos clientes que podem ser trocadas por produtos oupromoções nos balcões dos seus restaurantes. A Dell computers faz omesmo com links que são cupões de desconto.Conclusão: Marketing B2C directo; Geração de tráfego ao ponto devenda e caz.
  11. 11. IDEIA #3Usar como serviço de contacto erelacionamento com o cliente
  12. 12. Exemplo: A Comcast (companhia de TV e internet por cabo Norte-americana) criouuma página no Twitter que funciona com um autêntico “call-center” de apoio eajuda aos seus clientes. Todos os dias Frank Eliason (customer service manager)responde às dúvidas de cerca de 200 - 300 clientesConclusão: Para além das linhas azuis, o Twitter é um modo e caz de gerir dúvidase problemas com um “rosto” associada à marca (tipo Marta, Ok Teleseguro).
  13. 13. Exemplo: A cadeia de electrodomésticos e aparelhos electrónicos Best Buy colocouos seus empregados a responder directamente via Twitter aos clientes. Ordens deencomenda, informações sobre os aparelhos, novidades, dúvidas, etc.Conclusão: Uma maneira e caz de tornar os colaboradores nos melhoresembaixadores da marca e parte da equipa.
  14. 14. Exemplo: A Wholefoods (cadeia de supermercados) ou a Vodafone (porex.) utilizam o Twitter como plataforma de interacção directa com os seusclientes. Em canal aberto os seus clientes podem fazer sugestões,apresentar queixas, etc. Sempre acompanhado de uma resposta.Conclusão: Transparência total, sem medo de ouvir e conversar com osseus clientes.
  15. 15. IDEIA #4Usar como serviço de dicas econselhos diários
  16. 16. Exemplo: “GQ tips dá-te toda a informação que precisas para que as mulherespensem que as compreendes. 140 caracteres de cada vez.” – dizem eles.Conclusão: Produzir conteúdos relevantes e úteis que facilitem o dia-a-dia dotarget em questão - despertam o interesse e geram seguidores e leitores.
  17. 17. IDEIA #5Usar como plataforma derecrutamento RH
  18. 18. Exemplo: A KFC ou a Adidas (entre outros) têm grupos especí cos criados noTwitter que funcionam como classi cados de emprego.Conclusão: O efeito multiplicador da rede e “word-of-mouse” funcionam comoangariadores rápidos e e cazes de novos colaboradores e pro ssionais.
  19. 19. IDEIA #6Usar como agregador de fãs
  20. 20. Exemplo: “IKEA Fans”- Quando os próprios fãs da marca criam livre eespontaneamente a sua comunidade online para trocarem experiências,ideias, etc.Conclusão: “Free publicity”. As marcas devem acarinhar e acompanhar estetipo de iniciativas através de informação exclusiva, acesso em primeira mão anovos produtos, etc. Os fãs agradecem e farão o seu trabalho de RP de formagenuína e espontânea.
  21. 21. IDEIA #7Usar como plataforma de lançamentode novos produtos e serviços
  22. 22. Exemplo: A Toyota no Brazil tem uma página no Twitter criada para o Prius. Amesma é usada para informar as pessoas de novos lançamentos e novidadesrelacionadas com o modelo.Conclusão: O Twitter como mais um touch point que permite a marcainformar e subsegmentar a sua gama de produtos e serviços e manter umgrupo de clientes-nicho informados.
  23. 23. Em suma o Twitter podeser usado como: Market research e focus grop Imagem de autoridade e credibilidade Transparência e con ança (junto dos consumidores, jornalistas eopinion-makers) Notoriedade e promoção de novos produtos/serviços Apoio ao cliente Resolução de problemas Conversação e socialização Monitorização de conversas/ “o que é dito sobre a marca” Novas ideias e soluções Questionários Conselhos e sugestões

×