Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Cobc 2013 ct13-a(análise)

0 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Cobc 2013 ct13-a(análise)

  1. 1. Campus: SÃO PAULO Curso: Tecnologia em Análise PLANO DE ENSINO DISCIPLINA CÓD. DISCIPLINA PROFESSOR COSMOVISÃO BÍBLICO-CRISTÃ COBC Henrique Zanin CARGA HORÁRIA CARGA CARGA TOTAL DE ESPAÇOS HORÁRIA HORÁRIAANO/SEMESTRE TURMA/ETAPA CRÉDITOS AULAS DIVERSIFICADOS TOTAL A DISTÂNCIA (A) (H) (H) (H) Não 2013/1 CT13A -2- - 36 - -6- - 36 - prevista EMENTAA existência de Deus e Sua revelação através da Bíblia, de Jesus Cristo e da Natureza. OBJETIVOS1. Reconhecer e contextualizar as principais facetas do atual debate filosófico-religioso2. Avaliar as causas pós-modernas para a quase generalizada aversão à filiação religiosa3. Perceber a relação entre a cosmovisão e o desenvolvimento pessoal/profissional na construção dahistória de vida. COMPETÊNCIAS/HABILIDADES DO PERFIL DO EGRESSO CONTEMPLADAS 1. Ajudar o estudante a conscientizar-se de que sua aprendizagem deve, na prática, contribuir para o exercício de sua cidadania, através de uma atuação competente, responsável e direcionada por princípios éticos atualizados, 2. Ajudar o estudante a ver no semelhante, objeto de sua prática profissional, um candidato em potencial ao Reino do Céu, portanto, um indivíduo que seja incentivado a zelar por sua integridade física, promovendo com isso um estado de boa saúde, 3. Promover, através das atividades acadêmicas, em sala de aula e através da pesquisa, o pensamento de que a excelente qualidade de vida é um dos inquestionáveis desejos do Criador para com as Suas criaturas, e que essa condição deve merecer especial atenção quanto ao seu estabelecimento em seus pacientes. ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA (PRESENCIAL OU A DISTÂNCIA*) METODOLOGIAS DE ENSINO- CARGA HORÁRIA CONTEÚDO APRENDIZAGEM PREVISTAS PREVISTAPLANO DE ENSINO1) Distribuição Apresentação do plano para os alunos, 022) Esclarecimentos destacando os meios de avaliação3) Primeiras impressões sobre o assuntoDEFINIÇOES INICIAIS Apresentação dos conceitos teóricos e 04
  2. 2. 1) Definição de Cosmovisão abertura para discussões com os alunos.2) Percepções dos Alunos sobre o Mundo3) Percepções dos Alunos sobre DeusCONCEITOS DIVERSIFICADOS DE DEUS1) Conceitos de Deus (Panteísmo, deísmo, Aula Expositiva, discussões, vídeospoliteísmo, ateísmo). ilustrativos, leituras de textos sobre o 062) Conceito de Deus nas Religiões assunto, exercícios de fixação.3) Evolução Histórica do Conceito de DeusA EXISTÊNCIA DE DEUS1) Existencia de Deus e pós-modernidade2) Argumentos Racionais para a existência de Deus3) Ateísmo: História e conceitos fundamentais Seminários em Grupo 084) Discussões contemporâneas sobre a existência deDeus: reportagens e entrevistas em periódicos decirculação nacional5) Análise de questionamentos a respeito de DeusREVELAÇÃO DE DEUS1) Definição e Importância Aula Expositiva, discussões, vídeos2) Revelação Geral ilustrativos, leituras de textos sobre o 083) Revelação Especial assunto, exercícios de fixação.4) História do Texto BíblicoDEUS PARA O CRISTIANISMO1) Natureza de Deus Aula Expositiva, discussões, vídeos2) Atributos de Deus ilustrativos, leituras de textos sobre o 083) Trindade (Pai, Filho e Espirito Santo) assunto, exercícios de fixação.4) Ação Contemporânea de Deus TOTAL 36 AVALIAÇÃO - INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS1. Leitura de 60 a 80 páginas de um dos livros: Não tenho fé suficiente para ser ateu ou Deus no mundo Real (3,0) Apreciação da Leitura – Data de Entrega: Avaliação Escrita – Data:2. Seminários (3,0) – Início apresentações:3. Leituras, Testes e Trabalhos de Classe (4,0) DISCIPLINAS COM AS QUAIS ESSA DISCIPLINA SE RELACIONA OU SE INTEGRAAntropologia Cristã, Fundamentos do Cristianismo, Princípios de Vida Saudável, Interpretação Bíblica da História,Religiosidade e Competência Profissional, Ética Cristã. FORMA DE INTEGRAÇÃO COM A FILOSOFIA INSTITUCIONALO aluno será encorajado a estabelecer um compromisso com uma religiosidade pessoal através dereflexões partilhadas, louvor, adoração e oração pela comunidade de docentes e discentes – emessência, ele sentirá como se uma “igreja” fosse criada para ele diariamente. BIBLIOGRAFIABásica1. GEISLER, Norman e TUREK, Frank. Não tenho fé suficiente para ser ateu. São Paulo: Vida, 2006.2. Bíblia do universitário. Nova versão internacional. São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional, 2006.3. PAULIEN, Jon. Deus no mundo real: segredos para viver o cristianismo na sociedade moderna. Tatuí, SP: CasaPublicadora Brasileira, 2008.
  3. 3. Complementar1. GEISLER, Norman e BOCCHINO, Peter. Fundamentos Inabaláveis. São Paulo: Vida, 2003.2. REIS, E. dos. Introdução geral à Bíblia: como a Bíblia foi escrita e chegou até nós. Engenheiro Coelho, SP:UNASPRESS, 2007.3. WHIDDEN, Woodrow; MOON, Jerry & REEVE, John W. A Trindade: Como Entender os Mistérios da Pessoa de Deus na Bíblia e na História do Cristianismo. Tradução de Hélio Luiz Grellmann. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2003.4. STROBEL, Lee. Em Defesa da Fé. São Paulo: Vida, 2003.5. WHITE, Ellen G. Caminho a Cristo. Tatuí, Casa Publicadora Brasileira, 2007.

×