Liberdade e opção pelo bem

620 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Liberdade e opção pelo bem

  1. 1. LIBERDADE E OPÇÃO PELO BEM Trabalho elaborado por: Henrique Lopes nº14 8ºB
  2. 2. LIBERDADE E OPÇÃO PELO BEM Distinguir entre o bem e o mal é ousar a aventura radical de ser livre. Há atitudes que, podendo ser inicialmente livres, comprometem a liberdade. O Individualismo, o anarquismo e poções fundadas na ausência de informação não ajudam a estruturar a personalidade.
  3. 3. LIBERDADE E OPÇÃO PELO BEM O Individualismo :  - Consiste na tomada de decisões sem ter em consideração as consequências sobre a vida dos outros. O Anarquismo :  -Consiste na recusa de toda a regra como se o indivíduo fosse uma ilha isolada que não necessita de respeitar a liberdade alheia.
  4. 4. LIBERDADE E OPÇÃO PELO BEM Viver a liberdade é ser capaz de rejeitar o mal e procurar o bem: ter consciência de que se pertence á comunidade humana e aceitar que os outros são parte de nós mesmos, elementos essenciais á nossa realização como pessoas.
  5. 5. LIBERDADE E OPÇÃO PELO BEM Consciência Moral : - A origem etimológica* da palavra «consciência» ( do latim conscientia de cum + scienta) clarifica o que acaba de afirmar -- «com conhecimento», «saber com», «dar-se conta». Este significado emetológico remete para o conhecimento que o sujeito tem dos actos que realiza e da restante realidade. * Etimológica é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras
  6. 6. LIBERDADE E OPÇÃO PELO BEM  A pergunta Tens consciência do que estás a fazer ? Remete para a noção de RESPONSABILIDADE. Se a pessoa é, de facto, livre torna-se responsável pelos seus actos. Esta responsabilidade é assumida pela consciência moral tanto como a do individuo como a do grupo social em que se está inserido e com o qual se partilham os mesmos valores.
  7. 7. LIBERDADE E OPÇÃO PELO BEM  Há dois conceitos muito importantes relacionados com a consciência moral : a autonomia e a heteronomia  De acordo com o significado etimológico a autonomia refere-se ás normas que estão inscritas na consciência da pessoa e que são assumidas pela mesma para orientar a sua vida, por sai vez, a heteronomia diz respeito ás normas que são exteriores á pessoa e que influenciam as suas acções.

×